Cias Aéreas

Primeiro trimestre difícil para a KLM, apesar da forte procura por bilhetes

O Grupo KLM registou receitas no primeiro trimestre de 2,7 mil milhões de euros contra uma perda operacional de 290 milhões de euros. Tradicionalmente, o primeiro trimestre é a baixa temporada para o setor aéreo. Os custos também estão aumentando. Além do mais, a capacidade de implantação da frota ficou abaixo da média em janeiro e fevereiro. As medidas tomadas para resolver esta situação resultaram numa melhoria em março. A KLM também teve que lidar com condições climáticas particularmente adversas em vários dias de janeiro e fevereiro, o que significou que tivemos que remarcar clientes em outros voos.

“As pessoas querem voar na KLM. Estamos gratos por isso. Para nós, a tarefa concreta de estabilizar as operações é fundamental. Estamos abordando a escassez de engenheiros redistribuindo o trabalho de manutenção e o recrutamento. E duplicámos a capacidade de formação de pilotos. Estamos compensando a redução na capacidade de implantação da frota com a contratação de aeronaves adicionais. A adoção dessas medidas já apresentou resultados em março. O prejuízo do primeiro trimestre torna ainda mais importante o foco na redução de custos. Tomamos medidas adicionais e substanciais para conseguir isso. A KLM permanecerá no caminho certo e comprometida em alcançar operações mais limpas, silenciosas e eficientes.”

Presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel

No entanto, a KLM gerou fortes receitas no primeiro trimestre, mostrando que as pessoas ainda querem viajar. No primeiro trimestre de 2024, a KLM e a Transavia operaram 94% da meta de capacidade.

A capacidade de implantação da frota estava abaixo da média. As aeronaves precisavam passar mais tempo no hangar esperando por peças, afetadas pelos contínuos problemas da cadeia de abastecimento mundial. A KLM teve que contratar aeronaves para acomodar o tempo de manutenção mais longo, enquanto o custo de conclusão e extensão de arrendamentos de aeronaves aumentou significativamente devido à escassez global. A isto podem acrescentar-se os custos associados à compensação e assistência aos passageiros afetados por perturbações. A KLM também enfrenta custos trabalhistas crescentes devido aos acordos coletivos celebrados no ano passado, embora ainda não sejamos capazes de operar a capacidade correspondente.

A KLM contratou mais engenheiros e novos pilotos para recuperar o atraso após a pandemia do coronavírus, em parte porque são necessários pilotos adicionais na cabine em certas rotas para a Ásia devido a sobrevoos para evitar a Rússia e o conflito no Médio Oriente.

A KLM transportou 7,5 milhões de passageiros no primeiro trimestre. A Transavia recebeu a bordo 1,8 milhões de passageiros.

A Transavia gerou receitas superiores às do primeiro trimestre de 2023. Ao mesmo tempo, tal como a KLM, a Transavia enfrenta custos crescentes. A divisão de engenharia e manutenção (E&M) também reportou aumento nas receitas no primeiro trimestre, enquanto os aumentos de custos permaneceram quase inalterados. A demanda por carga permaneceu estável enquanto as receitas enfrentaram pressão.

“Para alcançar as nossas ambições, precisamos de melhorar a nossa margem de lucro e reduzir os custos unitários. Os resultados do primeiro trimestre exerceram pressão sobre a nossa situação financeira e, portanto, tornam necessárias estas medidas adicionais. Num esforço para reduzir os custos laborais, avaliaremos criticamente as posições indiretas e suspenderemos ou descontinuaremos sempre que possível. Também examinaremos e reconsideraremos os investimentos sempre que necessário.”
CFO da KLM, Bas Brouns

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo