Parques Temáticos

Parque aquático investe em ESG, cria central de reciclagem e dobra capacidade de coleta

Com a implementação da nova central neste ano, o Valparaíso Adventure Park busca ampliar a destinação correta e o reaproveitamento de resíduos 

Em um contexto que une diversão, responsabilidade ambiental e práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), o Valparaíso Adventure Park fará a inauguração de uma nova central dedicada à gestão consciente de resíduos sólidos, no mês de março. Com essa iniciativa, o parque busca não apenas promover o entretenimento, mas também contribuir ativamente para a sustentabilidade e o bem-estar social.

Localizada estrategicamente nas proximidades do complexo, a moderna central de reciclagem será dividida em cinco baias distintas para categorias específicas de materiais (orgânico, vidro, metal, papel e plástico).

Em 2023, foram destinadas quase 5 toneladas de produtos à reciclagem, incluindo materiais como madeira, papelão, garrafas pet, ferro, alumínio, entre outros. Com a novidade, o parque estima dobrar a coleta e envio para reciclagem em 2024, chegando a 10 toneladas no ano, demonstrando um comprometimento crescente com as práticas ESG.

Atualmente, vidros, papéis e metais passam por um processo de triagem que resulta em uma redução de 60% no volume de resíduos a ser recolhido pelos serviços de coleta. Os restos de madeiras, por exemplo, são utilizados como fertilizante natural, depois do apodrecimento, e viram adubo para a reserva florestal do parque, que possui mais de 7 hectares de conexão com a natureza e preservação. A construção e expansão do parque maranhense respeitaram a fauna e a flora local, proporcionando um ambiente onde é possível contemplar animais silvestres. Além disso, a destinação de resíduos de óleo para uma empresa que os utiliza na produção de sabão e outros produtos de limpeza também reflete o comprometimento do Valparaíso Adventure Park com a gestão dos resíduos.

A futura central de reciclagem será um espaço exclusivo no parque destinado à coleta seletiva e ao processamento de resíduos. O projeto inclui uma unidade de compostagem responsável pela transformação dos resíduos orgânicos em adubos, contribuindo para a fertilidade do solo nos plantios e jardinagens do parque.

“Esse compromisso com as práticas ESG reflete na nossa dedicação à preservação ambiental, adotando práticas responsáveis e incentivando ativamente a reciclagem como parte integrante de nossa operação”, disse José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park. “Acreditamos que a adoção dessas práticas fortalece ainda mais nossa empresa e, o mais importante, contribui com um futuro mais sustentável”, completou.

Sobre o Valparaíso Adventure Park 

O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e com dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo