Cias Aéreas

LATAM destaca prioridade em diversidade e inclusão no lançamento do programa Asas para Todos

Programa da ANAC e MPor vai na mesma direção dos esforços recentes da empresa por uma cultura global e fortalecida pelas diferenças entre seus colaboradores e colaboradoras para refletir população brasileira

LATAM trabalha por equidade de oportunidades, representatividade de mulheres e Pessoas com Deficiência (PcD), heterogeneidade e multiculturalismo profissional e diversidade social, étnica, educacional, etária, de raça/cor e de gênero

São Paulo, 3 de abril de 2024 – A LATAM considera positivo o lançamento do programa Asas para Todos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A iniciativa, que visa fomentar a diversidade, a inclusão e a capacitação no setor aéreo brasileiro, vai na mesma direção dos esforços recentes da LATAM por uma cultura global e fortalecida pelas diferenças entre seus colaboradores e colaboradoras. Para ser mais diversa e inclusiva, refletindo a população brasileira, a LATAM tem trabalhado em diversas frentes com foco na equidade de oportunidades, representatividade de mulheres e Pessoas com Deficiência (PcD), heterogeneidade e multiculturalismo profissional e diversidade social, étnica, educacional, etária, de raça/cor e de gênero. Confira algumas ações da LATAM já em curso no Brasil:

Capacitação para sensibilização de todos os colaboradores sobre o tema da diversidade.

Implantação de processos seletivos inovadores com foco em oportunidades para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e Pessoas com Deficiência (PcD) nas áreas de Aeroportos, Cargas, Manutenção, Tripulação, entre outras.

Primeira companhia aérea do Brasil a ultrapassar o percentual exigido por lei de contratação de Pessoas com Deficiência (PcD) em seu quadro de funcionários.
18% de representatividade negra no grupo de Tripulação de Cabine em 2023, um volume 4% superior ao de 2022.
42 pessoas trans em suas equipes de Aeroportos, Tripulação de Cabine e de Operações de Cargas.
Em 2023, a LATAM contratou 44% do total de mulheres nesses cargos em sua equipe. O número representa 12% do total de pilotos contratados em 2023 pela empresa.

Em 2022, as mulheres representaram mais de 60% dos executivos contratados pela LATAM no Brasil, segundo levantamento da companhia sobre os processos seletivos para mais de 100 cargos de nível gerencial e diretivo.
Em 2022, a LATAM admitiu para a área de Manutenção Aeronáutica no Brasil o seu primeiro grupo de estagiários com foco na inclusão, com quase 80% de pessoas pertencentes a grupos sociais considerados minorizados entre os selecionados.

Em 2023, a LATAM abriu 60 vagas para pessoas com deficiência para a função de auxiliar técnico nos centros de manutenção de aeronaves da companhia tendo como um dos benefícios o programa de formação profissional que oferece a possibilidade de realizar o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica com bolsa de estudos de 90%.
Em março de 2024, uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a LATAM Brasil levou uma mensagem da pasta em alusão ao Dia Internacional das Mulheres a todas as pessoas que voaram pela companhia no período. Cerca de 1,5 milhão de passageiros (as) ouviram o speech durante os voos domésticos e internacionais com partida ou chegada no Brasil.

Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo