Cias Aéreas

LATAM Cargo revela as cargas aéreas domésticas e internacionais mais transportadas no Brasil em 2023

Medicamentos, eletrônicos e têxteis são as cargas mais transportadas pela companhia no País, enquanto eletrônicos, peças de reposição e motores são os itens mais transportados em voos internacionais

São Paulo, 26 de janeiro de 2024 – Conforme dados de cargas movimentadas divulgadas pela LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo LATAM, medicamentos, eletrônicos e têxteis são os itens mais transportados no Brasil em 2023 pela empresa cargueira. Na sequência do ranking aparecem cargas com diferentes características e diversidade, como alimentos perecíveis congelados e frescos, peças, maquinários, documentos, bebidas, entre outros. Já em voos entre o Brasil e o exterior, eletrônicos, peças de reposição e motores lideram o ranking, seguidos de itens como medicamentos, peixes, frutas e ovos.

Segundo Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil, “esse levantamento reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades aos nossos clientes com segurança, agilidade e confiabilidade, garantindo o abastecimento de toda a cadeia de suprimentos e consumo tanto dentro do Brasil quanto entre o País e o exterior.”

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 110 mil toneladas domésticas para 45 destinos no Brasil entre janeiro e dezembro de 2023. Desse total, 60% dos transportes de cargas domésticas da LATAM em 2023 foram realizados em voos de/para os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (33% de participação), Manaus (17% de participação) e Brasília (10% de participação).

No mercado internacional, a LATAM Cargo transportou entre o Brasil e 130 aeroportos no exterior mais de 60 mil toneladas entre janeiro e dezembro de 2023 nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e de aeronaves cargueiras.

Das 60 mil toneladas transportadas internacionalmente pela LATAM Cargo no Brasil, 90% corresponde à exportação em 2023. Desse volume, 98% são de cargas secas – como eletrônicos, peças de reposição e motores -, além de frutas, ovos e pescados.

Na exportação, 87% das cargas são provenientes de São Paulo/Guarulhos (68% de participação) e Campinas/Viracopos (19% de participação). Os principais destinos concentram 50% dessas cargas e são: México (17% de participação), Estados Unidos (17% de participação), Reino Unido (8% de participação) e Espanha (8% de participação).

Já do volume de cargas movimentadas entre o Brasil e o exterior, 10% correspondem à importação em 2023. Desses transportes, 98% são de cargas secas – como eletrônicos, peças de reposição e motores -, além de frutas e medicamentos.

Na importação para o Brasil, as cargas têm origem principalmente do Peru (31% de participação), Estados Unidos (11% de participação), Chile (9% de participação) e Argentina (9% de participação). Os principais destinos nacionais que recebem 92% dessas cargas são São Paulo/Guarulhos (68% de participação), Campinas/Viracopos (21% de participação) e Manaus (3% de participação).

Em 2023, medicamentos, eletrônicos e têxteis são as cargas mais transportadas pela LATAM dentro do Brasil, enquanto eletrônicos, peças de reposição e motores são os itens mais transportados nos voos internacionais.
Crédito: Divulgação LATAM

LATAM CARGO: FLEXIBILIDADE, CONFIABILIDADE E COMPROMISSO

Em todo o mundo, as subsidiárias de carga do grupo LATAM operam atualmente uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF. A empresa atende 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para o transporte de cargas.

No Brasil, a LATAM Cargo atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Além disso, 90% de todos os voos da LATAM oferecem a possibilidade de transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros no Brasil.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo