Cias Aéreas

Azul conquista, pelo 2º ano consecutivo, os melhores índices de solução e satisfação do Cliente

Entre as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no ano, a Azul apresentou os melhores resultados no programa Consumidor.gov.br;

Companhia tem o menor número de reclamações desde 2019, o melhor índice de solução por empresas e o melhor índice de satisfação do Cliente

A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa que apresenta os melhores índices de satisfação do Cliente. Atender bem é um dos principais valores da companhia, que encerrou o ano passado como a empresa aérea com o melhor resultado em três dos quatro índices de avaliação do Boletim ANAC Consumidor 2022.

O levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), leva em consideração todas as insatisfações registradas na plataforma consumidor.gov.br ao longo do ano passado. A mais recente pesquisa divulgada pelo órgão, mostra que a Azul é a empresa com menor número de reclamações desde 2019, quando começou o monitoramento. Além disso, a companhia registrou os melhores índices de solução por empresas (92,2%), e apresentou o maior índice de satisfação dos Clientes, média de 4,3, de um total de 5.

“A Azul trabalha diariamente para proporcionar uma experiência única e sensações inesquecíveis a seus Clientes. Contamos com um time de mais de 14 mil Tripulantes que são os responsáveis por essa conquista. É muito satisfatório ver que o nosso esforço em proporcionar a melhor experiência de viagem para os nossos Clientes está sendo reconhecido”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.

“Ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e satisfação do cliente, mostra qual é o nosso foco e o caminho que queremos seguir. Dedicamos uma equipe exclusiva para cuidar das insatisfações, que avalia individualmente cada caso recebido e promove um atendimento personalizado e diferenciado”, completa o executivo.

Desde 2019, a ANAC determinou que a empresas brasileiras de transporte aérea devem estar ativas na plataforma e responder as reclamações dos passageiros no prazo de até 10 dias. A publicação de boletins periódicos de monitoramento do Consumidor.gov.br pela ANAC tem por objetivo proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma, promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao Cliente, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas. As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo no portal são monitoradas em âmbito coletivo pela Agência com o propósito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.

O serviço disponibilizado ao público é gratuito e permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, sem intermediação da ANAC ou de qualquer outro órgão. Caso não seja possível solucionar sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, o passageiro ainda pode recorrer a outros canais de defesa do consumidor disponibilizados pelos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Além disso, a Azul dispõe de um canal direto para seus Clientes a fim de atendê-los de forma personalizada reforçando o atendimento humanizado, um dos principais pilares da companhia, que provoca reflexos em números na operação e no contato direto com o consumidor pelo link: https://www.voeazul.com.br/fale-conosco.

Para conferir a análise completa dos dados apresentados pelo órgão, clique aqui.

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite

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