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sábado, novembro 23, 2024
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Greves pesam nos lucros do Grupo Lufthansa no primeiro trimestre – as perspectivas para o verão permanecem positivas

A receita do grupo aumenta 5 por cento para 7,4 mil milhões de euros no primeiro trimestre
Número de passageiros sobe para 24 milhões no primeiro trimestre
EBIT ajustado no primeiro trimestre em -849 milhões de euros
Greves impactam lucros em cerca de 350 milhões de euros no primeiro trimestre
Custos unitários excluindo impacto da greve abaixo do ano anterior
Verão com número recorde de destinos de férias e mais 16 por cento de reservas que no ano passado
EBIT ajustado de cerca de 2,2 mil milhões de euros esperado para todo o ano de 2024

Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG:

“Estamos agora deixando para trás o primeiro trimestre, que foi impactado principalmente por greves, e estamos em um ponto de inflexão. Chegámos a acordos salariais de longo prazo para a maioria dos nossos funcionários. Continuamos a observar uma forte procura, que é ainda significativamente superior à do ano passado para o verão. Por isso, continuamos a expandir a nossa oferta e a crescer em particular nas rotas de longo curso. claro: será mais um verão muito forte. Estou particularmente satisfeito por continuarmos a observar uma tendência positiva não só entre os viajantes de lazer, mas também de negócios. Estamos agora a dedicar toda a nossa energia para expandir ainda mais as nossas ofertas aos clientes premium e garantir pontualidade e segurança. operações de voo confiáveis.”

Resultados do primeiro trimestre de 2024

O Grupo aumentou as suas receitas em cinco por cento em relação ao ano anterior, para 7,4 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 (ano anterior: 7,0 mil milhões de euros). O Grupo Lufthansa registou um prejuízo operacional (EBIT ajustado) de 849 milhões de euros (ano anterior: -273 milhões de euros). As greves, tanto de vários grupos de colaboradores do Grupo como de colaboradores dos nossos parceiros do sistema, tiveram um impacto negativo de cerca de 350 milhões de euros nos resultados. Além disso, o resultado da Lufthansa Cargo diminuiu agora que o setor logístico voltou ao normal após a situação económica excecional relacionada com a pandemia. A margem EBIT ajustada caiu para -11,5% (ano anterior: -3,9%). O resultado do Grupo caiu para -734 milhões de euros (ano anterior: -467 milhões de euros).

Número de passageiros e desenvolvimento do tráfego

A procura de viagens aéreas continuou a aumentar no primeiro trimestre do corrente ano. Um total de 24 milhões de passageiros voaram com as companhias aéreas do Grupo Lufthansa, um aumento de 12% em comparação com o ano anterior (1º trimestre de 2023: 22 milhões). As companhias aéreas do Grupo expandiram a sua capacidade de assentos em 12% em relação ao ano anterior, apesar dos cancelamentos de voos relacionados com a greve. Em comparação com o ano pré-crise de 2019, este valor foi de 84 por cento, cerca de 5 pontos percentuais abaixo do originalmente planeado. Apesar do aumento significativo da capacidade, a taxa de ocupação manteve-se consistentemente elevada devido à elevada procura. A taxa de ocupação de passageiros foi de 79,7 por cento e, portanto, ficou no nível do ano anterior.

Greves têm impacto negativo significativo nos lucros das companhias aéreas de passageiros

As receitas das companhias aéreas de passageiros do Grupo Lufthansa aumentaram sete por cento, para 
5,6 mil milhões de euros no primeiro trimestre (ano anterior: 5,2 mil milhões de euros). Registaram um EBIT ajustado de -918 milhões de euros (ano anterior: -512 milhões de euros). As greves tiveram um impacto de cerca de 300 milhões de euros nos resultados deste segmento.

Os rendimentos caíram 2,5% em comparação com o ano anterior, em parte devido à incerteza relacionada com a greve por parte dos clientes e à correspondente falta de reservas de última hora com preços elevados. As receitas unitárias (RASK) caíram 6,3% em relação ao ano anterior, também influenciadas por menores receitas de carga e pagamentos de compensação significativamente mais elevados aos passageiros devido à greve.

Os custos unitários (CASK) aumentaram 2,9 por cento em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior devido à greve. Contudo, ajustados pelos efeitos da greve, ficaram 1,8% abaixo do ano anterior, apesar das despesas mais elevadas com honorários, MRO e pessoal.

Devido às elevadas perdas na marca principal Lufthansa no primeiro trimestre (EBIT ajustado -640 milhões de euros), a Lufthansa Airlines iniciou medidas para fortalecer o resultado este ano no curto prazo. Entre outras medidas, está prevista a redução de custos operacionais, a interrupção de novos projetos e a avaliação da necessidade de pessoal adicional nas áreas administrativas.

Lufthansa Technik beneficia de mais tráfego aéreo

A procura de serviços de manutenção, reparação e revisão, bem como de outros produtos da Lufthansa Technik, aumentou no primeiro trimestre de 2024 devido à tendência positiva nas viagens aéreas. As receitas aumentaram 15% em termos homólogos, para 1,8 mil milhões de euros (ano anterior: 1,5 mil milhões de euros). O EBIT ajustado caiu 14% para 116 milhões de euros (ano anterior: 135 milhões de euros), impactado por paralisações de trabalho relacionadas com greve. Excluindo este efeito, que teve um impacto negativo nos resultados em cerca de 25 milhões de euros, os resultados registaram um aumento face ao ano anterior.

No negócio de logística, a capacidade aumentou sete por cento devido à expansão do tráfego aéreo e a receita por tonelada-quilómetro também aumentou dez por cento. Os rendimentos foram cerca de 25 por cento inferiores aos do mesmo trimestre do ano anterior, em que o resultado foi significativamente impulsionado pela elevada procura devido a perturbações na cadeia de abastecimento e à escassez de capacidade como resultado da pandemia. A Lufthansa Cargo alcançou assim um EBIT ajustado de -22 milhões de euros (ano anterior: 151 milhões de euros). Excluindo os efeitos da greve de 25 milhões de euros, o resultado trimestral foi ligeiramente positivo.

Fluxo de caixa livre ajustado positivo reduz ainda mais a dívida líquida

Devido ao elevado nível contínuo de reservas recebidas, o fluxo de caixa operacional ascendeu a cerca de 1,3 mil milhões de euros, apesar do resultado operacional negativo. No valor de 940 milhões de euros, os investimentos líquidos ficaram cerca de dez por cento abaixo do ano anterior, o que significa que o fluxo de caixa livre ajustado ascendeu a 305 milhões de euros (ano anterior: 482 milhões de euros).

O Grupo reforçou ainda mais o seu balanço no primeiro trimestre de 2024. A dívida líquida diminuiu para 5,5 mil milhões de euros em comparação com o final de 2023 (31 de dezembro de 2023: 5,7 mil milhões de euros) devido ao fluxo de caixa livre positivo. As obrigações líquidas com pensões caíram para 2,4 mil milhões de euros devido a uma taxa de desconto mais elevada (31 de dezembro de 2023: 2,7 mil milhões de euros). No final de março de 2023, a empresa tinha à sua disposição uma liquidez total de 10,8 mil milhões de euros (31 de dezembro de 2023: 10,5 mil milhões de euros). Após uma atualização da Moody’s no primeiro trimestre, o Grupo Lufthansa é agora a única companhia aérea da rede europeia a ser novamente classificada de forma consistente como grau de investimento por todas as quatro agências do mercado.

Remco Steenbergen, Diretor Financeiro da Deutsche Lufthansa AG:

“Não podemos estar satisfeitos com o resultado operacional do primeiro trimestre; acima de 350 milhões de euros, as diversas greves tiveram um impacto significativo no nosso resultado. também capazes de fortalecer ainda mais o nosso balanço. Nos próximos meses, trabalharemos intensamente para compensar os efeitos do aumento dos custos. Tomámos medidas adicionais para este fim, especialmente na Lufthansa Airlines, que é significativamente afetada pelo aumento das despesas com pessoal. taxas, continuo, portanto, convencido de que seremos capazes de alcançar uma evolução estável dos custos unitários para o ano como um todo, sem levar em conta as greves do primeiro trimestre.”

Reservas para o verão aumentaram 16% em relação ao ano anterior

A procura global por viagens aéreas continua forte, especialmente por parte de viajantes privados. A empresa espera mais um verão de viagens muito bom. Nunca antes tantos destinos de férias foram servidos pelas companhias aéreas do Grupo Lufthansa como este ano. Os destinos de verão mais populares em 2024 são mais uma vez Espanha, Portugal, Itália e Grécia e, para viagens de longo curso, os EUA, o Japão e a África Austral. Este ano, muitos turistas poderão mais uma vez comprar um bilhete numa das classes premium. Além da muito boa procura no segmento de viagens privadas, a tendência no segmento de viagens de negócios também é positiva. Isto aplica-se em particular aos voos de longo curso. O Grupo Lufthansa expande continuamente a sua oferta aqui. Além das rotas tradicionalmente fortes na América do Norte, a procura por parte dos viajantes de negócios nas rotas da Índia e do Japão, em particular, está a crescer este ano.

Globalmente, as reservas para o horário de verão (abril a outubro) aumentaram 16 por cento em relação ao ano anterior.

Os hóspedes agora também podem desfrutar do Lufthansa Allegris, a nova experiência de viagem em rotas de longo curso. Allegris iniciará serviço regular programado em 1º de maio. O primeiro Airbus A350-900 equipado com Allegris voará de Munique a Vancouver, na costa oeste canadense. O segundo destino é Toronto, que será atendida alternadamente com Vancouver em voos selecionados nos primeiros meses. Com a entrega de mais A350, a cabine Allegris também será usada em voos para Chicago e Montreal no verão.

Perspectivas financeiras

O Grupo Lufthansa planeia aumentar a capacidade disponível no segundo trimestre para cerca de 92% do nível pré-crise. O aumento será, portanto, inferior ao inicialmente previsto devido a novos investimentos na estabilidade operacional e ao atraso nas entregas de aeronaves. A empresa espera um declínio anual nas receitas unitárias (RASK) na faixa percentual baixa de um dígito, em parte porque os clientes estavam relutantes em fazer reservas de curto prazo para abril e, em menor grau, maio durante as disputas salariais que agora foram resolvidos. Espera-se que os custos unitários (CASK) aumentem na faixa percentual baixa de um dígito no segundo trimestre. O EBIT ajustado do segundo trimestre permanecerá, portanto, ainda inferior ao do ano anterior. Em linha com a menor capacidade nos primeiros dois trimestres, o Grupo Lufthansa espera agora atingir um nível de capacidade de cerca de 92% do valor pré-crise para 2019 (anteriormente: 94%) para todo o ano de 2024.

No terceiro trimestre, a capacidade deverá ser aumentada ainda mais para mais de 95% do nível anterior à crise. Com base nas reservas recebidas, as companhias aéreas do Grupo esperam que as receitas unitárias (RASK) no terceiro trimestre sejam superiores às do ano anterior. 

No segundo semestre, o resultado operacional do Grupo deverá ser superior ao do ano anterior. Tal como já comunicado em 15 de abril, o EBIT ajustado para o ano inteiro deverá agora ser de cerca de 2,2 mil milhões de euros (anteriormente: desenvolvimento estável de lucros em comparação com 2,7 mil milhões de euros no ano anterior). Para as Companhias Aéreas de Passageiros, são esperados para o ano inteiro um declínio nas receitas unitárias (RASK) na faixa percentual baixa de um dígito e um aumento nos custos unitários (CASK), também na faixa percentual baixa de um dígito. Excluindo os efeitos das greves do primeiro trimestre, os custos unitários (CASK) deverão permanecer estáveis. Prevê-se que o fluxo de caixa livre ajustado seja de pelo menos mil milhões de euros (anteriormente: pelo menos 1,5 mil milhões de euros).

Outras informações

Mais informações sobre os resultados de unidades de negócios individuais serão publicadas no relatório do primeiro trimestre de 2024. Este será publicado ao mesmo tempo que este comunicado de imprensa em 30 de abril de 2024 às 07:00 CEST àswww.lufthansagroup.com/investor-relations

Os números de tráfego do primeiro trimestre de 2024 também serão publicados às 07:00 CEST àshttps://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/traffic-figures.html

Janeiro – março
de 2024
Janeiro – março
de 2023
Mudança
em %
Receita e resultado
Rendimento total
milhões de euros
7.392
7.017
5
dos quais receitas de tráfego
milhões de euros
5.903
5.708
3
EBIT ajustado
milhões de euros
-849
-273
-211
Margem EBIT ajustada
%
-11,5
-3,9
-7,6 p.
EBIT
milhões de euros
-871
-304
-187
Lucro/perda líquido
milhões de euros
-734
-467
-57
Lucro por ação
-0,61
-0,39
-56
Principais números do balanço patrimonial e da demonstração do fluxo de caixa
Ativos totais
milhões de euros
47.358
44.904
5
Fluxo de caixa das atividades operacionais
milhões de euros
1.311
1.581
-17
Despesas líquidas de capital
milhões de euros
940
1.040
-10
Fluxo de caixa livre ajustado
milhões de euros
305
482
-37
Funcionários
Funcionários em 31 de março
número
98.739
112.392
-12

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