Companhia conquistou no País fatia de 37,7% do mercado doméstico e de 24,1%¹ no internacional no último mês
Mais eficiente, LATAM lidera setor aéreo brasileiro desde 2021, operando seu recorde de 55 destinos nacionais; no internacional, voa do Brasil para 90 destinos no exterior
São Paulo, 24 de outubro de 2023 – A Agência Nacional de Aviação Civil acaba de confirmar que a LATAM se manteve como líder do setor aéreo brasileiro no mês de setembro deste ano. Segundo os dados consolidados da ANAC, a companhia registrou 37,7% de participação no mercado doméstico. Na operação internacional no Brasil, a LATAM também liderou o mercado com participação de 24,1%¹.
Mais eficiente e competitiva, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021 em RPK². O índice é calculado pela ANAC considerando a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima).
Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
PRÓXIMOS PASSOS DA LATAM
A LATAM lidera o mercado brasileiro desde 2021, segundo a ANAC, e continuará avaliando todas as oportunidades para investir de forma sustentável e oferecer um produto atrativo para todos os tipos de viajantes. Em 2023, a LATAM ainda vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).
Para oferecer o melhor produto aos clientes, a LATAM dará prosseguimento ao seu processo de transformação digital, que já reduziu em até 50% o tempo de atendimento ao cliente nos aeroportos, e também ao seu novo cardápio de voos internacionais, que valoriza os sabores do Brasil e empodera mulheres brasileiras que são talentos da gastronomia.
Além disso, a LATAM é e será cada vez mais um ativo social e ambiental para o Brasil. A companhia está trabalhando para ser uma companhia carbono neutro até 2050 e pretende incorporar 5% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) nas suas operações até 2030. A LATAM também assumiu o compromisso de eliminar totalmente o plástico de uso único de suas operações até o final de 2023 (já alcançou índice de 82% de eliminação).
No Brasil, a LATAM também já reaproveitou 30 toneladas de uniformes usados no Brasil por meio de projeto de upcycling (reutilização criativa). Por fim, o Avião Solidário, o programa da LATAM para transporte gratuito de pessoas, órgãos para transplante, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais, acaba de alcançar a marca de mais de 140 milhões de pessoas beneficiadas somente no Brasil.
¹ Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM Brasil, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.
² RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 18 aeronaves de carga, que aumentará gradualmente para um total de até 19 aeronaves de carga até 2024. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.