No dia do cinema brasileiro vamos descobrir um pouco mais sobre esses destinos nacionais que abrilhantaram produções cinematográficas
Luz, câmera, ação! O Brasil é um país de vasta diversidade e riqueza, com lindas paisagens naturais, cultura vibrante e história fascinante. Esta combinação única faz de várias cidades cenários ideais para produções de grandes filmes. Não é por acaso que, com tantos potenciais cinematográficos, os brasileiros estejam se programando para realizar viagens durante este ano.
Entre as tendências para 2024, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão no top três da lista de cidades desejadas, segundo a pesquisa Tendências de Turismo, divulgada pelo MTur. E não para por aí. Alter do Chão, no Pará, também está na relação de locais de maior interesse turístico!
Aperta o play e vamos juntos conhecer um pouco mais desses destinos e os filmes já realizados por lá.
Rio de Janeiro, RJ
Conhecida mundialmente por suas belezas naturais, a cidade maravilhosa é um cenário cinematográfico por excelência, tendo, inclusive um filme de animação chamado: “Rio”. E este não foi único que capital fluminense estrelou. Já são diversas produções que têm os cenários cariocas como pano de fundo.
Mas o que explicar tamanho sucesso? Os cartões postais do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar e as famosas praias de Copacabana e Ipanema que atraem turistas de todo o mundo. Outro fator é a cultura do samba e do Carnaval, que adicionam um ritmo vibrante ao cotidiano carioca. Além disso, o Rio abriga tesouros históricos como o Mosteiro de São Bento e o Palácio do Catete, que enriquecem qualquer narrativa com um toque de história.
Salvador, BA
A primeira capital do Brasil, é um verdadeiro tesouro cultural e o Pelourinho, foi o cenário ideal para o filme nacional “Ó Paí, Ó”. Com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial colorida, o bairro é repleto de histórias e personagens reais. A cidade é também um centro de manifestações culturais como o samba-reggae, o axé, a capoeira e o carnaval de rua. As praias, como a do Farol da Barra, e as ilhas da Baía de Todos os Santos proporcionam um cenário natural encantador. A culinária baiana, rica em sabores africanos, completam uma experiência sensorial inesquecível.
São Paulo, SP
A metrópole brasileira que nunca dorme é contada na história da personagem Val, no filme “Que Horas Ela Volta?”. Com sua arquitetura moderna e diversificada, parques urbanos como o Ibirapuera e uma vibrante cena cultural, a cidade tem opções para todos os gostos. A Avenida Paulista, com seus museus e centros culturais, é o coração da capital paulista, não sendo menos importante o centro histórico, com a conhecida Catedral da Sé, que adiciona profundidade história àquela região. São Paulo é perfeita para filmes que exploram temas contemporâneos, sociais e históricos.
Alter do Chão, PA
As belezas paradisíacas do Pará estão nesse local, que foi inspiração para as gravações do filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”. A charmosa vila faz parte do município de Santarém (PA). Famosa por suas praias de areia branca e águas cristalinas do Rio Tapajós, Alter do Chão é frequentemente chamada de “Caribe Amazônico”. Com sua proximidade com a Floresta Amazônica oferece uma exuberante vegetação tropical e uma rica biodiversidade, ideal para filmes de aventura, natureza e ecoturismo.
Esses são apenas alguns dos destinos incríveis que só o Brasil tem, onde cada uma dessas cidades oferece uma combinação única de atrativos turísticos que podem ser explorados em filmes, proporcionando cenários variados e ricos em história e cultura.
CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo, junto ao governo federal, dá uma ajudinha para os casais que gostam de “turistar” e conhecer destinos variados lado a lado. O MTur já lançou diversos programas que incentivam o brasileiro a conhecer o país dentro da iniciativa Conheça o Brasil.
O programa tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.
O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.