Cias Aéreas

Airbus Brasil e Azul discutem descarbonização no setor aéreo no Energy Summit; Macaúba surge como fonte promissora de SAF

Arena Amoveri Hub recebe executivos que discutem estratégias e tecnologias inovadoras para reduzir as emissões de carbono na aviação

No terceiro e último dia do Energy Summit, um dos maiores eventos globais de transição energética, a Arena Amoveri Hub foi palco de um importante debate sobre “Descarbonização no Setor Aéreo“. A sessão, mediada por Camila Mota, Diretora de Aviação na Vibra Energia, contou com a participação de Gilberto Peralta, Presidente da Airbus Brasil, e Fábio Campos, Diretor Institucional da Azul.

Durante o talking, Peralta destaca que o processo de descarbonização no setor aéreo não é simplesmente uma eliminação de emissões, mas sim uma desfossilização. “A gente vai continuar usando carbono, só que agora, em vez de tirar do solo, do petróleo, vamos retirar da atmosfera através de plantas e outros materiais biológicos. É uma economia circular de carbono,” explicou. Ele afirmou que tecnologias como o Sustainable Aviation Fuel (SAF) serão fundamentais nesta transição, embora a propulsão a hidrogênio seja a verdadeira revolução esperada até 2050.

O Presidente da Airbus Brasil também mencionou o potencial da Macaúba, uma palmeira nativa brasileira resistente à seca, como uma fonte promissora para a produção de SAF. Segundo ele, essa planta pode se tornar um diferencial para o Brasil na busca por alternativas sustentáveis no setor aéreo.

Por sua vez, Fábio Campos ressaltou a percepção pública sobre as emissões da aviação e a realidade dos números. “Enquanto os transportes em geral representam cerca de 25% das emissões de carbono globais, a aviação contribui com menos de 2% dessas emissões. No Brasil, essa porcentagem é ainda menor, menos de 0,02%,” afirmou. Ele sublinhou a importância de considerar esses dados ao discutir a descarbonização e o impacto ambiental do setor aéreo.

O painel no Energy Summit reforçou a necessidade de inovações tecnológicas e de um compromisso contínuo com práticas sustentáveis para alcançar um futuro mais verde na aviação.

Sobre Energy Summit

Energy Summit é um evento global, que acontecerá no Rio de Janeiro, um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. O Energy Summit é o ponto de conexão do ecossistema mundial que discutirá os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo. É um evento com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação de energia, setor estratégico e fundamental para o avanço do progresso mundial. O evento reunirá representantes de cinco esferas: governo, universidade, corporações, startups e investidores de risco para garantir a efetiva capacitação, elaboração e implementação do ecossistema no Rio de Janeiro.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo