Criado por Refik Anadol, o projeto artístico Inner Portrait leva quatro participantes – entre eles um brasileiro -, que nunca foram ao exterior, à uma jornada que conecta emoções a dados de AI
A Turkish Airlines, companhia aérea que voa para mais países do que qualquer outra, revela um novo projeto artístico intitulado “Inner Portrait.” Esta iniciativa visionária, criada em parceria com o renomado artista de mídia turco Refik Anadol, rompe as barreiras da narrativa por meio dos dados de conexões humanas, oferecendo uma exploração profundamente pessoal do desejo humano de viajar e os seus efeitos na biologia humana.
O projeto explora as paisagens internas de quatro indivíduos que nunca viajaram para o exterior. Tuikuru, um brasileiro da Amazônia, explora as movimentadas ruas de Tóquio (Japão), enquanto Esther, uma queniana, descobre a rica história de Istambul (Turquia). Sahar, uma australiana, embarca em uma jornada pelas antigas maravilhas de Göbeklitepe e da Capadócia (Turquia), enquanto Sigurbjörn, um islandês, experimenta a beleza impressionante da Jordânia. Utilizando as mais recentes ferramentas de inteligência artificial (IA) e sensores neurocientíficos, Refik Anadol e sua equipe capturam e convertem os dados emocionais das experiências desses personagens de primeira viagem em arte criada com IA. Os dados cerebrais tornam-se o pigmento para uma narrativa visual hipnotizante, representando o poder transformador que uma viagem proporciona.
“Inner Portrait” começa com a coleta de dados biológicos e neurobiológicos dos viajantes, incluindo frequência cardíaca, condutância da pele e resultados de EEG (eletroencefalograma), utilizando dispositivos de monitoramento avançados como o Neuroelectrics. Este registro detalhado se estende ao longo de toda a jornada de cada participante, capturando suas reações imediatas aos novos ambientes e às experiências fornecendo, assim, base para a obra de arte. O projeto explora a correspondência entre experiências e atividade neuronal, destacando a abordagem inovadora de Anadol que “coleta” experiências humanas autênticas e as convertem em novas expressões estéticas. Enquanto a Turkish Airlines une culturas, Anadol visa destacar os profundos impactos emocionais e cognitivos das viagens e do intercâmbio cultural, criando uma forma de arte que mescla experiências humanas com inovação tecnológica.
Comentando sobre o lançamento da nova obra de arte, Rafet Fatih Özgür, Vice-Presidente Sênior de Comunicações da Turkish Airlines, afirmou: “Inner Portrait é um testemunho do compromisso da Turkish Airlines em promover o intercâmbio cultural e a inovação. Ao nos associarmos com Refik Anadol, um pioneiro na arte baseada em dados, elevamos ainda mais a nossa narrativa de marca, revelando a essência do que significa viajar. Como a companhia aérea que voa para mais destinos do que qualquer outra, testemunhamos inúmeras histórias emocionantes, e o profundo impacto que viajar tem nas pessoas. Conscientes de nossa responsabilidade de compartilhar essas experiências, temos o prazer de transformar o efeito das viagens em uma obra de arte que une cultura, tecnologia e ciência, apresentando-a em uma plataforma prestigiada como a Art Basel. Acredito que essa obra inspirará mais pessoas a explorar o mundo.”
“No meu trabalho, tive o privilégio de viajar pelo mundo, então compreendo profundamente a experiência transformadora de ver novos lugares, conhecer novas pessoas e aprender sobre novas culturas”, comentou Refik Anadol. “Ter a oportunidade de colaborar com a Turkish Airlines em um projeto que oferece a quatro pessoas a chance de viajar para o exterior pela primeira vez é verdadeiramente inspirador.”
“Inner Portrait” estreia entre 13 e 16 de junho de 2024, na Art Basel, sediada na cidade de Basel, na Suíça, uma prestigiosa plataforma que celebra a inovação artística e o intercâmbio cultural ao desafiar fronteiras e perspectivas.
Um documentário de 30 minutos sobre Inner Portrait será lançado no outono de 2024.