26.9 C
Brasil
sexta-feira, dezembro 6, 2024
spot_img

19º Festival das Cataratas selará acordo para a criação do primeiro Centro de Apoio à Fauna Silvestre em Foz do Iguaçu

O 19º Festival das Cataratas inicia nesta quinta-feira (6), em Foz do Iguaçu, com a assinatura de um importante compromisso para a preservação da fauna. O Parque das Aves irá assinar oficializar o termo que criará, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), um Centro de Apoio à Fauna Silvestre – CAFS dentro da instituição. O CAFS Aves da Mata Atlântica irá atender às aves vítimas do tráfico, exploração ou acidentadas.

A assinatura do termo acontece durante o Encontro do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, uma das atrações da feira que vai até sexta-feira (9), no Rafain Palace Hotel & Convention.

“Ficamos muito felizes em formalizar essa parceria histórica, fortalecendo laços e protegendo ainda mais a fauna do estado do Paraná. O Parque das Aves completa 30 anos em outubro deste ano e essa é uma memorável forma de iniciarmos as nossas comemorações oficializando uma prática de anos estabelecida na instituição: acolher e reabilitar animais de nossa região que sejam vítimas de ações antrópicas”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Trabalho do Parque das Aves

Além de ser um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu, o Parque das Aves é reconhecido internacionalmente pelo trabalho de preservação e cuidados com espécies nativas. De acordo com os dados da instituição, 50% dos animais que vivem no parque são resgatados de tráfico e maus-tratos. Nos últimos 10 anos, foram mais de 900 acolhimentos.

A equipe técnica especializada conta com mais de 40 profissionais, entre médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, assistentes de bem-estar animal, tratadores de animais, preparadores de alimentos entre outros que diariamente dedicam seu tempo para promover os melhores cuidados a estes animais.

O que são os CAFS

Os Centros de Atendimento à Fauna – CAFS foram instituídos em 2019 pela Resolução Conjunta Sedest/IAT nº 17 para receber a fauna silvestre nativa e exótica apreendida no Paraná. Os CAFS fazem a recepção de animais resgatados pelo IAT, realizando sua posterior triagem, atendimento médico veterinário quando necessário e posterior translocação para o ambiente de origem natural ou demais encaminhamentos conforme determinados pelo órgão ambiental.

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias