24 C
Brasil
sexta-feira, dezembro 6, 2024
spot_img

Amadeus e Microsoft colaboram com um “centro de operações virtual” para as operações de aviação nos aeroportos

O Amadeus Virtual APOC oferece um ambiente compartilhado para gerenciar melhor as operações e as interrupções nos aeroportos.

    • O Amadeus Virtual APOC oferece um ambiente compartilhado para gerenciar melhor as operações e as interrupções nos aeroportos.
  • Os aeroportos agora podem gerenciar planos operacionais contínuos com modelos de simulação para orientar as decisões em tempo hábil.

Operações aeroportuárias tranquilas exigem centenas de pessoas trabalhando em conjunto para garantir que os voos saiam no horário e que os viajantes tenham uma experiência gratificante. Esse esforço conjunto é ainda mais importante em momentos de disrupção, quando eventos inesperados, como mau tempo, emergências médicas, ameaças etc., demandam uma reação imediata ou a necessidade de uma mudança, e os aeroportos precisam reagir rapidamente para realocar recursos, como postos e portões de embarque.

De acordo com uma pesquisa recente da Amadeus com 150 executivos seniores da aviação, 67% das companhias aéreas estão enfrentando níveis de disrupção maiores ou semelhantes aos de 2019, e a “falta de tecnologia comum que reúna as partes interessadas” é a barreira número um para um melhor gerenciamento destas interrupções.

Atualmente, os silos de informações e os grupos que usam dispositivos diferentes para se comunicar dificultam o compartilhamento de informações entre os agentes, a obtenção de consciência situacional comum e a comunicação eficaz.

Nesse contexto, a Amadeus desenvolveu uma abordagem completamente nova para o gerenciamento de operações aeroportuárias usando soluções da Microsoft. A introdução do Amadeus Virtual Airport Operations Centre (APOC) permite que uma ampla gama de partes interessadas, como companhias aéreas, aeroportos, controle de fronteiras e prestadores de serviços, cooperem em um centro de operações aeroportuárias totalmente digitalizado.

A solução desenvolvida pela Amadeus foi projetada como um aplicativo para o Microsoft Teams, reunindo as partes interessadas para gerenciar melhor as operações diárias em torno de um único plano, ao mesmo tempo em que facilita uma resposta mais rápida para o setor de aviação em caso de disrupção. É importante ressaltar que as partes interessadas do aeroporto se beneficiam dos recursos de aprendizado de máquina do Microsoft Azure, que simulam o impacto de possíveis planos para que eles possam ser ajustados continuamente.

A inovação atende ao apelo do setor por formas aprimoradas de colaboração, fornecendo uma visão única e abrangente do status das operações de um aeroporto, canais de comunicação unificados dentro do Teams que substituem e-mails e chamadas telefônicas ad hoc, e alertas baseados em eventos que solicitam proativamente que as partes interessadas ajam de acordo com as recomendações. A combinação desses recursos facilita a tomada de decisões informadas que melhoram a capacidade de resposta e os resultados operacionais.

Rudy Daniello, vice-presidente executivo de operações de aeroportos e companhias aéreas da Amadeus, comentou: “O setor de aviação se esforça para oferecer voos pontuais com o mínimo de disrupção, muitas vezes em circunstâncias difíceis. No entanto, sabemos que os silos de dados e os canais de comunicação desatualizados tornam o trabalho ainda mais difícil. É por isso que investimos e trabalhamos com a Microsoft para criar um centro de operações virtual que aprimora a colaboração e melhora a tomada de decisões no aeroporto. O APOC representa nossa segunda joint venture com a Microsoft e é uma prova da força de nossa parceria.

Julie Shainock, Managing Director Travel, Transport & Logistics, Microsoft, disse: “Os silos de informações na aviação estão impedindo que o setor atinja seu potencial operacional. Todos os dias, oportunidades de otimizar melhor as operações são perdidas porque as partes interessadas não conseguem acessar uma única fonte de informações e não dispõem das ferramentas de suporte à decisão necessárias. A combinação de nossa experiência em computação em nuvem e experiência do usuário, com o profundo conhecimento da Amadeus sobre os processos de aviação, significa que conseguimos acelerar o desenvolvimento para atender à necessidade do setor de uma ferramenta abrangente e compartilhada de gerenciamento de operações.”

A Amadeus explorou o tema da disrupção em um relatório recente “Better together: Rethinking how to manage disruption in aviation” (Melhor juntos: repensando como gerenciar a disrupção na aviação), com base em uma pesquisa com 150 executivos seniores de companhias aéreas e aeroportos, bem como em uma série de entrevistas aprofundadas.

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias