Cias Aéreas

Emirates começa a operar com SAF no Aeroporto Heathrow de Londres

Primeiro aumento do SAF para a Emirates no Reino Unido sob o Esquema de Incentivos SAF de Londres Heathrow

 Acordo de compra com a Shell Aviation é o maior de todos os tempos para uma companhia aérea

Dubai, Emirados Árabes Unidos/Londres, Reino Unido, 15 de maio de 2024: A Emirates recebeu combustível de aviação sustentável (SAF) da Shell Aviation no Aeroporto Heathrow de Londres. Mais de 3.000 toneladas métricas de SAF puro, misturado com combustível de aviação convencional, serão fornecidas à rede de infraestrutura de abastecimento do aeroporto* até o final do verão de 2024. 

Esta é a primeira vez que a companhia aérea usará SAF para abastecer alguns de seus voos em Londres Heathrow e representa o maior volume de SAF que comprou até o momento. A Emirates está participando do Programa de Incentivos SAF de Londres Heathrow, que garante acessibilidade e preço acessível para as companhias aéreas que operam no aeroporto.

A companhia aérea irá contabilizar, acompanhar e rastrear a entrega de SAF em Londres Heathrow, bem como os seus atributos de sustentabilidade através de metodologias de relatórios robustas. O SAF que a Emirates comprou da Shell Aviation será lançado com segurança na infraestrutura existente de abastecimento de aeroportos e nos motores a jato das aeronaves. Na sua forma pura, o SAF pode reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80%** em comparação com o uso de combustível de aviação convencional.  

Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates Airline, disse: “A Emirates está ansiosa para dar este próximo passo em nossa jornada SAF com a Shell Aviation e o London Heathrow nos apoiando com este acordo de fornecimento de combustível em uma de nossas maiores operações fora de Dubai. . O Programa de Incentivos LHR apoiará o impulso crescente do mercado SAF, permitindo que companhias aéreas como a Emirates aproveitem a sua disponibilidade e o tornem mais viável comercialmente.”

“A iniciativa SAF de Londres Heathrow também demonstra uma acção credível para encorajar a expansão e utilização de SAF pelas companhias aéreas, construindo capacidades de produção local baseadas na procura real, além de desenvolver capacidades em toda a cadeia de abastecimento para misturar, manusear e distribuir SAF de forma mais ampla. Esperamos que a iniciativa receba apoio coletivo das autoridades governamentais para impulsionar mais investimentos na produção de SAF no futuro. Enquanto a Emirates explora oportunidades para aumentar a utilização de SAF na nossa rede, continuaremos a tomar outras medidas para reduzir as nossas emissões, com um foco principal na otimização das operações de voo, incluindo a redução do peso das aeronaves e o mapeamento de rotas de voo mais eficientes, entre outras iniciativas. .”

Raman Ojha, presidente da Shell Aviation, acrescentou:  “Após a nossa colaboração bem-sucedida com a Emirates para fornecer SAF ao Dubai (DXB) no ano passado, temos o prazer de continuar o nosso apoio à sua jornada de sustentabilidade, permitindo à companhia aérea descarbonizar voos fora do Reino Unido. . Este desenvolvimento também marca um progresso adicional no crescimento da nossa rede global de fornecimento de SAF. Nosso objetivo é continuar a trabalhar com players inovadores na indústria da aviação, como a Emirates e o London Heathrow, para disponibilizar o SAF em mais locais ao redor do mundo”.

Ross Baker, Diretor Comercial de Heathrow, disse: “Estamos entusiasmados em apoiar a Emirates com o esquema de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) de Heathrow. O SAF é crucial para a descarbonização dos voos de longo curso, pois pode reduzir as emissões de carbono em rotas como Londres para Dubai, sem a necessidade de novas aeronaves ou infraestruturas. Graças aos compromissos de companhias aéreas como a Emirates, esperamos apoiar a utilização de até 155.000 toneladas de SAF em Heathrow este ano. Agora precisamos de aumentar a produção de SAF no Reino Unido para que o país possa beneficiar de empregos, crescimento e segurança energética à medida que mais companhias aéreas mudam para combustíveis mais sustentáveis.”

Lançado em 2022, o Incentivo SAF de Londres Heathrow é o primeiro esquema desse tipo que fornece um mecanismo de apoio para reduzir a diferença de preço premium entre o combustível de aviação convencional e o SAF em aproximadamente 50%. Esquemas como o de Londres Heathrow visam acelerar políticas governamentais de apoio, aumentando a competitividade do Reino Unido ao desbloquear investimentos em energias limpas, como a produção de SAF.

A estratégia SAF da Emirates centra-se na exploração de oportunidades para utilizar o SAF operacionalmente onde quer que esteja disponível na rede da companhia aérea, partilhar os custos de emissões com clientes empresariais ou transitários sempre que viável, cooperar em projetos SAF de longo prazo com parceiros respeitáveis ​​e apoiar empreendimentos SAF nos Emirados Árabes Unidos com potencial para fornecer Combustível de Aviação Sustentável em seu hub.

A Emirates opera atualmente voos de Amsterdã, Paris, Lyon e Oslo com a SAF. No ano passado, a companhia aérea colaborou com a Shell Aviation para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do Aeroporto de Dubai pela primeira vez, alocando o SAF para vários voos. Em maio deste ano, a companhia aérea planeja trabalhar com parceiros locais no Aeroporto Changi de Singapura para o fornecimento de SAF através dos sistemas de abastecimento do aeroporto. 

No início deste ano, a Emirates tornou-se a primeira transportadora internacional a aderir ao Solent Cluster no Reino Unido, uma iniciativa focada em investimentos de baixo carbono com potencial para criar uma fábrica de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) que pode produzir até 200.000 toneladas (200 kt). por ano, se estiver operacional até 2032. O Cluster Solent é uma colaboração intersetorial de organizações internacionais, incluindo fabricantes e empresas de engenharia, empresas e indústrias regionais, operadores líderes de logística e infraestrutura e instituições acadêmicas.

A Emirates opera para o Reino Unido desde 1987 e atualmente atende sete gateways com 131 voos semanais, incluindo: seis vezes por dia A380 para Londres Heathrow (e mais cinco vezes por semana utilizando a aeronave Boeing 777 até 26 de outubro de 2024); serviço A380 três vezes ao dia para Gatwick; serviço duas vezes por dia para Stansted; serviço A380 três vezes ao dia para Manchester; serviço duas vezes ao dia para Birmingham (incluindo um serviço diário A380); serviço diário para Newcastle; e um serviço diário A380 para Glasgow.

*O balanço de massa é um modelo de cadeia de custódia que exige a documentação da quantidade de SAF em cada etapa da rede de distribuição de combustível de aviação. Embora a mistura física de SAF com combustível de aviação convencional seja permitida num sistema de balanço de massa, do ponto de vista contabilístico, a quota virtual de SAF na rede de distribuição deve ser quantificada em todos os pontos, desde a introdução do SAF na rede até ao ponto de carregando em uma aeronave.

** Quando usado puro (ou seja, sem mistura) e calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA. 

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