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terça-feira, dezembro 3, 2024
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LATAM Cargo lança voo São Paulo-Recife-Manaus e cresce mais de 60% em Pernambuco

Investimento torna mais ágil e dinâmico o transporte de autopeças, fármacos, e-commerce, eletrônicos e alimentos perecíveis de São Paulo para Recife

Nova operação também amplia opções para o envio de confecções, autopeças e alimentos perecíveis de Recife para Manaus

LATAM Cargo tem compromisso com o desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil como importantes polos de importação e exportação de cargas aéreas

São Paulo, 17 de abril de 2024 – A LATAM Cargo Brasil, afiliada de cargas do grupo LATAM, acaba de anunciar importantes investimentos nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 9 de maio, a companhia vai inaugurar em sua operação doméstica o voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus. A companhia escalou para a rota aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo. Como resultado, a capacidade (medida em ATK¹) da LATAM Cargo na capital pernambucana terá um crescimento de 62,5% em relação a este mês de abril. Atualmente, a empresa opera internacionalmente na localidade a rota cargueira Santa Lúcia/Cidade do México-Recife e também embarca cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros.

“Os investimentos da LATAM Cargo no Norte e Nordeste reforçam a importância estratégica do transporte aéreo de cargas para o desenvolvimento do Brasil. É assim que apoiamos os empreendedores e a cadeia de suprimentos destas regiões, oferecendo a mais segura e rápida solução logística para aproximar oportunidades aos nossos clientes”, destaca Ana Caroline Costa, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Cargo Brasil

A ampliação da conectividade da LATAM Cargo tornará mais ágil e dinâmico o transporte de autopeças, fármacos, e-commerce, eletrônicos e alimentos perecíveis de São Paulo para Recife e o envio de confecções, autopeças e alimentos perecíveis de Recife para Manaus.

INVESTIMENTOS DA LATAM CARGO EM RECIFE E MANAUS

As Regiões Norte e Nordeste são importantes mercados de importação e exportação de cargas no Brasil. Em 4 de abril deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense.

Atualmente, a LATAM Cargo responde por 15% do mercado de cargas aéreas de Recife em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente em 2023, foram quase 8 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM em Pernambuco, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Já em Manaus, a empresa responde atualmente por 42% do mercado de cargas aéreas em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Em 2023, foram mais de 46 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM na capital manauara, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Em março, vale lembrar, a LATAM Cargo já havia ampliado de 6 para 9 voos semanais as operações cargueiras com destino a Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos (sete voos por semana) e Viracopos (2 voos por semana), um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) com relação ao mesmo período do ano anterior.

As principais cargas aéreas enviadas para Manaus são commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), entre outros.

Já as principais cargas embarcadas em Manaus são manufaturas fabricadas com os próprios insumos que a LATAM Cargo levou para a Zona Franca, incluindo eletrônicos, celulares, relógios, baterias, medicamentos e peças prontas para maquinários.

LATAM CARGO: FLEXIBILIDADE, CONFIABILIDADE E COMPROMISSO

Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM Brasil, a LATAM Cargo voa atualmente para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM contam com uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.

¹ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

LATAM Cargo inaugura rota cargueira São Paulo-Recife-Manaus em 9 de maio de 2024.
Crédito: Divulgação LATAM

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

 

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