GOVERNO

MTur e Anseditur levam experiências inovadoras do setor de turismo para a Gramado Summit

Projetos fazem parte das estratégias Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e Regionalização do Turismo, ambos do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo desembarcou na 7ª edição da Gramado Summit, uma feira de tecnologia e inovação, e, junto com a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), leva para o evento experiências de quatro estados brasileiros que utilizaram desenvolvimentos tecnológicos na atração turística de suas cidades. O evento acontece em Gramado (RS) até o final desta semana e conta com mais de 500 startups e promete reunir cerca de 15 mil visitantes.

Um estande institucional do Ministério do Turismo foi montado para dar visibilidade para cidades como Petrópolis (RJ), Fortaleza (CE), Cairu (BA) e mais 12 municípios que compõem a região do Vale Europeu, em Santa Catarina. A ideia é funcionar como uma vitrine das ações inovadoras voltadas ao turismo que estão sendo desenvolvidas nesses locais. Todos os municípios participantes estão alinhados com os programas Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e Regionalização do Turismo, ambos do MTur.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Milton Zuanazzi, falou da iniciativa e da importância da promoção dessas ações em uma feira nacional como esta. “Nós estamos levando experiências de municípios que se utilizaram de desenvolvimentos tecnológicos e, também, estamos abrindo um espaço para que as startups tragam propostas que eles tenham para o turismo. A intensão é que essas novas ideias tornem visíveis soluções inovadoras para o setor e, quem sabe, virar uma política pública no futuro”, afirmou Zuanazzi.

O secretário aproveitou para destacar as diversas áreas que as startups brasileiras podem contribuir com soluções inovadoras para o turismo. São atuações que envolvem desde a gestão de destinos ou produtos turísticos, áreas de monitoramento, ferramenta de dados e até mesmo sobre o comportamento dos turistas.

Além da fortalecer parcerias e colaborações estratégicas, o Gramado Summit ajuda na promoção do turismo local, promovendo destinos turísticos regionais, destacando suas riquezas e potenciais, e incentivando o crescimento do turismo em diferentes partes do país.

EXPERIÊNCIAS – Em Santa Catarina, a experiência UpGuide traz uma abordagem tecnológica para o planejamento e organização de viagens pela região turística do Vale Europeu, isso inclui informações detalhadas e atualizadas sobre os destinos locais, facilitando a escolha de acomodações, restaurantes, pontos de interesse, eventos, atividades turísticas e experiências culturais. A região envolve as cidades de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Botuverá, Indaial, Guabiruba, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Direto da Bahia, no município de Cairu, o VivaCairu apresenta uma solução tecnológica que leva controle, gestão e segurança para todo o trade turístico da cidade. Com a plataforma os usuários gerenciam suas vendas, vouchers com seguro embutido, visualizam suas comissões, fazem agendamento, check-ins e entrada e saída de recursos, além de um dashboards que analisa o perfil do turista através de inteligência artificial. A implantação foi realizada integrando a comunidade local e movimentando a economia circular.

Já em Fortaleza (CE), o projeto Zona Verde Fortaleza combina sustentabilidade, inovação e tecnologia para criar uma solução única para o estacionamento de veículos elétricos e híbridos plug-in, transformando a mobilidade urbana na cidade, buscando reduzir as emissões de CO2. O projeto está em fase de implantação, e conta com a parceria do setor privado para o seu avanço.

Por fim, em Petrópolis (RJ), a cidade introduziu avanços no setor turístico, baseados no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), elevando a experiência dos visitantes a um novo patamar com o lançamento da Rota Turística Inteligente da Smart Tour. Com tecnologia presente em 40 atrativos turísticos, o projeto fornece informações em tempo real sobre os atrativos turísticos, em três idiomas (português, inglês e espanhol), que engloba desde o turismo cultural até o rural, passando por opções de natureza, lazer, circuito cervejeiro, religioso, gastronômico e de compras.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo