Cias Aéreas

Malha de Inverno criada pela Azul reduz 19% cancelamentos de voos por mau tempo

A companhia aérea é pioneira no Brasil neste planejamento, que tem como objetivo evitar transtornos causados pela meteorologia e fechamento de aeroportos

São Paulo, 21 de março de 2024 – Em um período marcado por extremos climáticos, as empresas precisam estar atentas e prontas para se adaptar. Desde 2015, a
Azul, a maior companhia aérea do Brasil em voos diários e número de destinos atendidos, organiza todos os anos uma ‘Malha de Inverno’.

A companhia aérea é a única no Brasil a modificar o planejamento para diminuir os impactos operacionais causados pelas condições adversas comuns entre maio e setembro.

A iniciativa resultou em uma redução significativa de 19% nos cancelamentos de voos durante o período, comparando os anos de 2022 e 2023. No Rio Grande do Sul, cidades como Chapecó e Caxias do Sul tiveram os melhores resultados, a primeira foi de 20 para 11 cancelamentos. Já a segunda reduziu de 14 para 10. Já o aeroporto de Cascavel, no Paraná, reduziu de 27 para 23 cancelamentos.

Hoje, o projeto é liderado pela gerente de Planejamento de Malha, Beatriz Barbi, que é geógrafa pela Unicamp e mestre em Climatologia. Ela explica que a construção dessa malha especial exige análises de dados meteorológicos dos anos anteriores, projeções e uma pesquisa minuciosa sobre como está a infraestrutura dos aeroportos que costumam ser impactados. Essas informações são importantes na hora de tomar decisões estratégicas,
como ajuste de equipamentos, horários e eventuais cancelamentos.

“A Malha de Inverno tem como objetivo tornar a experiência do Cliente melhor e evitar transtornos causados pelo tempo e fechamento de aeroportos. É um trabalho iniciado quase seis meses antes de sua operacionalização, acompanhando dados históricos da meteorologia de cada cidade. Ajustamos os horários dos voos de acordo com os períodos de menor criticidade e mudamos o equipamento utilizado em alguns voos”, contou Barbi.

Agora, a empresa está desenvolvendo internamente uma nova ferramenta que visa oferecer relatórios mais detalhados e capazes de atuar em diferentes cenários. Será possível acompanhar com ainda mais precisão os impactos sofridos por cada bases. Essa ferramenta, além de ser útil para a temporada de inverno, também poderá ser aplicada em outras épocas do ano e em análises específicas por região.

Sobre a Azul

Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos.

Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações acesse www.voeazul.com.br/imprensa

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