DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Rio Grande do Norte traz para o Brasil três premiações internacionais

O Brasil segue fazendo bonito lá fora e trouxe para casa três importantes títulos de reconhecimento para o turismo nacional. O protagonista desse feito é do Rio Grande do Norte que recebeu as premiações durante a ITB 2024, em Berlim, na Alemanha. O município de Tibau do Sul recebeu a certificação na categoria prata do Green Destination, além de levar o 1º lugar entre os top 100 destinos do prêmio Comunidades Prósperas.

Além das duas premiações, o estado também garantiu a certificação bronze da Green Destination para São Miguel do Gostoso. Atualmente, apenas quatro destinos do Brasil possuem a certificação, sendo um em Pernambuco, um em Santa Catarina e os dois no Rio Grande do Norte.

O case de boas práticas de sustentabilidade veio do projeto “O Sorriso das Ostras”, realizado em Pipa (RN), que levou a melhor na categoria “Comunidades Prósperas”. A iniciativa é da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), pelo cultivo sustentável do produto, na conservação do meio ambiente e na criação da rota das ostras como alternativa de produção associada ao turismo.

“Temos procurado orientar os municípios sobre a agenda 2030 – e trabalhar a sustentabilidade de uma maneira mais ampla e inclusiva, ressaltando a questão do turismo responsável, onde entendemos que o poder público, assim como o privado, tem responsabilidade, da mesma maneira que comunidade e o turista também tem essa responsabilidade. Queremos este perfil de turista chegando no nosso destino”, afirmou Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

TURISMO RESPONSÁVEL – A promoção, a preservação do meio ambiente e o respeito pela cultura local, está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes conscientes. Pensando nisso, o MTur disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, que destaca roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade e ações de turismo de base comunitária, onde a população é inserida no processo, estimulando o desenvolvimento local e a geração de renda.

A ação é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a aplicação de recursos públicos em destinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e de retorno econômico. As verbas são provenientes do orçamento próprio do órgão e, também, de emendas parlamentares apresentadas à Pasta.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo