Cias Aéreas

O Grupo Lufthansa gera lucro operacional de 2,7 bilhões de euros em 2023 e investe mais do que nunca para seus clientes

  • Terceiro melhor resultado financeiro da história do Grupo Lufthansa
  • A receita aumenta em 15%, para 35,4 bilhões de euros 
  • O número de passageiros aumenta significativamente em 20%, para mais de 120 milhões de passageiros 
  • O momento da reserva permanece forte 
  • Lufthansa Technik novamente com resultado recorde 
  • Grave entregas de aeronaves: 20 jatos de longo curso em 2024 
  • Proposta para Assembléia Geral Anual de dividendos de 0,30 euros por ação 
  • Perspectivas 2024: Resultado operacional esperado para 2023 
  • A internacionalização do Grupo será acelerada

Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, diz:

“O Grupo Lufthansa recuperou sua força financeira. Gostaria de agradecer aos nossos clientes por sua lealdade contínua e a todos e cada um de nossos aproximadamente 100.000 funcionários. Com seu compromisso acima da média, eles fizeram de 2023 um dos três melhores anos da história do Grupo Lufthansa.

Esse sucesso beneficia a todos. Queremos pagar aos nossos acionistas um dividendo pela primeira vez desde 2019. Também estamos dando aos nossos funcionários uma participação no desenvolvimento de bons resultados por meio de acordos salariais coletivos significativamente acima da média e participação nos lucros. E este ano, também pretendemos finalmente retornar a satisfação de nossos clientes a níveis premium. É por isso que estamos investindo o valor recorde de 4,5 bilhões de euros em novas aeronaves, em nossos interiores de cabine, salões, processos terrestres e em serviços pessoais e digitais. Como parte da maior modernização da frota de nossa história, esperamos receber pelo menos 30 novas aeronaves este ano, incluindo cerca de 20 jatos de longo curso para a Lufthansa – outro recorde! ”

Resultado 2023

No exercício financeiro de 2023, o Grupo Lufthansa gerou o terceiro melhor resultado financeiro de sua história devido à alta demanda contínua por viagens aéreas e outro resultado recorde na Lufthansa Technik.

A receita aumentou para 35,4 bilhões de euros ( no ano anterior: 30,9 bilhões de euros ). O lucro operacional, medido como EBIT ajustado, subiu para 2,7 bilhões de euros ( no ano anterior: 1,5 bilhões de euros ). A margem EBIT ajustada melhorou de acordo com 7,6% ( no ano anterior: 4,9% ). A empresa mais que dobrou seu lucro líquido para 1,7 bilhões de euros ( no ano anterior: 790 milhões de euros ). O retorno do capital empregado ( ROCE ajustado ) aumentou 5,5 pontos percentuais, para 13,1% ( ano anterior: 7,6% ). Assim, o ROCE ajustado excedeu o valor-alvo de 2024 de dez por cento já um ano antes do tempo.

Número de passageiros e desenvolvimento de tráfego

O desejo de viajar permaneceu alto no ano passado. A demanda por ingressos aumentou mais uma vez. Em 2023, um total de 123 milhões de passageiros viajaram com as companhias aéreas do Grupo Lufthansa, um aumento de 20% em relação ao ano anterior ( 2022: 102 milhões ).

As companhias aéreas do Grupo Lufthansa aumentaram o número de voos oferecidos em 14%, para 946.000. O número de assentos em oferta foi gradualmente expandido ao longo do ano. Em média, as companhias aéreas ofereceram 84% da capacidade de 2019 no ano passado. O fator de carga do assento melhorou 3,1 pontos percentuais, para cerca de 83%, retornando aos níveis pré-crise.

A principal prioridade da empresa no planejamento de capacidade era garantir operações de vôo estáveis e a melhoria associada na experiência do cliente. 98% de todos os voos foram capazes de ocorrer conforme o planejado. Como resultado dos buffers necessários no sistema, no entanto, a produtividade ficou significativamente abaixo do nível pré-crise de 2019, principalmente na marca principal da Lufthansa. 

Companhias aéreas de passageiros com lucro

A alta demanda e o aumento da capacidade levaram a um crescimento significativo da receita nas companhias aéreas de passageiros. A receita subiu para 28,3 bilhões de euros no exercício financeiro de 2023 ( ano anterior: 22,8 bilhões de euros ).

Os rendimentos continuaram a se desenvolver positivamente e foram cerca de seis por cento mais altos do que no ano anterior. O aumento foi impulsionado principalmente pela forte demanda contínua no segmento de viagens de lazer, principalmente nas aulas premium e durante o verão recorde de viagens. As viagens de negócios continuaram a se recuperar em um ritmo mais lento.

Apesar da inflação de alto custo, o EBIT ajustado do segmento de companhias aéreas de passageiros melhorou significativamente no último exercício financeiro. Com 2,0 bilhões de euros ( no ano anterior: -300 milhões de euros ), foi mais uma vez claramente positivo. Pela primeira vez, todas as companhias aéreas de passageiros do Grupo registraram lucro operacional. SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings alcançaram resultados recordes.

Lufthansa Technik com resultado recorde, resultado logístico normaliza

A demanda por serviços de manutenção, revisão e reparo e outros produtos da Lufthansa Technik permaneceu alta no exercício financeiro de 2023. Apesar das cadeias de suprimentos tensas e do aumento dos custos de material e pessoal, a Lufthansa Technik mais uma vez gerou um resultado recorde em 2023. O lucro operacional do exercício passado foi de 628 milhões de euros ( no ano anterior: 554 milhões de euros ). Com seu plano de crescimento “ Ambition 2030 ”, a Lufthansa Technik está planejando amplos investimentos na expansão de seu negócio principal, a expansão de suas localizações globais e a expansão de modelos de negócios digitais para os próximos anos.

Após alguns anos recordes excepcionais, a demanda por frete aéreo se normalizou principalmente em 2023. A capacidade da Lufthansa Cargo aumentou sete por cento em relação ao ano anterior, principalmente devido à recuperação adicional do tráfego aéreo de passageiros e à expansão associada da capacidade de carga em aeronaves de passageiros. A Lufthansa Cargo gerou EBIT ajustado de 219 milhões de euros no exercício financeiro ( ano anterior: 1,6 bilhões de euros ), o que corresponde a uma margem operacional persistentemente forte de 7,4.

O fluxo de caixa livre ajustado forte reduz ainda mais a dívida líquida

Para garantir a capacidade de longo prazo da empresa de investir e reduzir ainda mais a dívida, o foco no exercício financeiro de 2023 foi mais uma vez a geração de um forte fluxo de caixa.

Devido ao bom resultado operacional, aumentando as reservas e o gerenciamento rigoroso de recebíveis e passivos, o fluxo de caixa operacional foi de 4,9 bilhões de euros ( no ano anterior: 5,2 bilhões de euros ). O número do ano anterior incluiu efeitos pontuais resultantes do aumento acentuado da demanda após o término das restrições de coronavírus. As despesas líquidas de capital do Grupo Lufthansa aumentaram 23% em relação ao ano anterior, para 2,8 bilhões de euros em 2023. A maior parte disso foi atribuída à modernização da frota através da compra de novas aeronaves com baixo consumo de combustível. No geral, a empresa gerou um fluxo de caixa livre ajustado de 1,8 bilhões de euros ( no ano anterior: 2,5 bilhões de euros ). Este é o terceiro maior fluxo de caixa livre da história do Grupo Lufthansa.

Devido ao fluxo de caixa livre positivo, a dívida líquida caiu significativamente para 5,7 bilhões de euros ( no ano anterior: 6,9 bilhões de euros ) e, portanto, estava cerca de 1 bilhão de euros abaixo do nível pré-crise. As obrigações líquidas de pensão aumentaram 683 milhões de euros, para 2,7 bilhões de euros ( 31 de dezembro de 2022: 2,0 bilhões de euros ) devido a uma redução de 60 pontos base na taxa de desconto.

O patrimônio líquido aumentou para 9,7 bilhões de euros em 31 de dezembro de 2023 ( ano anterior: 8,5 bilhões de euros ). Em 1,7, o índice de alavancagem, definido como a soma da dívida líquida e dos passivos líquidos de pensão em relação ao EBITDA Ajustado, foi novamente significativamente menor que o valor do ano anterior de 2,3.

A força do balanço do Grupo Lufthansa também foi reconhecida pelas agências globais de classificação. Pela primeira vez desde a pandemia e como o único grupo de companhias aéreas da rede européia, o Grupo Lufthansa agora é novamente classificado como grau de investimento de forma consistente pelas quatro agências do mercado.

Acionistas a participar de lucros

Pela primeira vez desde a pandemia de coronavírus, os acionistas devem participar diretamente dos fortes ganhos da empresa novamente. O Conselho Executivo e o Conselho Fiscal proporão um dividendo de 0,30 euros por ação para o exercício financeiro de 2023 na Assembléia Geral Anual em 7 de maio de 2024. Isso corresponde a um rendimento de dividendos de cerca de quatro por cento no preço das ações no final do ano. O pagamento proposto segue a política de dividendos do Grupo Lufthansa de distribuir entre 20 e 40% do lucro do Grupo aos acionistas.

Remco Steenbergen, Diretor Financeiro da Deutsche Lufthansa AG:

“O forte resultado para o exercício de 2023 é outro passo importante no posicionamento do Grupo Lufthansa para o futuro. Nosso sólido balanço patrimonial e forte fluxo de caixa livre nos permitem fazer os investimentos necessários em nossa frota e produto. Estou convencido de que esses investimentos serão recompensados – por nossos clientes, mas também por nossos acionistas. Nos últimos três anos, tive o privilégio de apoiar a empresa na superação da crise e em colocar o Grupo de volta em uma base financeira sólida. O Grupo Lufthansa estabeleceu o objetivo de continuar o caminho do crescimento lucrativo, a fim de aumentar a margem operacional a longo prazo e continuar a criar valor no futuro. Estou particularmente satisfeito por podermos novamente permitir que nossos acionistas participem de nosso sucesso retomando o pagamento de dividendos.”

Registre investimentos no lado do cliente

Os clientes do Grupo Lufthansa também se beneficiarão em grande parte do ano de sucesso financeiro de 2023. Em 2024, o Grupo Lufthansa investirá uma soma recorde de cerca de 4,5 bilhões de euros em novas aeronaves, novos assentos, salões, ofertas culinárias e digitais aprimoradas, a fim de aumentar significativamente a satisfação do cliente.

Com as novas cabines “Allegris” na Lufthansa e “SWISS Senses” na SWISS, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa estão estabelecendo novos padrões. Os hóspedes da Lufthansa poderão experimentar os novos recursos pela primeira vez em maio, inicialmente na conexão de Munique a Vancouver ( Canadá ).  

O foco permanece na estabilidade operacional, pontualidade e melhor comunicação com o cliente. Para conseguir isso, uma grande ofensiva de serviço foi lançada em todas as companhias aéreas de passageiros do Grupo no início do ano.

Registro para entregas de aeronaves

O Grupo Lufthansa está atualmente passando pela maior modernização de frota de sua história. Em 2024, a empresa receberá novamente mais de 30 novas aeronaves, incluindo cerca de 20 jatos de longo curso. Um número de dois dígitos do Boeing 787-9 “Dreamliners”, oito O Airbus A350-900s e um cargueiro Boeing 777 serão entregues à empresa. Todas essas aeronaves de longo curso voarão para a Lufthansa Airlines e a Lufthansa Cargo. Nunca antes em nossa história esperamos a entrega de tantas novas aeronaves de longo curso para a Lufthansa em apenas um ano.  

No total, o Grupo Lufthansa atualmente possui mais de 250 aeronaves de última geração em sua lista de pedidos – outro recorde. A médio prazo, a modernização levará ao descomissionamento de subfrotas mais antigas, levando a um aumento significativo no conforto do cliente, bem como a uma redução sustentável no CO2 emissões. As aeronaves significativamente mais eficientes em termos de combustível consomem até 30% menos querosene em comparação com seus respectivos modelos anteriores e emitem correspondentemente menos CO2.

O Grupo Lufthansa dá aos funcionários uma participação no sucesso da empresa

Com acordos salariais coletivos acima da média e remuneração variável, o Grupo Lufthansa também permite que seus funcionários participem do desenvolvimento positivo dos resultados da empresa. Desde meados de 2022, a empresa aumentou a remuneração dos grupos profissionais da Deutsche Lufthansa AG em mais de 10. No ano passado, a empresa está pagando aos funcionários do Grupo Lufthansa pagamentos de participação nos lucros acordados com os parceiros sociais no valor de mais de meio bilhão de euros. Mais de 13.000 funcionários foram recrutados no ano passado e mais 13.000 recrutamentos estão planejados para o ano atual.

Dr. Michael Niggemann, Diretor de Recursos Humanos e Diretor Trabalhista da Deutsche Lufthansa AG:

“Estamos orgulhosos de ser um dos melhores empregadores do setor e queremos continuar assim. Nossos funcionários têm um desempenho excepcionalmente bom todos os dias. É por isso que os deixamos compartilhar nosso sucesso econômico. Aumentamos significativamente a remuneração desde meados de 2022. As ofertas que fizemos na atual rodada de negociação coletiva também estão acima da média. No entanto, eles naturalmente também levam em consideração nosso desempenho econômico. Enfrentamos uma concorrência internacional acirrada e precisamos de sucesso econômico – não apenas por boas condições de emprego, mas também para investir em aeronaves com menor consumo de combustível, novos assentos e interiores de cabine ou serviços digitais, por exemplo. Nós queremos crescer. No entanto, isso só é possível se formos competitivos em geral e também em termos de custos trabalhistas. As greves intransigentes do sindicato Verdi estão prejudicando nossos hóspedes, a empresa e, finalmente, nossos funcionários. Estamos sempre abertos a negociações de curto prazo com a Verdi – no entanto, assumimos a responsabilidade conjunta de encontrar boas soluções. Verdi deve suspender a ação de greve e estar preparado para entrar em negociações construtivas sem pré-condições.”

Panorama

O Grupo Lufthansa espera um aumento contínuo na demanda por passagens aéreas no ano atual. Agora a demanda já é alta, especialmente para voos durante os períodos de férias da Páscoa e do verão. Apesar do aumento de capacidade, os fatores de carga registrados para os próximos três meses estão acima do nível do ano passado. Os destinos mais populares são Espanha, Itália, Grécia e outros países do Mediterrâneo. As companhias aéreas de passageiros do Grupo Lufthansa também experimentam alta demanda contínua por serviços de e para a América do Norte.

Devido à forte demanda, o Grupo está expandindo ainda mais a oferta de capacidade de suas companhias aéreas de passageiros. No entanto, também em 2024, o foco permanecerá em garantir operações de vôo estáveis, a fim de melhorar ainda mais a regularidade e a pontualidade. Durante todo o ano, o Grupo Lufthansa prevê uma oferta de capacidade média de cerca de 94% em comparação com 2019. Isso corresponde a um crescimento ano a ano de cerca de 12.

Prevê-se que as receitas do Grupo Lufthansa aumentem significativamente no exercício de 2024. Prevê-se que as receitas unitárias das companhias aéreas de passageiros sejam estáveis ou apenas ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, enquanto os custos unitários deverão permanecer estáveis. Portanto, espera-se que o EBIT ajustado para a Passenger Airlines esteja em pé de igualdade com o ano anterior, assim como o resultado operacional nos segmentos de Logística e MRO. O resultado operacional do Grupo ( EBIT ajustado ) também deve estar no mesmo nível de 2023. O Grupo continua comprometido com seu objetivo de gerar uma margem EBIT ajustada sustentável de pelo menos 8. Prevê-se que o fluxo de caixa livre ajustado atinja pelo menos 1,5 bilhão de euros. O capex líquido deve atingir 2,5 a 3 bilhões de euros. Investimentos brutos mais altos serão parcialmente compensados pelas entradas de transações de venda e arrendamento mercantil.

De acordo com a sazonalidade usual, os resultados serão particularmente fortes no segundo e terceiro trimestres do ano. No primeiro trimestre, espera-se que a perda de EBIT ajustado seja maior do que no ano anterior, devido ao impacto das greves nos lucros e à queda nos lucros na divisão de Logística, que no primeiro trimestre do ano anterior ainda se beneficiava consideravelmente do desenvolvimento excepcionalmente forte do mercado de frete aéreo em conexão com a pandemia de coronavírus.
A transformação em um grupo de companhias aéreas e a internacionalização continuam focadas

O Grupo Lufthansa continua a impulsionar sistematicamente sua transformação de um grupo de aviação para um grupo global de companhias aéreas. A venda do negócio de catering ( Grupo LSG ) foi concluída no final de outubro de 2023. A empresa espera que a venda do especialista em pagamentos AirPlus seja concluída no verão de 2024.

O Grupo também espera a aprovação da Comissão da UE para um investimento na companhia aérea italiana ITA Airways ao longo deste ano. O Grupo Lufthansa está trabalhando de maneira estreita e construtiva com a Comissão da UE para alcançar uma conclusão rápida e subsequente implementação da transação.

Com o investimento planejado na ITA Airways, o Grupo Lufthansa está impulsionando a internacionalização da empresa, a fim de aproveitar melhor as atraentes oportunidades de crescimento no exterior.

Mais de 1 milhão de ingressos Green Fare vendidos

O Grupo Lufthansa continua fortemente comprometido com o aumento da disponibilidade e uso de Combustível de Aviação Sustentável ( SAF ). A Lufthansa foi a primeira companhia aérea do mundo a começar a usar a SAF em operações regulares de voo em 2011. Além disso, o Grupo Lufthansa também pretende usar soluções inovadoras para filtrar CO2 do ar e armazená-lo no subsolo para compensar inevitável CO2 emissões. A empresa está expandindo suas parcerias de tecnologia nesta área.

Já hoje, o Grupo Lufthansa é líder global em ofertas e serviços para voos mais sustentáveis. Mais de um milhão de tarifas verdes já foram vendidas em voos na Europa e para o norte da África no primeiro ano da oferta. Atualmente, o Grupo Lufthansa também está testando suas tarifas verdes em voos selecionados de longo curso. Além disso, mais e mais clientes corporativos estão aproveitando a oportunidade para compensar os voos relacionados a voos COemissões: em 2023, mais de 1.500 empresas em todo o mundo investiram na SAF com o Grupo Lufthansa.

Outras informações

Mais informações sobre os resultados de segmentos de negócios individuais serão publicadas no relatório anual. Isso será publicado ao mesmo tempo que este comunicado de imprensa em 7 de março de 2024 às 7:00 da manhã. CET em https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/investor-relations.html

A conferência de imprensa anual será transmitida ao vivo em http://www.lufthansagroup.comdas 9:30 da manhã. CET.  A chamada do analista será transmitida ao vivo em https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/financial-reports.htmla partir das 12:30. CET.

Os números de tráfego para 2023 também serão publicados às 7:00 da manhã https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/traffic-figures.html

Jan – dez
2023
Jan – dez
2022
Mudar
em %
Outubro – dez
2023
Outubro – dez
2022
Mudar
em %
Receita e resultado
Receita total
€ m
35.422
30.895
15
8.761
8.356
5
dos quais receitas de tráfego
€ m
29.926
25.864
16
7.343
6.960
6
EBIT ajustado1 )
€ m
2.682
1.520
76
402
581
-31
Margem EBIT ajustada1 )
%
7.6
4.9
2,7 P,
4.6
7,0
-2,4 P,
EBIT
€ m
2.669
1.419
88
451
568
-21
Lucro / prejuízo líquido
€ m
1.673
791
112
67
307
-78
Lucro por ação
1,40
0,66
112
0,06
0,26
-77
Principais números do balanço e do demonstrativo de fluxo de caixa
Ativos totais
€ m
45.321
43.335
5
Fluxo de caixa das atividades operacionais1 )
€ m
4.945
5.168
-4
625
-160
Despesas líquidas de capital
€ m
2.811
2.286
23
-390
-533
-27
Fluxo de caixa livre ajustado1 )
€ m
1.846
2.526
-27
183
-786
Funcionários
Funcionários em 31 de dezembro
número
96.677
109.509
-12
1 ) Os números do ano anterior foram ajustados devido a alterações na definição dos números,

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