Intercâmbio

Crescimento do mercado de intercâmbio no 1º semestre de 2024

28,6% dos respondentes da pesquisa Selo Belta pretendem viajar para outro país nos primeiros seis meses do ano

Após um período festivo de início de ano, fevereiro e março marcam o retorno às aulas, um momento em que a renovação de objetivos se torna evidente, como, por exemplo, ao considerar a realização de um intercâmbio. O presidente da Belta (Associação Brasileira de Intercâmbio), Alexandre Argenta, observou um aumento na procura nas agências na semana pós-Carnaval em comparação a janeiro.

“Entendo que o mercado voltou à normalidade no segundo semestre de 2023, após os reflexos da pandemia. Esperamos que essa estabilidade continue em 2024, com números superiores aos de 2022 e 2023. Com base na pesquisa Selo Belta, estimo um crescimento de 5 a 10% no mercado brasileiro neste ano”, disse.

 

Com o aumento no interesse dos estudantes por experiências culturais e em adquirir conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais, o mercado de intercâmbio tem demonstrado um crescimento contínuo. De acordo com a pesquisa Selo Belta 2023, 28,6% dos respondentes têm a intenção de viajar para outro país durante o primeiro semestre de 2024, enquanto 21% planejam fazer um intercâmbio em 2025 ou posteriormente.

“É crucial enfatizar o papel dos agentes de intercâmbio no crescimento do mercado brasileiro, dado o nível de maturidade e qualidade das empresas do setor. O Brasil possui profissionais de alto calibre em todas as áreas do intercâmbio, garantindo que muitos países continuem a receber um grande número de brasileiros em experiências de educação internacional por um longo período”, evidencia Argenta.

As agências Selo Belta, comprometidas com a ética, aumentaram de 42 para 50, uma tendência em ascensão. O objetivo é proporcionar ao estudante a chance de aprimorar sua carreira, mantendo-se atualizado sobre as temáticas sociais, tecnológicas e culturais, em um intercâmbio seguro e de qualidade.

Jovens, adultos e adolescentes têm interesse em conhecimentos que vão além das salas de aula, a fim de ampliar os seus horizontes não apenas com conhecimentos técnicos, mas também comportamentais que transcendem o ambiente acadêmico.

Com base na pesquisa Selo Belta, conheça 3 motivações atuais dos estudantes para a realização do intercâmbio:

1- Oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, 45%;

2- Interesse em investir em idiomas, 29,2%;

3- Vivenciar uma experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo, 10,6% das motivações.

Ao compreender as motivações, os principais destinos e os tipos de programas mais procurados, as agências de intercâmbio poderão adaptar-se melhor ao mercado atual de intercâmbio e entender a perspectiva do intercambista brasileiro a cada ano.

Saiba mais sobre as oportunidades de intercâmbio, aqui!

Sobre a Belta

Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 50 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo