DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Litoral Norte de SP fomenta ‘turismo de ano inteiro’ e vê aumento no ticket médio

Diversidade de atrativos, eventos e formatação de roteiros contribuem para resultado nas cinco cidades da região.

O Litoral Norte de São Paulo vem se destacando como um destino turístico versátil e atraente, promovendo o ‘turismo de ano inteiro’ com uma significativa elevação no ticket médio dos visitantes. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a região observou um aumento de mais de 12% na diária média, que saltou de R$302,97 em 2022, para R$341,15 em 2023.

Este crescimento pode ser atribuído, entre outras coisas, à diversidade de atrativos, realização de eventos culturais e esportivos e à formatação de roteiros integrados entre as cinco cidades da Região Turística: Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo tem sido fundamental neste desenvolvimento, colaborando com o Sebrae, municípios e operadores locais para criar e divulgar roteiros que valorizam a cultura, história, natureza, sol e praia e o turismo náutico.

A relação de Roteiros Turísticos está disponível no website do consórcio (circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias-sub/46/roteiros-turisticos) e tem o objetivo de apresentar alguns dos atrativos regionais por meio de uma lógica geográfica, perfil, comercialização, estruturas e facilidade de acesso. Os viajantes que acessarem a página podem encontrar opções como: 4 atrações de Ecoturismo, Roteiro de 10 praias e Sol, Praia e Náutico.

Muitas ações de novos produtos dos municípios também têm impulsionado o turismo de ano todo, como Avistamento de Cetáceos, Turismo Náutico – com melhoras na infraestrutura, Gastronomia, Eventos Esportivos, Turismo de Base Comunitária e Turismo de Natureza. A integração na promoção e oferta regional gera um aumento na qualificação dos fornecedores locais e aumento do tempo de estadia.

Além disso, a estratégia de diversificação do turismo inclui a promoção de eventos e a participação em feiras do setor, aprimorando a visibilidade dos municípios e abrindo novas oportunidades de negócios. O Circuito Litoral Norte de São Paulo se consolidou, nos últimos cinco anos, como referência em gestão integrada e desenvolvimento conjunto, enriquecendo a oferta turística e ampliando as opções de visita, o que se traduz no aumento da satisfação e permanência dos turistas na região.

“O Litoral Norte de São Paulo é um exemplo de como a diversidade de atrativos, ações conjuntas com o trade e a integração entre municípios podem transformar uma região em um destino turístico de sucesso, promovendo o turismo o ano inteiro, elevando o ticket médio dos visitantes e impulsionando a economia local”, comenta o presidente do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus.

Os resultados dessas iniciativas são claros: a quebra da sazonalidade e o atendimento a uma variedade de públicos, desde entusiastas do turismo de aventura e natureza até aqueles que buscam relaxar nas praias paradisíacas ou explorar a rica cultura local. A região também tem visto um crescimento sustentável, refletido não apenas nos números, mas na geração de trabalho, renda e qualidade de vida para a população local.

O Circuito Litoral Norte, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e o Ministério do Turismo, continua a apoiar o trade regional para se fortalecer como um produto cada vez mais completo e diversificado. Com uma abordagem focada em segurança, sustentabilidade e inovação, o consórcio turístico está definindo novos padrões para o turismo no Estado de São Paulo, garantindo que a região do Litoral Norte permaneça no topo da lista de destinos imperdíveis para todos os tipos de viajantes.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo