ENTIDADES DE CLASSE

Visit Rio e Riotur promovem treinamento de profissionais para melhorar experiência de visitantes na Cidade Maravilhosa

Formação foi oferecida a cerca de 40 atendentes turísticos nesta segunda-feira (29)

Para atender à crescente demanda de turistas que desembarcam no Rio de Janeiro com a proximidade do Carnaval, o Visit Rio Convention Bureau e a Riotur promoveram um programa de treinamento para quarenta profissionais que atuam em oito postos de informações turísticas da cidade. O objetivo é aprimorar as habilidades dos atendentes e proporcionar aos visitantes uma experiência positiva durante a estadia na Cidade Maravilhosa. A formação foi realizada nesta segunda-feira (29), na sede da Abav, no centro da cidade.

O programa de treinamento foi dividido em duas partes: uma técnica e outra comportamental. Na primeira etapa, os participantes receberam instruções sobre pontos e regiões turísticas, locais para visitação, meios de transporte, lugares para compras e alimentação, além de esclarecimentos de dúvidas em geral. Já a parte comportamental visa aprimorar as habilidades dos atendentes para receber os visitantes, o que inclui linguagem apropriada e pronomes de tratamento, entre outros aspectos.

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, a hospitalidade nos serviços turísticos é um dos fatores que contribuem para o retorno do visitante ao destino. “Uma boa recepção é o cartão de visita, faz com que o visitante se sinta acolhido. Para isso é importante investir na capacitação dos profissionais que atuam nessa ponta, construindo uma abordagem respeitosa, humana e alinhada à autenticidade da nossa cidade”, disse.

“Os postos de atendimento aos turistas são a porta de entrada para quem visita o Rio de Janeiro. Investir no aprimoramento das habilidades técnicas dos atendentes possibilita que o visitante receba as informações adequadas, o que contribui para que ele se sinta acolhido e aproveite melhor a sua estada na cidade.” ressalta Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Segurança em pauta

A segurança dos visitantes também foi pauta do treinamento. Para abordar o assunto, o encontro recebeu a delegada Patrícia Alemany, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). A profissional orientou a equipe sobre como lidar com diversas circunstâncias, assegurando que os turistas recebam o suporte adequado em situações que exijam acionar o serviço especializado.

No princípio de janeiro, novos postos de informações foram inaugurados nos postos dois e cinco da Orla de Copacabana e os serviços de atendimento do Aeroporto Internacional RIOgaleão, do Aeroporto Santos Dumont, da Rodoviária Novo Rio e do Pier Mauá foram ampliados. Além disso, a cidade conta com equipes móveis em bicicletas, posicionadas em locais de grande movimentação ou em eventos específicos.

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