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Próximo destino: os novos perfis de viajantes da América Latina

O turismo está passando por uma transformação significativa, marcada pela adaptação do setor às mudanças nas necessidades dos viajantes. O impacto global da pandemia de COVID-19 no turismo foi profundo, com perdas econômicas significativas e recuperação lenta. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), entre 2019 e 2022, foram registradas perdas de US$ 2,6 bilhões devido a restrições de viagens. Embora o turismo internacional tenha começado a se recuperar, ele ainda está 34% abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Essa nova realidade colocou o setor de turismo diante de um desafio sem precedentes, mas também criou oportunidades para explorar perfis de viajantes emergentes e uma democratização do turismo. Mariana Carreón, Diretora de Pesquisa e Estratégia Cultural da agência another – principal agência de comunicação estratégica da América Latina, destaca os desafios do mercado com este setor e quais mudanças no comportamento do consumidor precisam ser observadas de perto.

Reconfigurando o turismo na América Latina

O estudo “Atualizando o cartão de embarque” da another destaca como o turismo na América Latina evoluiu para se tornar mais acessível e alinhado com um estilo de vida digital.

Fatores como o acesso a informações em tempo real, acomodações alternativas, opções de transporte mais acessíveis e uma mudança nas preferências dos turistas em relação a experiências em vez de bens materiais democratizaram o turismo na região.

Em 2022, 86,3% do turismo na América Latina foi doméstico, impulsionado por destinos de baixo custo e belezas naturais e culturais únicas. Essas viagens regionais se traduzem em 84% de gastos com lazer e os 16% restantes com trabalho. Os investimentos em turismo se concentram em transporte, alimentação, acomodação, compras, atividades e muito mais.

De acordo com a análise de outra equipe, o turismo está passando por uma reconfiguração e reestruturação. “Depois de uma pausa (forçada) em relação às viagens, podemos observar uma reestruturação global latente e um desejo de explorar como nunca antes. As pessoas estão dispostas a investir em experiências de viagem que transcendam o comum, especialmente aquelas que atendam às suas aspirações atuais como viajantes, gerando um desejo de descobrir e planejar entretenimento, cultura, diversão, cura emocional e aventuras inesquecíveis”, disse a especialista.

Novos perfis de viajantes

O estudo da another destaca cinco novos perfis de viajantes na era pós-COVID:

Viajante experiencial: busca experiências únicas e autênticas em destinos não convencionais. Eles se preocupam em apoiar as comunidades locais e mergulhar na cultura local.

Viajante sem culpa: valoriza o relaxamento e a desconexão. Gosta de paz e tranquilidade e de não ter uma agenda lotada. Busca destinos paradisíacos e experiências gastronômicas de luxo.

Viajante zen: busca experiências de viagem profundas para crescimento pessoal. Combina o bem-estar físico e mental, participando de retiros de ioga, meditação e explorando as culturas locais.

Nômade digital: trabalha remotamente enquanto explora o mundo. Busca conexões humanas significativas nos lugares que visita e se interessa pela cultura local.

Set Jetters: inspira-se nas tendências culturais e no entretenimento da mídia. Procura recriar na vida real o que vê na tela e compartilhar suas experiências nas mídias sociais.

Esses novos perfis de viajantes representam uma diversidade de necessidades e preferências. Para atender a essas demandas em constante mudança, os profissionais de marketing e o setor de turismo devem se adaptar a essas tendências emergentes. A chave para construir relacionamentos sólidos e garantir a satisfação desses viajantes é adaptar-se às suas expectativas e desejos exclusivos.

O turismo na América Latina e em todo o mundo enfrenta um cenário empolgante e desafiador. Os viajantes não estão mais satisfeitos com experiências padronizadas; eles buscam individualidade e autenticidade em suas viagens. O setor de turismo deve evoluir para atender a essas demandas e garantir um futuro próspero.

Sobre a another

Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Porto Rico, República Dominicana, Paraguai, Uruguai e Europa.

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