Turismo Rodoviário

Segurança e habilidade dos motoristas conquistam mais de 95% de aprovação dos viajantes

O indicador foi apresentado na pesquisa sobre transportes rodoviários, encomendada pela ABRATI e realizada pelo Vox Populi. O estudo revela os altos índices de satisfação dos usuários e reflete a evolução do setor no país

Outubro, 2023. Pesquisa desenvolvida pela Vox Populi revela que 95,5% dos passageiros aprovam a segurança e a habilidade dos motoristas na direção durante as viagens. Encomendado com exclusividade pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), o estudo apresenta os índices de satisfação dos usuários de transportes rodoviários em 2023.

Segundo o levantamento, 82% dos passageiros aprovam as medidas de segurança implementadas pelo setor. O índice foi superior aos 67,6% observados na última pesquisa, em 2018. Já o atendimento prestado pelo motorista e funcionários em toda a jornada do usuário saltou de 71%, para 86,6% este ano. As métricas destes dois indicadores estão entre as mais elevadas do estudo.

A pesquisa revelou ainda que as ofertas de passagens e a disponibilidade de vagas, datas e horários de acordo com as necessidades dos passageiros, atingiram percentual de aprovação de 75,1% nas avaliações, e a satisfação com a aparência e limpeza dos ônibus saltou de 60,7%, em 2018, para 71,7% de aprovação.

Letícia Pineschi, conselheira Executiva da ABRATI, observa que estudos com este viés ajudam a compreender melhor a percepção dos usuários quanto aos serviços ofertados e ainda aprimorar o olhar das empresas do setor quanto à importância de proporcionar uma entrega de valor ao viajante.

“Este tipo de consulto nos permite ter mais profundidade acerca de como estamos impactando a vida das pessoas por meio de nossos serviços e nos permite ter mais assertividade estratégica para impulsionar investimentos em veículos mais modernos, infraestrutura e limpeza em dia, além de profissionais capacitados com atendimento humanizado e prestativo”, pontua.

Mais de 70% dos usuários estão satisfeitos com o transporte rodoviário interestadual

Realizada entre 12 e 16 de setembro deste ano, a pesquisa levou em conta a satisfação dos usuários de transporte rodoviário em linhas interestaduais e analisou os critérios que influenciam a experiência dos viajantes. Entre as 616 entrevistas, realizadas em cidades de grande fluxo rodoviário interestadual, chama atenção o total de viajantes que se declararam satisfeitos com o transporte rodoviário interestadual, índice que ultrapassou o patamar de 70% com um crescimento significativo de 22,5 pontos percentuais em comparação com 2018.

“Os indicadores obtidos na pesquisa nos mostram claramente que ao considerarmos todos os aspectos avaliados, a percepção dos passageiros sobre os serviços rodoviários está mais positiva do que há cinco anos. Além disso, todos os aspectos relacionados ao transporte rodoviário interestadual que avaliamos obtiveram índices de satisfação superiores a 65,0%, o que nos mostra que estamos avançando em nossas práticas e cada vez mais evoluindo para entregar o que há de melhor a cada viajante”, celebrou a executiva.

Ainda de acordo com a pesquisa, no último ano, os principais motivos para as viagens interestaduais são passeio e férias. O número saltou de 28,9%, em 2018, para 32,6%, em 2023.

“Esse é mais um ponto positivo para a categoria dos transportes terrestres de passageiros, que mesmo sofrendo com a alta carga tributária, faz o melhor possível para atender aos usuários de forma respeitosa e justa. E não podemos esquecer que esses números também valorizam o trabalho das inúmeras empresas que se dedicam para melhorar cada vez mais”, declarou Pineschi.

Resultados inspiram mais investimentos do setor

Os resultados da pesquisa, somados ao aumento do número de viagens de ônibus resultam em estímulos para que as empresas do setor rodoviário de passageiros sigam apostando na renovação e ampliação das frotas. Levantamento recente apresentado pela Abrati mostra que até o primeiro semestre deste ano já são mais de 9mil veículos habilitados para operação em todo o país. Além disso, o balanço mostrou ainda que de janeiro a março deste ano, a média de passageiros transportados foi de 6 milhões, um número acima do esperado para o período.

A executiva detalha que o crescimento pode ser atribuído à alta na quantidade de viagens, que já está similar ao total transportado de passageiros no ano de 2019, pré-pandemia, um dos períodos mais animadores para o setor.

“Neste momento de consolidação da nossa retomada, essa soma de resultados, sem dúvida, nos motiva a seguir investindo para tornar o nosso setor cada vez mais forte e competitivo, oferecendo o que há de melhor e mais inovador aos passageiros de norte a sul do Brasil”, concluiu.

Sobre a ABRATI | A ABRATI é uma associação de classe de âmbito nacional que representa os segmentos do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sua atuação se concentra no aperfeiçoamento da qualidade do serviço, combate ao transporte irregular, melhorias das condições de infraestrutura e apoio nas rodovias, ampliação da segurança, comunicação eficiente, busca de parcerias para soluções de problemas e um permanente esforço pela unidade da classe.

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