30.7 C
Brasil
sábado, dezembro 7, 2024
spot_img

Vem conhecer o outro pai do Mickey Mouse

Já contamos aqui sobre o novo livro de Ubbe Iwwerks, de autoria de Claudemir Oliveira e Juliana Oliveira, que completará a nossa TRILOGIA DISNEY – única no mundo.

Além das biografias dos irmãos Walt e Roy Disney, em breve será lançado o novo livro sobre Ubbe Iwwerks, um dos responsáveis pelo sucesso gigantesco da The Walt Disney Company.

Ao lado do próprio Walt, Ubbe foi um dos homens mais influentes na história da empresa.

Por muitas décadas, ele não recebeu o crédito que merecia, mas hoje é reconhecido como um dos animadores mais talentosos do século XX.

O impacto de Ubbe veio à tona especialmente quando ele foi nomeado Disney Lengend (Lenda da Disney) em 1989.

Mestre da arte e da animação, Ubbe foi o braço direito de Walt Disney nos primeiros anos do estúdio.

O relacionamento de Ubbe com Walt vem de longa data – antes do início do que se tornou o maior estúdio de animação da história.

Quando Ubbe tinha 18 anos, trabalhou no Pesman-Rubin Commercial Art Studio em Kansas City, onde realizou trabalhos de letras e aerografia. Enquanto estava lá, ele conheceu e fez amizade com seu colega Walt Disney.

Eles tentaram lançar seu próprio negócio juntos no ano seguinte, mas não conseguiram obter sucesso, então os dois jovens trabalharam na Kansas City Film Ad Company por um tempo.

Depois que Walt estabeleceu seu próprio estúdio de desenho animado em 1923, não é surpresa que ele tenha trazido Ubbe como seu primeiro animador contratado.

Embora o estúdio tenha tido altos e baixos iniciais enquanto lutava para manter o equilíbrio, Ubbe permaneceu com Walt e ajudou a empresa a florescer.

O outro pai do Mickey Mouse

Todo mundo sabe que Walt é o “pai” do Mickey, mas Walt não foi o único homem que participou da criação.

Quando Walt teve a ideia de substituir seu personagem Oswald, foi Ubbe quem desenvolveu a aparência do Mickey e formou seu design final.

Ubbe inclusive animou sozinho os primeiros desenhos de Mickey Mouse lançados pelo Disney Studio.

Uma rivalidade de curta duração

 

Trabalhar com Walt nem sempre foi um mar de rosas.

Os dois passaram por muitas trocas tensas ao longo dos anos, e a agitação entre eles atingiu o auge em 1930. Foi quando Ubbe parou de trabalhar para Walt e deixou o estúdio, acusando Walt de ser muito exigente e de não compartilhar uma quantidade razoável de crédito.

Ele queria autonomia para produzir seu próprio material.

Depois de deixar a empresa, Ubbe lançou seu próprio estúdio chamado The Iwerks Studio, com Flip the Frog estrelando em vez de Mickey Mouse.

Por mais promissor que tenha sido o início, o estúdio nunca foi capaz de decolar, falindo seis anos depois.

Eventualmente, Ubbe voltou a trabalhar com Walt com a condição de que lhe fosse dada mais liberdade, o que lhe permitiu dedicar tempo a experimentar técnicas de animação e tecnologia de efeitos especiais.

Felizmente, a liberdade que Ubbe recebeu após retornar ao estúdio da Disney permitiu ao visionário desenvolver a tecnologia para combinar personagens de ação ao vivo e animados em filmes.

Seu trabalho lhe rendeu um Oscar pelos efeitos especiais de Mary Poppins .

Quase duas décadas após sua morte em 1971, Ubbe foi homenageado como uma das primeiras lendas da Disney.

Sem Ubbe, a Walt Disney Company não seria o que é hoje.

É de arrepiar a história de Ubbe Iwwerks, não é?

Em breve, a biografia completa, com mais de 400 páginas, estará disponível.

Estamos preparando uma surpresa especial para celebrar esse lançamento.

 

Related Articles

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias