Cias Aéreas

KLM inicia colaboração com a equipe de estudantes da AeroDelft: construindo um avião a hidrogênio

Em 1º de abril de 2023, a KLM Royal Dutch Airlines inicia uma colaboração com a equipe de estudantes AeroDelft para trabalhar em seu Projeto Phoenix: construir uma aeronave movida a hidrogênio. Desenvolver e testar uma aeronave movida a hidrogênio gerará informações importantes sobre como o hidrogênio pode ser aplicado na aviação, incluindo o projeto de tanques de hidrogênio líquido e recursos de segurança cruciais. Isso coloca a KLM na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias de aviação.

A KLM e a AeroDelft compartilham a ideia de que as viagens aéreas são essenciais para as pessoas e diversos setores, mas que a inovação na aviação é vital. A KLM está iniciando uma colaboração com a equipe de alunos da AeroDelft para se tornar parte de vários ecossistemas em torno das tecnologias do futuro, como voar com hidrogênio.

Com esta iniciativa, a KLM e a AeroDelft querem contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio e as pré-condições associadas. Isso pode incluir certificação, regulamentos e infraestrutura. As tecnologias atualmente em desenvolvimento ainda enfrentam muitos desafios, como a distribuição e transporte de hidrogênio líquido.

Sobre o Projeto Phoenix
O objetivo do Projeto Phoenix da AeroDelft é construir uma aeronave movida a hidrogênio. O projeto envolve o desenvolvimento de um drone, o Phoenix-Prototype, que servirá de trampolim para o desenvolvimento da primeira aeronave tripulada de hidrogênio líquido-elétrico, o Phoenix Full-Scale.

O Phoenix Prototype funciona com um motor elétrico alimentado por hidrogênio líquido e tecnologia de célula de combustível. O drone já completou seu primeiro voo, dando uma contribuição importante para a experiência da AeroDelft com voos movidos a hidrogênio. Isso envolveu testar se o drone poderia voar com hidrogênio líquido e se poderia ser controlado do solo.

O drone serve como ponto de partida para a aeronave tripulada que voará com hidrogênio: o Phoenix Full Scale. A equipe construiu o quadro para o Phoenix Full Scale e está testando os sistemas de hidrogênio dentro do quadro. Enquanto isso, a equipe pretende pilotar suas aeronaves tripuladas em 2024 usando hidrogênio gasoso e, posteriormente, com hidrogênio líquido em 2025.

Equipe de estudantes da AeroDelft
A AeroDelft consiste em uma equipe de 50 alunos que estudam na Delft University of Technology. A missão da AeroDelft é provar e promover o hidrogênio como uma alternativa aos combustíveis de aviação convencionais.

“A KLM deseja desempenhar um papel de liderança na inovação da aviação e está buscando ativamente oportunidades para acelerar esses desenvolvimentos. A inteligência e as soluções da geração mais jovem são necessárias para pensarmos fora da caixa. O entusiasmo e o trabalho árduo da AeroDelft ajudam tremendamente nisso.
Barry ter Voert, CXO e EVP de Desenvolvimento de Negócios
Estamos muito felizes em trabalhar com a KLM no futuro da aviação, é muito gratificante ser apoiado por um grande player da indústria. Juntos, trabalharemos duro para criar tecnologias novas e inovadoras e ensinar os engenheiros do futuro.
Wouter van der Linden, Team Manager AeroDelft

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