_Destaque

Etnoturismo e a retomada dos eventos na floresta

Por @luanebittes.eventos @eventos.em.foco

Apresentação do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=gojO5v5jpHY

https://www.youtube.com/watch?v=QLIa120ONTc&t=3s

Festivais culturais na Amazônia especialmente em terras indígenas são considerados eventos de grande riqueza cultural e importância aos povos originários e para diversos turistas do mundo todo, sendo também uma rica oportunidade para conhecer melhor a cultura de diversos povos.

Os eventos ligados ao Etnoturismo contam com muita aventura, dança, música, comidas típicas, pinturas corporais, rituais com medicinas da floresta, ritos, brincadeiras, cantorias, banhos corporais com ervas, argila, feira de artesanatos, contação de histórias, trilhas, passeios de barco, banho de rio e igarapés, dentre vários momentos de puro conhecimento, alegria e conexão ancestral, com povos muito sábios por natureza.

Os festivais culturais e os artesanatos desenvolvidos por indígenas são a alegria e sustento de diversas famílias e aldeias, todos os moradores são beneficiados quando os encontros e negociações acontecem de forma responsável, amigável e respeitosa!

O Conexão Indígena é um projeto idealizado por Luane Bittes, Assessora em Eventos, Viagens e Cerimonialista, profissional que atua com turismo, representação de resorts e gestão de eventos corporativos, sociais, esportivos, culturais e holísticos há 20 anos, em todo território nacional.

Luane Bittes viaja para o Acre há 9 anos e em meio aos eventos corporativos a trabalho teve a oportunidade de estar em um evento cultural indígena, Festival Atsá, na Aldeia do Povo Puyanawa, a 1h de Cruzeiro do Sul.

Desde então, apaixonada pelo que presenciou em territórios indígenas, teve a autorização por lideranças de auxiliar grupos e viajantes na chegada aos eventos na floresta, por apoiar também a causa indigenista, que protege nossa Amazônia.

Através do projeto Conexão Indígena, Luane Bittes já cedeu cursos gratuitos sobre gestão de eventos, planejamento e redes sociais para moradores das aldeias, com intuito de auxiliar os responsáveis, micro empreendedores e artesãos na divulgação de seus artesanatos, festivais e vivências que organizam.

É incrível ver um evento cultural indígena acontecer na floresta juntamente com um lindo cerimonial, aberturas solenes, precedências nas falas, decoração, buffet com alimentação regional tradicional, receptivo, transfer terrestre e fluvial, recepção impecável, programação riquíssima de atrações diversas e o melhor, amor no coração dos indígenas que se envolvem na organização para receber os turistas.

Não vai quem quer ou apenas quem tem para pagar o valor cobrado, mas sim, quem merece estar na companhia de indígenas dentro do seu território”.” diz a empresária e organizadora de eventos Luane Bittes.

 Após quase 2 anos sem eventos realizados por indígenas em suas terras a retomada de eventos também chega nas aldeias, com muita responsabilidade e apoiadores em todo o mundo!

Todos saem ganhando nos festivais culturais nas comunidades pois todos os moradores indígenas se movimentam para que as imersões e vivências aconteçam da melhor forma, com simplicidade, porém muita organização!

O mundo e o Brasil precisam de eventos culturais, os indígenas também precisam de profissionais de eventos e turismo que comunicam ao mundo suas festividades e os auxiliam na divulgação, nas emissões das passagens, na organização da chegada e partida dos viajantes. Todas as parcerias são importantes para facilitar a chegada de “turistas conscientes, que respeitam acima de tudo um território indígena”.

O objetivo deste projeto é proporcionar de forma responsável e respeitosa a possibilidade do intercâmbio cultural entre pessoas de todo o mundo e os povos indígenas, em especial das aldeias do Acre, através da organização de viagens para grupos para participação dos eventos, vivências e festivais por eles realizados em suas aldeias.

O intuito também é facilitar imersões e vivências por todo Brasil para facilitar o convívio, conhecimento, a valorização dos costumes e da cultura dos povos originários, que infelizmente  sofrem tanto descaso do nosso governo, onde por incrível que pareça, ainda existem aldeias sem água potável, saneamento básico, com alagamentos em suas terras, sem auxílio saúde e muitas vezes sem o sustento básico para diversas famílias que moram a horas de cidades, porém, sobra alegria e motivos para celebrar, organizar as vivências culturais em suas terras e receber turistas de todo o mundo para mostrar o que possuem de melhor, A VIDA NA FLORESTA!

O projeto Conexão Indígena visa conectar as pessoas com a força viva da natureza e seus guardiões, através da divulgação de seus artesanatos, vivências e eventos culturais na floresta e no mundo. Visa também compartilhar com interessados histórias, vídeos, imagens, cantos, mensagens e principalmente, divulgar os festivais e vivências culturais na floresta!

Observação importante: As confirmações das viagens para os festivais devem ser antes de mais nada agendadas com os líderes de cada aldeia por seus representantes, agentes já autorizados para informações e reservas.

Cada liderança escolhe seus parceiros para que tenham comprometimento com as pessoas que os visitarão, que devem antes de tudo, respeitar um território indígena, seus costumes e seus moradores.

E essa é a missão do @conexaondigena! Conectar pessoas com a força viva da natureza e apoiar os indígenas viajantes quando estiverem em outras cidades levando sua cultura, rezo e conhecimentos para o mundo!

Além do perfil Conexão Indígena no instagram, foi criado o perfil @conexaoindigena.art para divulgação de belos artesanatos, eles enviam para vários lugares do mundo!

Existe também o Canal no Youtube “Conexão Indígena” com lindos registros de momentos em aldeias já visitadas.

Siga os perfis e canais de comunicação, se dê este presente!

Conheça mais sobre etnoturismo e eventos culturais indígenas, saiba que eles existem juntamente com um público apaixonado pela Amazônia.

Já temos data para próxima imersão no Acre e boas parcerias são sempre bem-vindas!

Embarque nessa aventura! Seu sonho pode virar realidade!

Mais informações:

Luane Bittes

Assessoria em Eventos, Viagens e Cerimonial

Agente Autorizada para divulgação e reservas.

Contato: (61) 9 9995 2860

@luanebittes.eventos, @eventos.em.foco @conexaoindigena

www.luanebittes.com.br

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo