AEROPORTOS

Salvador Bahia Airport é o primeiro no Brasil a receber certificação ambiental ISO 14001

  • Sistema de Gestão Ambiental do aeroporto agora é 100% certificado segundo norma da ABNT;
  • A certificação é uma das metas da VINCI Airports para 2030 alcançadas pelo Aeroporto de Salvador antecipadamente.

Crédito: Divulgação

Salvador, 2023 – O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebeu a certificação da ISO 14001. Esta é a primeira vez no Brasil que um aeroporto é reconhecido com a norma internacional que confirma a excelência do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Também atesta que o operador aeroportuário possui compromisso com o desenvolvimento sustentável, por meio de processos e procedimentos, e é capaz de fazer o gerenciamento do impacto ambiental de suas atividades.

A certificação, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), significa um importante passo para a gestão ambiental. A conquista da ISO 14001 é mais uma das metas ambientais da VINCI Airports que o Aeroporto de Salvador atinge antes do prazo estabelecido pela rede (2030).

Em apenas cinco anos de concessão, o Aeroporto de Salvador foi seguidamente premiado devido às iniciativas implantadas de acordo com as diretrizes da VINCI Airports. A rede tem o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução das emissões de carbono e de água em 50%.

Para reforçar o compromisso da VINCI Airports com ações para adoção do conceito de economia circular e de sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport inaugurou em setembro do ano passado uma nova estrutura que concentra as principais iniciativas ambientais do terminal. Entre elas estão a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Central de Resíduos Sólidos e um Centro da Biodiversidade com mais de 600 m² – destinado ao desenvolvimento de ações de conservação de fauna e flora.

O Complexo da Sustentabilidade é um espaço construído visando o alcance dos objetivos ambientais da rede VINCI Airports: preservar os recursos naturais, combater as mudanças climáticas e adotar a economia circular. O local também foi pensado para realização de atividades de educação ambiental e interação com a comunidade aeroportuária.

Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, comemora a conquista da certificação. “Quando assumimos o aeroporto, em 2018, iniciamos a construção do Sistema de Gestão Ambiental e a padronização dos nossos processos e procedimentos. Para a implantação do Sistema, contamos com o envolvimento de praticamente todas as áreas da empresa, por meio do alinhamento de suas atividades “.

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.

Sobre a VINCI Airports

Maior operador aeroportuário do mundo, administra mais de 65 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e implantação da transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo