Cias Aéreas

Emirates Group anuncia resultados de 2021-22

Grupo registra prejuízo anual de AED 3,8 bilhões (US$ 1,0 bilhão) devido ao impacto contínuo da pandemia de COVID-19, uma melhoria significativa em relação ao ano passado com a dnata retornando à lucratividade

A receita do grupo de AED 66,2 bilhões (US$ 18,1 bilhões) aumentou 86% com forte demanda de clientes à medida que as restrições de viagens em todo o mundo diminuem
Termina o ano com um saldo de caixa melhorado e forte de AED 25,8 bilhões (US$ 7,0 bilhões)
A Emirates relata uma perda significativamente reduzida de AED 3,9 bilhões (US$ 1,1 bilhão) em comparação com a perda de AED 20,3 bilhões (US$ 5,5 bilhões) no ano anterior

Receita aumentou 91% para AED 59,2 bilhões (US$ 16,1 bilhões), com a companhia aérea expandindo a capacidade global e restabelecendo mais voos de passageiros
A capacidade das companhias aéreas aumentou 47% para 36,4 bilhões de ATKMs, com cinco aeronaves A380 finais adicionadas à sua frota
dnata relata lucro de AED 110 milhões (US$ 30 milhões), uma recuperação sólida de sua perda de AED 1,8 bilhão (US$ 496 milhões) no ano anterior

A receita aumentou 54% para AED 8,6 bilhões (US$ 2,3 bilhões), refletindo a recuperação da pandemia em todas as divisões de negócios nos Emirados Árabes Unidos e no mundo
Expande a presença global com a aquisição dos serviços globais de varejo a bordo da easyJet e a abertura de novas instalações de carga, hospitalidade aeroportuária e varejo

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 13 de maio de 2022 – O Emirates Group divulgou hoje seu Relatório Anual 2021-22, que mostra uma forte recuperação em seus negócios. A dnata retorna à lucratividade, e melhorias significativas de receita foram relatadas na Emirates e na dnata, à medida que o Grupo reconstruiu suas operações de transporte aéreo e relacionadas a viagens, que foram anteriormente reduzidas ou reduzidas pela pandemia do COVID-19.

Para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2022, o Emirates Group registrou um prejuízo de AED 3,8 bilhões (US$ 1,0 bilhão) em comparação com um prejuízo de AED 22,1 bilhões (US$ 6,0 bilhões) no ano passado. A receita do Grupo foi de AED 66,2 bilhões (US$ 18,1 bilhões), um aumento de 86% em relação aos resultados do ano passado. O saldo de caixa do Grupo foi de AED 25,8 bilhões (US$ 7,0 bilhões), um aumento de 30% em relação ao ano passado, principalmente devido à forte demanda em suas principais divisões de negócios e mercados, desencadeada pela flexibilização das restrições relacionadas à pandemia.

Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da Emirates Airline and Group , disse: “Este ano, nos concentramos em restaurar nossas operações com rapidez e segurança, sempre que as restrições relacionadas à pandemia diminuíram em nossos mercados. A recuperação dos negócios acelerou, especialmente na segunda metade do ano. A demanda robusta dos clientes impulsionou uma grande melhora em nosso desempenho financeiro em comparação com nossas perdas sem precedentes do ano passado e construímos nosso forte saldo de caixa.

“A saúde e a segurança de nosso pessoal e clientes continuaram sendo uma prioridade fundamental enquanto o mundo navegava em seu segundo ano completo da pandemia. Na Emirates e na dnata, respondemos às condições dinâmicas do mercado com agilidade e introduzimos produtos e serviços inovadores para atender às necessidades de nossos clientes e proporcionar a melhor experiência possível.

“2021-22 também foi um ano significativo, pois os Emirados Árabes Unidos comemoraram seu 50º aniversário e receberam o mundo na Expo 2020 Dubai, o que gerou um aumento no engajamento global e na visitação aos Emirados Árabes Unidos. O Emirates Group estava orgulhoso de contribuir para o sucesso da Expo e para os eventos de jubileu dos Emirados Árabes Unidos.”

Em 2021-22, a Emirates recebeu mais uma injeção de capital de AED 3,5 bilhões (US$ 954 milhões) de seu acionista final, o Governo de Dubai, e o Grupo aproveitou vários programas de apoio à indústria e obteve um alívio total de quase AED 0,8 bilhão em 2021-22.

À medida que a Emirates e a dnata intensificavam as operações, os funcionários anteriormente em licença ou despedidos foram demitidos e recontratados, e novas campanhas de recrutamento foram realizadas para reabastecer o pool de talentos do Grupo e aumentar suas capacidades futuras. Como resultado, a força de trabalho total do Grupo aumentou 13% para 85.219 funcionários, representando mais de 160 nacionalidades diferentes.

Em 2021-22, o Grupo investiu coletivamente AED 7,9 bilhões (US$ 2,2 bilhões) em novas aeronaves e instalações e as mais recentes tecnologias para posicionar os negócios para recuperação e crescimento futuro. Também continuou avançando em sua estratégia ambiental focada na redução das emissões de carbono, no consumo de recursos com responsabilidade e na conservação da vida selvagem e dos habitats. Durante o ano, o Grupo apoiou iniciativas comunitárias, humanitárias e filantrópicas em seus diversos mercados, bem como incubadoras de inovação e outros programas que fomentam soluções futuras para o crescimento da indústria.

Sheikh Ahmed disse : “Para o Grupo Emirates, 2021-22 foi em grande parte sobre recuperação, após o ano mais difícil da história do nosso Grupo. Não se trata apenas de restaurar nossa capacidade, mas também de aumentar nossas capacidades futuras à medida que reconstruímos. Nosso objetivo é construir de volta melhor e mais forte, para que possamos oferecer experiências ainda melhores aos nossos clientes e oferecer mais suporte às comunidades que atendemos.

“Esperamos que o Grupo retorne à lucratividade em 2022-23 e estamos trabalhando duro para atingir nossas metas, observando de perto os ventos contrários, como altos preços dos combustíveis, inflação, novas variantes do COVID-19 e incerteza política e econômica.

“Nossos investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia, pessoas e parcerias continuarão a nos dar a capacidade e a vantagem de fornecer produtos e valor líderes do setor para nossos clientes. À medida que Dubai e os Emirados Árabes Unidos avançam com sua estratégia para os próximos 50 anos e além, o Grupo Emirates está bem posicionado para desempenhar nosso papel de contribuir para o crescimento econômico, facilitar o envolvimento global e causar um impacto positivo nas pessoas e comunidades.”

Desempenho da Emirates

A capacidade total de passageiros e carga da Emirates aumentou 47%, para 36,4 bilhões de ATKMs em 2021-22, à medida que a companhia aérea continuou a restabelecer os serviços de passageiros em sua rede, de acordo com o levantamento das restrições de voos e viagens relacionadas à pandemia.

De 120 destinos no início do ano fiscal, ao aumento das operações e crescimento da capacidade em mais de 140 destinos até 31 de março de 2022, a Emirates conseguiu responder dinamicamente para atender à demanda dos clientes onde quer que surgissem oportunidades, graças à resiliência de seu pessoal e modelo de negócios . Em julho, a companhia aérea lançou uma nova rota para Miami, elevando para 12 o total de gateways de passageiros nos EUA.

Para atender à forte recuperação na demanda de viagens, a Emirates implantou sua principal aeronave A380 em ainda mais cidades durante o ano, levando sua rede A380 para 29 destinos em 31 de março de 2022.

Ajudando os viajantes a acessar ainda mais destinos, em 2021-22, a Emirates reforçou suas parcerias estratégicas com a Qantas e a flydubai e expandiu suas parcerias interline e codeshare na Europa, Américas, África e Ásia, incluindo: Aeromar, airBaltic, Airlink, Azul, Cemair , Garuda Indonesia, Gulf Air, Maldivian, South African Airways e TAP Air Portugal. A Emirates também assinou acordos e lançou iniciativas com parceiros turísticos em vários destinos para apoiar a recuperação de viagens e turismo.

A Emirates recebeu suas últimas cinco novas aeronaves A380 durante o ano financeiro, todas equipadas com seus mais recentes interiores de cabine, incluindo assentos Premium Economy. Também eliminou gradualmente 2 aeronaves mais antigas, compostas por 1 Boeing 777-300ER e 1 cargueiro, deixando sua frota total em 262 no final de março. A idade média da frota da Emirates permanece em 8,2 anos.

A carteira de pedidos da Emirates de 197 aeronaves permanece inalterada no momento. A companhia aérea está firmemente comprometida com sua estratégia de longa data de operar uma frota moderna e eficiente, que reforça sua promessa de marca “Fly Better”, já que aeronaves jovens são melhores para o meio ambiente, melhores para as operações e melhores para os clientes.

Com implantação de capacidade significativamente aprimorada na maioria dos mercados, a receita total da Emirates para o ano financeiro aumentou 91% para AED 59,2 bilhões (US$ 16,1 bilhões). As flutuações cambiais este ano impactaram negativamente a lucratividade da companhia aérea em AED 348 milhões (US$ 95 milhões).

Os custos operacionais totais aumentaram 30% em relação ao exercício anterior. O custo de propriedade (depreciação e amortização) e o custo do combustível foram os dois maiores componentes de custo para a companhia aérea em 2021-22, seguidos pelo custo com funcionários. O combustível representou 23% dos custos operacionais em comparação com 14% em 2020-21. A conta de combustível da companhia aérea mais que dobrou para AED 13,9 bilhões (US$ 3,8 bilhões) em relação ao ano anterior, impulsionada por um aumento maior de 66% em linha com a expansão da capacidade e um preço médio de combustível mais alto, que subiu 75%.

Com a remoção das restrições de voos e viagens relacionadas à pandemia globalmente, a companhia aérea conseguiu melhorar substancialmente seus resultados financeiros e reportou uma perda de AED 3,9 bilhões (US$ 1,1 bilhão) após a perda de AED 20,3 bilhões (US$ 5,5 bilhões) do ano passado, e uma margem de perda de 6,6%, significativamente melhor em comparação com 65,6% no ano passado.

A Emirates transportou 19,6 milhões de passageiros (aumento de 199%) em 2021-22, com capacidade de assentos aumentada em 150%. A companhia aérea relata um fator de assento de passageiro de 58,6%, em comparação com o fator de assento de passageiro do ano passado de 44,3%; e uma queda de 10% no rendimento de passageiros para 35,1 fils (9,6 centavos de dólar) por Revenue Passenger Kilometer (RPKM), devido à mudança no mix de rotas, tarifas e moeda. O fator de ocupação de assentos e os resultados de rendimento não podem ser comparados com o desempenho do ano anterior devido à situação de pandemia incomum em andamento.

A Emirates continuou a investir em seus produtos e serviços para oferecer experiências cada vez melhores aos clientes. Este ano, anunciou um grande programa de retrofit para equipar 120 de suas aeronaves 777 e A380 com seus novos assentos Premium Economy e os mais recentes interiores de cabine.

Também acelerou as iniciativas digitais para fornecer aos clientes viagens mais tranquilas e seguras, desde a verificação rápida e segura de documentos de viagem COVID-19 até mais biometria e pontos de contato sem contato em seu hub de Dubai.

A Emirates continuou a liderar o setor com iniciativas que fornecem garantia ao cliente à medida que as restrições de viagem diminuíram e mais pessoas fizeram planos de viagem. Ele estendeu suas generosas isenções de remarcação e cobertura médica gratuita COVID-19 para todos os clientes; e introduziu novas maneiras de os membros Emirates Skywards ganharem Milhas enquanto estendem a expiração das milhas e o status do nível.

Neste 2º ano de pandemia, a Emirates SkyCargo mais uma vez teve um desempenho estelar e contribuiu com 40% da receita total de transporte da companhia aérea por meio de sua capacidade de responder rapidamente às mudanças nos padrões de demanda em um mercado global distorcido.

A Emirates SkyCargo manteve sua vantagem no setor global de frete aéreo focando seus clientes, trazendo soluções inovadoras para o mercado e alavancando suas capacidades de frota e rede.

Reconstruindo sua rede e capacidade, a divisão de carga implantou de forma inteligente sua frota de cargueiros e capacidade de porão, para atender às necessidades dos clientes. Até 30 de junho de 2021, havia restaurado os serviços em mais de 90% de sua rede pré-pandemia.

Durante o ano, a Emirates SkyCargo continuou a desempenhar um papel importante no fornecimento de vacinas contra a COVID-19 e outros suprimentos médicos para comunidades em todo o mundo e na manutenção de vias comerciais abertas para suprimentos de alimentos, comércio eletrônico e outros bens essenciais. Em junho de 2021, investiu para ampliar sua infraestrutura de cadeia de refrigeração farmacêutica em Dubai e, em março de 2022, a Emirates SkyCargo havia transportado 1 bilhão de doses de vacinas COVID-19.

No Dubai Airshow 2021, a Emirates anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para adquirir 2 novos cargueiros Boeing 777 e converter 4 aeronaves 777-300ER existentes em cargueiros.

Com uma demanda constante e forte de frete aéreo ao longo do ano, a divisão de carga da Emirates registrou um novo recorde de receita de AED 21,7 bilhões (US$ 5,9 bilhões), um aumento de 27% em relação ao ano passado.

O rendimento do frete por tonelada de frete por quilômetro (FTKM) diminuiu 3% à medida que mais capacidade de carga retornou ao mercado global, mas geralmente permaneceu em níveis altos em comparação com o mercado pandêmico devido à demanda constante e forte.

A tonelagem transportada aumentou 14% para atingir 2,1 milhões de toneladas, devido ao crescimento da capacidade disponível durante todo o ano com o restabelecimento de mais serviços de passageiros. No final de 2021-22, a frota total de cargueiros da Emirates SkyCargo era de 10 Boeing 777Fs.

O portfólio de hotéis da Emirates dobrou a receita no ano passado para AED 602 ​​milhões (US$ 164 milhões) ao reabrir mais instalações para atender ao aumento do tráfego turístico e à recuperação gradual do setor de reuniões e conferências.

Durante o ano, a Emirates reestruturou e estendeu com sucesso vários arrendamentos de aeronaves. O apoio de locadores de aviação e parceiros de financiamento durante esses tempos desafiadores reflete a confiança da comunidade financeira no modelo de negócios da Emirates e suas perspectivas de médio a longo prazo.

Além do financiamento de AED 9,7 bilhões (US$ 2,6 bilhões) que foi levantado para aeronaves e propósitos corporativos gerais em 2021-22, a Emirates já recebeu ofertas comprometidas para financiar duas entregas de aeronaves com vencimento em 2022-23.

A Emirates encerrou o ano financeiro com ativos de caixa sólidos de AED 20,9 bilhões (US$ 5,7 bilhões), 38% superior em relação a 31 de março de 2021.

desempenho de DNA

A recuperação da pandemia foi sentida em todos os negócios da dnata e, em 2021-22, a dnata voltou à lucratividade com um lucro de AED 110 milhões (US$ 30 milhões).

Com o crescimento da atividade de voos e viagens em todo o mundo, a receita total da dnata aumentou 54% para AED 8,6 bilhões (US$ 2,3 bilhões). os negócios internacionais da dnata respondem por 62% de sua receita.

A dnata continuou a lançar as bases para o crescimento futuro com investimentos em 2021-22 no valor de AED 370 milhões (US$ 101 milhões).

Durante o ano, a dnata investiu significativamente em sua capacidade de movimentação de cargas. Expandiu as instalações existentes em Sydney, Austrália; abriu um centro de carga de última geração no aeroporto de Londres Heathrow; e anunciou um centro de carga totalmente automatizado a ser construído em ‘dnata Cargo City’ no Aeroporto Schiphol de Amsterdã. Também introduziu um sistema avançado “OneCargo” que digitaliza e automatiza funções comerciais e operacionais em suas operações de carga no Iraque, com planos de implantar o sistema em sua rede global de carga.

Em 2021-22, os custos operacionais da dnata aumentaram 14% para AED 8,4 bilhões (US$ 2,3 bilhões), em linha com a expansão das operações em suas divisões de Operações Aeroportuárias, Catering e Viagens em todo o mundo.

O saldo de caixa da dnata melhorou em AED 208 milhões para AED 4,9 bilhões (US$ 1,3 bilhão). O caixa líquido usado em atividades de financiamento, principalmente pagamentos de empréstimos e arrendamentos, totalizou AED 745 milhões (US$ 203 milhões), enquanto o negócio utilizou caixa líquido de AED 246 milhões (US$ 67 milhões) em atividades essenciais de investimento. O negócio registrou um fluxo de caixa operacional positivo de AED 1,2 bilhão (US$ 332 milhões) em 2021-22, reflexo das melhorias substanciais nas receitas.

A receita das operações aeroportuárias da dnata, incluindo movimentação terrestre e de carga, aumentou para AED 5,7 bilhões (US$ 1,6 bilhão).

O número de giros de aeronaves movimentadas pela dnata globalmente cresceu 82% para 527.501, a carga movimentada aumentou 10% para 3,0 milhões de toneladas, refletindo o aumento da atividade de voo em todo o mundo, pois os clientes da dnata reiniciaram suas operações onde quer que as restrições de mercado em voos e viagens foram levantadas.

Durante 2021-22, a dnata expandiu sua presença global de operações aeroportuárias na África. Assinou um contrato de concessão com o governo de Zanzibar, onde a dnata supervisionará as operações do terminal internacional recém-construído da ilha com seus parceiros, incluindo a Emirates Leisure Retail (ELR), que fará parceria com a MMI como concessionária principal de todos os alimentos e bebidas, duty free e pontos comerciais no terminal.

marhaba, marca de hospitalidade aeroportuária da dnata, completou 30 anos de operações com o lançamento de seus serviços exclusivos de recepção e recepção em quatro dos principais aeroportos da Austrália, um novo lounge no aeroporto de Zurique e uma experiência redesenhada em seu lounge principal em Dubai Internacional.

O negócio de Catering da dnata respondeu por AED 1,7 bilhão (US$ 455 milhões) da receita da dnata, um aumento de 60%. O negócio de catering a bordo aumentou 39,9 milhões de refeições para clientes de companhias aéreas, mais que o dobro do número de refeições do ano passado, já que seus clientes de companhias aéreas em todo o mundo restauraram suas operações de voo.

As conquistas significativas de clientes durante o ano incluem a BA CityFlyer, que levou a dnata Catering a lançar operações no London City Airport; e o contrato global de serviços de varejo a bordo para a easyJet, onde a equipe de especialistas em varejo a bordo da dnata desenvolverá e gerenciará programas e soluções de varejo a bordo sob medida para a companhia aérea.

Também viu atividade significativa na Austrália. À medida que o país reabriu suas fronteiras para viajantes internacionais, a dnata trabalhou em estreita colaboração com os clientes das companhias aéreas para apoiar a retomada das operações de voo. A dnata Catering também continuou a expandir seus negócios de varejo de alimentos com refeições prontas desenvolvidas pela Snapfresh Australia lançadas nas lojas Aldi e Costco em todo o país.

A receita da divisão de Serviços de Viagem da dnata cresceu significativamente em 434% para AED 694 milhões (US$ 189 milhões). O valor total da transação (TTV) reportado de serviços de viagens vendidos aumentou 912% para AED 2,3 bilhões (US$ 632 milhões), uma reversão dramática em relação ao ano passado. Esses aumentos refletem a situação anormal do ano passado, onde a empresa registrou altos níveis de cancelamentos de reservas relacionados ao COVID-19.

Durante o ano, a dnata introduziu vários novos produtos e serviços nos Emirados Árabes Unidos, capitalizando sua experiência de mercado, as fronteiras abertas de Dubai para viagens internacionais, a cidade sediando a Expo 2020, bem como outras grandes conferências e eventos esportivos.

Para seus clientes de viagens corporativas, a dnata fez parceria com a ExpensePoint para oferecer uma solução avançada de relatórios de despesas; renovou uma parceria com um dos maiores especialistas em recuperação de IVA do mundo que trará oportunidades de economia adicionais para reclamações de viagens de serviço; e implementou soluções híbridas de reuniões e eventos para fornecer aos clientes uma alternativa sustentável para realizar compromissos corporativos durante o bloqueio.

No Reino Unido, a marca Travel Republic da dnata introduziu uma nova ‘Secure Trust Account’ para clientes de pacotes de férias que garante reembolsos imediatos para clientes que precisam cancelar seus pacotes de férias com voos inclusos, pois os fundos são mantidos seguros em uma conta separada.

A dnata também lançou sua marca Gold Medal no Reino da Arábia Saudita este ano, oferecendo seu extenso portfólio de produtos de viagem para agentes de viagens independentes.

O Relatório Anual 2021-22 completo do Emirates Group – composto pela Emirates, dnata e suas subsidiárias – está disponível em: www.theemiratesgroup.com/annualreport

-FIM-

Os valores de US$ são convertidos em 1US$ = 3,67AED e são baseados nos valores de AED arredondados em milhões.

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