GOVERNO

Ministro do Turismo discute apoio a projetos turísticos no Rio Grande do Sul

Gilson Machado Neto visitou nesta sexta-feira o Mercado Público de Porto Alegre e se reuniu com gestores públicos da capital, e das cidades de Montenegro e Santa Clara do Sul

Ministro visita cidades gaúchas e se reúne com gestores e representantes do setor de turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Porto Alegre (RS) foi o palco nesta sexta-feira (13.08) do início de uma ampla agenda de compromissos do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no Rio Grande do Sul, onde permanece até domingo. O primeiro deles foi uma visita ao Mercado Público da capital gaúcha, quando o ministro, acompanhado do prefeito da cidade, Sebastião Melo, conheceu as instalações do espaço, um dos grandes atrativos turísticos locais.

Gilson Machado, também acompanhado dos deputados federais Osmar Terra e Hélio Lopes e do senador Luis Carlos Heinze, destacou avanços quanto ao reaquecimento do turismo. “O presidente Bolsonaro determinou que a gente viesse aqui para restabelecer o turismo, que já está em franca recuperação. A nossa malha aérea, por exemplo, está cada vez com um volume maior de passageiros”, apontou, garantindo apoio do MTur ao turismo na capital.

O prefeito Sebastião Melo agradeceu a presença do ministro. “Isso é muito importante, menos Brasília e mais Brasil. Significa que o governo federal olha para onde está o cidadão. Valeu muito e vai valer ainda mais com o desdobramento da visita”, comentou.

Na sequência, Machado Neto seguiu para a cidade de Montenegro, onde discutiu o apoio a projetos turísticos com prefeitos da região do Vale do Caí, composta por municípios como Harmonia e Maratá. O ministro também inaugurou um trecho pavimentado da Estrada Geral Santos Reis, mais conhecida como Transcitrus. As obras contam com R$ 1,9 milhão do MTur, viabilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado Osmar Terra.

Machado Neto garantiu esforços pela conclusão de obras inacabadas. “Estamos inaugurando obras que eram verdadeiros monumentos ao descaso, reduzindo o estoque de obras inacabadas em governos anteriores. E temos compromisso com a conclusão da Transcitrus”, declarou.

Também presente, o deputado Osmar Terra destacou a disposição do ministro em visitar as cidades gaúchas. “O ministro tem uma ampla visão do turismo no Brasil. E veio aqui pessoalmente, atendendo a um pedido nosso. Quando um ministro do Turismo veio aqui? Minha gratidão pela sua visita, isso mostra o compromisso do governo federal”, afirmou.

Já o prefeito Gustavo Zanatta agradeceu pelos recursos do MTur destinados à obra. “O nosso turismo precisa ser estimulado. A Transcitrus valoriza o potencial do interior. Estamos muito felizes com o avanço de mais um trecho da rodovia e agradecemos ao governo federal, por meio do Ministério do Turismo, por essa obra”, disse.

AGENDA – Ainda nesta sexta-feira, em Santa Clara do Sul, Gilson Machado Neto se reuniu com prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). O encontro teve como objetivo discutir o suporte do MTur a iniciativas de fomento ao turismo na região, formada por cidades a exemplo de Colinas, Estrela e Lajeado e que abrigam atrativos culturais, gastronômicos, ecológicos, religiosos e rurais.

O prefeito Paulo Kohlrausch enalteceu a atenção dada às necessidades da região. “Foi muito importante a presença do ministro porque trouxe boas notícias. É o governo federal se aproximando dos municípios, diminuindo as distâncias e criando uma expectativa muito positiva de desenvolvimento do turismo na região do Vale do Taquari”, ressaltou.

O senador Luis Carlos Heinze, que também integrou a comitiva, destacou o empenho do MTur em apoiar o turismo no estado. “O governo federal tem mais de 300 obras de infraestrutura turística aqui no Rio Grande do Sul”, exemplificou.

A agenda do dia do ministro incluiu ainda uma passagem pela cidade de Carlos Barbosa, onde ele visitou a Estação Férrea do município. A pavimentação do acesso ao espaço ferroviário, um dos pontos turísticos do município, recebeu R$ 222 mil do Ministério do Turismo. Gilson Machado Neto esteve ainda na sede da empresa Tramontina, além de ter conhecido o Centro Educacional Ivo Tramontina e a Loja T Factory Store da companhia, muito procurada por turistas na região.

Clóvis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da empresa celebrou a visita. “Nos deixou muito felizes, porque o turismo é uma das maiores atividades de Carlos Barbosa. E o Brasil tem um potencial fantástico, nós não podemos perder essa oportunidade”, enfatizou.

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo