DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Roteiros do Projeto Experiências do Brasil Rural passam por capacitação

Representantes são orientados sobre pontos fortes e necessidade de melhorias evidenciadas em diagnóstico que busca fortalecer o turismo rural

Passada a fase de diagnóstico, que apontou pontos fortes e necessidade de avanços, representantes dos roteiros selecionados no Projeto Experiências do Brasil Rural participam da etapa de capacitações. Desde a semana passada, por meio de videoconferências, empreendedores são orientados sobre temas identificados nas análises do projeto, que é uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As capacitações oferecidas, que abordam assuntos levantados anteriormente, têm duração de duas semanas e incluem um minicurso e atendimento personalizado aos produtores das cadeias de interesse do projeto – queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia. A iniciativa do governo federal busca fomentar o turismo rural a partir da formatação de produtos e serviços da agricultura familiar, a fim de proporcionar vivências inovadoras aos visitantes.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa a importância do engajamento dos selecionados, de forma a reforçar o aproveitamento do potencial do setor no país no pós-pandemia. “O turismo rural já desponta como uma das grandes promessas do mercado global de viagens. Estar capacitado nesta área significa ter a oportunidade de se consolidar em um cenário que fará do Brasil uma das grandes potências do turismo mundial”, ressalta.

As qualificações disponibilizadas englobam temas como acolhimento e bem-estar no turismo; comportamento do consumidor no turismo; alimentação nas experiências do turismo; marketing digital e presença online; transportes e acessibilidade no turismo; gestão de conflitos e associativismo; planejamento financeiro e empreendedorismo; protocolos de segurança sanitária; roteirização turística e desafios e oportunidades do turismo no meio rural.

Segundo Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF e coordenador do Experiências do Brasil Rural, o objetivo das capacitações é preparar os roteiros para criar e comercializar produtos e serviços de excelência. “Os roteiros poderão comercializar produtos e serviços com maior profissionalismo e eficiência, tanto os agricultores familiares das cadeias agroalimentares de interesse do projeto quanto os demais integrantes”, observa.

A primeira etapa das qualificações do projeto consistiu na realização dos seminários virtuais “Visões de Mercado”. Durante as transmissões, realizadas por meio do YouTube do MTur, empreendedores de sucesso no turismo rural detalharam suas trajetórias e destacaram vantagens da capacitação (Assista ou reveja aqui e aqui). Em uma segunda fase dos painéis online, em setembro deste ano, estão previstas seis palestras sobre temas apontados nos diagnósticos, também ministradas por especialistas.

Todos os conteúdos são compartilhados com os roteiros participantes e outros empreendimentos turísticos semelhantes, que procuram aprofundar conhecimentos. A penúltima fase do projeto consistirá nas “Oficinas de Experiências”, voltadas à formatação de experiências turísticas. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai trabalhar ações de apoio à promoção e à comercialização dos roteiros.

ROTEIROS – Por meio do projeto, oito roteiros turísticos de quatro regiões do país recebem apoio técnico. Os selecionados, inicialmente, são a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo