DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Mais de 100 artífices de Angra dos Reis e Paraty recebem a Carteira Nacional do Artesão

Retomada na emissão do documento ocorreu após pedido da deputada Célia Jordão

Mais de 100 artífices da Costa Verde receberam, nesta terça-feira (11/05), o passaporte para profissionalização: a Carteira Nacional do Artesão. Após período de suspensão na emissão do documento, a Secretaria estadual de Turismo efetuou a entrega da carteirinha para 55 artesãos de Angra dos Reis e 48 de Paraty. A retomada no cadastramento ocorreu após indicação legislativa da deputada estadual Célia Jordão (Patriota) ao governador Cláudio Castro (PSC).

Presidente da Casa do Artesão de Angra dos Reis, Vera Lúcia Nascimento destacou o quanto o documento valoriza os artífices do município. “A carteira profissionaliza o artesão, valorizando não só a pessoa, mas também o que é produzido. Aqui em Angra temos a Casa do Artesão e um dos documentos exigidos para fazer parte é a carteirinha”, afirmou.

Exibindo o documento com orgulho, a artesã Aparecida de Cássia da Silva abriu um largo sorriso para expressar como se sente com a carteira em mãos: “É de extrema importância para nós porque formaliza o nosso trabalho”, disse.

Atualmente, 368 artífices são cadastrados em Angra dos Reis e outros 225 no município vizinho de Paraty. A Carteira Nacional do Artesão do Governo Federal tem abrangência nacional e não requer anuidades, nem taxa de adesão. Ela garante diversos benefícios, como descontos em lojas parceiras, acesso ao programa de microcrédito e facilidades para a participação em feiras estaduais e nacionais do segmento.

Autora da indicação legislativa que reivindicou a retomada na emissão do documento, a deputada Célia Jordão ressaltou que a concessão da carteira reflete diretamente na economia das cidades e no turismo do estado.

“A garantia o acesso a essa carteira para quem trabalha com artesanato é fundamental porque traz benefícios únicos, e é a garantia de geração de emprego e renda. Logo que identifiquei o problema da suspensão, falei com o governador, que tem olhado para o interior e se mostrou sensível ao pedido. A entrega dessas carteiras significa dar a esses profissionais mais dignidade, é reconhecer todo talento e trabalho deles”, afirmou Célia Jordão.

Ao anunciar também a abertura de linhas de crédito aos profissionais, o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, afirmou que a entrega das carteiras é uma forma de fomentar o setor turístico.

“Valorizar o artesanato é uma das ferramentas de qualificação do turismo local. Garante emprego, renda e um produto qualificado para que os turistas recordem de suas viagens”, comentou Tutuca.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo