Inspirada na escultura de “Salomé”, peça celebra os vinte anos da obra original
Encantadora, de curvas avantajadas, quebrando paradigmas, imponente e vibrante: essas são as sensações causadas pela “Gordinha” que se encontra deitada próximo aos balcões de check-in do Salvador Bahia Airport. A escultura, inspirada na obra “Salomé” da artista plástica baiana Eliana Kertész, celebra a vida das mulheres brasileiras e reflete o espírito de sua artista, que teve a vida marcada pela ousadia, política e, contra qualquer padrão estético, criou mulheres gordas e felizes.
Feita com isopor, papel machê, coberta com massa acrílica e pintada com tinta fosca, a versão da “Gordinha” em amarelo, criada para exposição “Fartura e Abundância”, celebra também os vinte anos de criação da obra original, criada por Eliana em 2001. A artista que faleceu em 2017, deixou um importante legado para Salvador, cidade em que atuou também como vereadora.
Uma das suas obras mais famosas, o monumento “Meninas do Brasil, é um ponto turístico conhecido na capital da Bahia. As estatuetas ficaram popularmente conhecidas como “Gordinhas de Ondina”, e estão expostas na rua Adhemar de Barros, no bairro de Ondina.
“Além de ser uma artista icônica na cidade, Eliana Kertész suscita discussões relevantes e atuais para a sociedade. Ter uma destas peças no terminal é uma forma de homenagearmos as mulheres também. É muito simbólico abrirmos as portas do terminal para receber uma peça como esta, tendo em vista o conceito de sense of place, muito presente na filosofia da VINCI Airports, e que valoriza exatamente a presença de elementos locais marcantes no nosso terminal”, avalia Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport.
A Montagem
A “Gordinha”, que mede aproximadamente 4 metros de altura por outros 4,5 metros de largura, levou três dias para ser montada. A peça foi uma das atrações principais da exposição “Fartura e Abundância”, realizada entre o fim de 2019 e o início de 2020 no Palacete das Artes, na capital.
Outras obras no Aeroporto
A peça inspirada na obra de Eliana Kertész que chega ao terminal, soma-se a outras criações que já encantam quem passa pelos corredores do Aeroporto de Salvador, valorizando a cultura e a história local.
Desde dezembro, a obra “Manifestações Culturais”, de Carybé, entrou em exibição permanente na área de pré-embarque, destacando a riqueza cultural da Bahia de um jeito que só mesmo a arte é capaz de fazer.
Peças do artista plástico Elano Passos e fotos de Will Recarey também são mais motivos de contemplação para quem acessa a área restrita, na ligação entre os píers norte e sul.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.br ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.