_Destaque

“Gordinha” de Eliana Kertész recepciona passageiros no Aeroporto de Salvador

Inspirada na escultura de “Salomé”, peça celebra os vinte anos da obra original

Encantadora, de curvas avantajadas, quebrando paradigmas, imponente e vibrante: essas são as sensações causadas pela “Gordinha” que se encontra deitada próximo aos balcões de check-in do Salvador Bahia Airport. A escultura, inspirada na obra “Salomé” da artista plástica baiana Eliana Kertész, celebra a vida das mulheres brasileiras e reflete o espírito de sua artista, que teve a vida marcada pela ousadia, política e, contra qualquer padrão estético, criou mulheres gordas e felizes.

Feita com isopor, papel machê, coberta com massa acrílica e pintada com tinta fosca, a versão da “Gordinha” em amarelo, criada para exposição “Fartura e Abundância”, celebra também os vinte anos de criação da obra original, criada por Eliana em 2001. A artista que faleceu em 2017, deixou um importante legado para Salvador, cidade em que atuou também como vereadora.

Uma das suas obras mais famosas, o monumento “Meninas do Brasil, é um ponto turístico conhecido na capital da Bahia. As estatuetas ficaram popularmente conhecidas como “Gordinhas de Ondina”, e estão expostas na rua Adhemar de Barros, no bairro de Ondina.

“Além de ser uma artista icônica na cidade, Eliana Kertész suscita discussões relevantes e atuais para a sociedade. Ter uma destas peças no terminal é uma forma de homenagearmos as mulheres também. É muito simbólico abrirmos as portas do terminal para receber uma peça como esta, tendo em vista o conceito de sense of place, muito presente na filosofia da VINCI Airports, e que valoriza exatamente a presença de elementos locais marcantes no nosso terminal”, avalia Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport.

A Montagem

A “Gordinha”, que mede aproximadamente 4 metros de altura por outros 4,5 metros de largura, levou três dias para ser montada. A peça foi uma das atrações principais da exposição “Fartura e Abundância”, realizada entre o fim de 2019 e o início de 2020 no Palacete das Artes, na capital.

Outras obras no Aeroporto

A peça inspirada na obra de Eliana Kertész que chega ao terminal, soma-se a outras criações que já encantam quem passa pelos corredores do Aeroporto de Salvador, valorizando a cultura e a história local.

Desde dezembro, a obra “Manifestações Culturais”, de Carybé, entrou em exibição permanente na área de pré-embarque, destacando a riqueza cultural da Bahia de um jeito que só mesmo a arte é capaz de fazer.

Peças do artista plástico Elano Passos e fotos de Will Recarey também são mais motivos de contemplação para quem acessa a área restrita, na ligação entre os píers norte e sul.

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.br ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo