_Destaque

G20 participa de encontro com Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

O senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, recebeu no dia 15 de abril o grupo denominado G20 – que reúne as principais entidades ligadas ao turismo no país. O encontro, intermediado pelo presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares, discutiu medidas para a retomada das atividades turísticas, ação que se torna ainda mais importante nesse momento, já que o turismo é um grande gerador de empregos, podendo ajudar a reaquecer a economia do país, pois sua cadeia produtiva envolve cerca de 42 setores econômicos.

“Sugerimos ao senador a realização de um ciclo de audiências públicas ao longo de 2021 para tratar dos gargalos e problemas do turismo nacional a nível federal. O objetivo é no final do processo encaminhar um relatório para o presidente da República para que sejam tomadas providências, através da elaboração de projetos de leis e outras medidas para resolver os problemas da cadeia econômica do turismo”, afirmou o presidente da ABIH Nacional.

Segundo as principais lideranças do turismo nacional, o senador foi muito receptivo e se colocou à disposição para ajudar o setor, tanto nesse momento difícil, quanto em ações futuras, ajudando a encaminhar seus pleitos junto ao ministro do turismo, Gilson Machado, e ao presidente da República, Jair Bolsonaro. “Quando foi presidente, o senador foi responsável pela regulamentação do turismo no país. Foi no seu governo que aconteceu a promulgação do decreto 448/92, que estabelecia a Política Nacional do Turismo, a criação do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), além do investimento na abertura do Brasil para o mundo, onde se destaca o acordo do Mercosul”, afirmou Manoel Linhares.

Para o presidente da ABIH Nacional, uma das medidas mais importantes para hotelaria brasileira conseguir diminuir as dificuldades causadas pela pandemia, seria a reedição da MP 936 – que permite que as empresas reduzam os salários e jornadas dos funcionários ou suspendam seus contratos temporariamente – expirou em dezembro de 2020. “Segundo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes, é preciso aprovar o Projeto de Lei 2 do orçamento no Congresso para que o tema chegue para o poder executivo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nos confirmou que colocará a reedição da MP 936 para votação na próxima terça-feira, dia 20. Sua aprovação ainda em abril seria um grande alívio para os hotéis de todo o país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

 

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo