EVENTOS DO TURISMO

Troca da Bandeira leva milhares de pessoas à Praça dos Três Poderes

Cerimônia foi a primeira realizada em comemoração aos 60 anos de Brasília

Brasília começou o ano celebrando os 60 anos da cidade. Neste domingo (5), milhares de pessoas compareceram à primeira cerimônia da Troca da Bandeira, realizada na Praça dos Três Poderes. Mesmo debaixo de chuva, moradores e turistas assistiram à solenidade e participaram das diversas atrações disponíveis.

As grandes novidades desta edição foram a exposição do trabalho dos artesãos que fazem parte da Rota do Artesanato de Brasília e de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), responsável pelo primeiro evento do ano. A manhã contou ainda com a apresentação de uma banda de música e o sobrevoo de aeronaves da Força, rapel no Congresso Nacional e até a participação da escola de samba do Riacho Fundo II.

O governador em exercício, Paco Britto, esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância do evento para despertar o patriotismo na população. “Nós conseguimos transmitir, junto à sociedade civil e às forças armadas, esse amor cívico que estava faltando para o país. O ano de 2020 será da consagração da capital para todos os brasileiros. Nós teremos comemorações durante o ano inteiro e será gratificante para o nosso governo.”

Foto Luís Tajes/SETUR-DF

Foto Luís Tajes/SETUR-DF

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, destacou o turismo cívico como uma importante ferramenta para a visibilidade de Brasília. “O sucesso da Troca da Bandeira é a consolidação do programa Manhã Cívica, que foi iniciado nessa gestão e envolve a promoção do turismo cívico para nossa cidade, o Brasil e o mundo. Abrir as comemorações do aniversário de Brasília nessa solenidade é algo muito significativo porque demonstra claramente a força que a nossa cidade tem e uma atração que só ela pode oferecer. A cerimônia abriu um ano que, tenho certeza, será muito próspero”, disse.

Também estiveram presentes o embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Pela primeira vez durante a Troca da Bandeira os artesãos da cidade puderam expor e vender seus produtos, uma iniciativa da Setur-DF. A artista Verônica Brilhante comemorou a oportunidade. “Tivemos um momento muito obscuro para o artesanato de Brasília nos últimos anos. Em 2019, a gente viu essa luz ressurgir depois da entrada do governo Ibaneis Rocha e da secretária Vanessa Mendonça. Eles abriram muitas portas e, neste período, já vimos a nossa economia mudar com as oportunidades que foram abertas. Eu vivo 100% do artesanato e tenho visto diferença na minha vida financeira, graças a esses espaços”, explicou.

Para o grupo viva Lago Oeste, a presença no evento também foi marcante. É uma oportunidade fantástica, porque é um evento que acontece há muito tempo e nunca foi explorado dessa forma. Isso traz público. Se um dia chuvoso como o de hoje já trouxe tanta gente, é uma questão de tempo para ele dar cada vez mais certo”, disse Marcos Vinícius Gois, um dos integrantes do Viva Lago Oeste.

Foto Luís Tajes/SETUR-DF

Foto Luís Tajes/SETUR-DF

O tenente-coronel Alexandre Espíndola, chefe da casa militar, destacou a cerimônia como o pontapé para a celebração dos 60 anos na Troca da Bandeira. “A primeira troca da bandeira do ano foi responsabilidade do Corpo de Bombeiros e, para o dia do aniversário de Brasília, testamos preparando uma festa bem grande, com diversas atrações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A secretária de Turismo tem ajudado a trazer a comunidade para conhecer a nossa força também”, destacou.

O público compareceu em peso e não deixou de aproveitar todas as atrações. A enfermeira Adriana Ferraz, de 35 anos, mora em Juiz de Fora e está visitando a família em Brasília para as festas de fim de ano e férias, e aproveitou para conferir de perto a cerimônia. “Eu venho todo ano a Brasília e foi a primeira vez que assisti à Troca da Bandeira. Foi emocionante e divertido, com tantas atrações disponíveis. Meu filho Caio, de 5 anos, adorou as brincadeiras e ficou encantado de poder subir nas viaturas do Corpo de Bombeiros. Ele disse que quer voltar todas as vezes que viermos a Brasília”, disse.

A próxima cerimônia da Troca da Bandeira ocorre no dia 2 de fevereiro.

As atrações serão divulgadas mais próximo à data da solenidade.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo