DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Bonito, município do Agreste pernambucano, é alvo de ações de preservação ambiental e arborização

Encabeçada pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur, em parceria com Secretaria do Meio Ambiente, CPRH e Prefeitura de Bonito, iniciativas buscam desenvolver a consciência ecológica dos moradores e o turismo na região  

 

Conhecido pelas suas exuberantes cachoeiras, o teleférico Eduardo Campos e o Ecoparque, o município de Bonito, situado no Agreste pernambucano, enfrenta o desafio de garantir a preservação do ecossistema que tanto encanta os visitantes, especialmente com relação ao lixo produzido no município.

Com o intuito de encontrar alternativas para a preservação do local ao lado dos moradores, nesta sexta-feira (22) e no próximo sábado (30), a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Empetur, a Secretaria do Meio Ambiente, CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Bonito, desenvolve ações conjuntas com a comunidade. “Bonito é hoje um dos municípios com maior potencial para o turismo no interior do Estado. Despertar a preocupação dos moradores para preservar o destino é essencial para que ele siga se desenvolvendo e atraindo ainda mais turistas. Conseguimos mobilizar outras secretarias e órgãos do Estado e da região para esta ação conjunta e estamos bastante satisfeitos por isso também”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Com foco em urbanismo e conscientização, a primeira ação visa a preservação da paisagem arborizada da Rua Sapucaia, considerada uma das principais vias de acesso às áreas de visitação das cachoeiras. Será feito o plantio de 20 mudas de árvores, entre elas ipê-amarelo (tabelua serratifolia) e véu-de-noiva (gibasis pelúcida).

“A nossa meta com a qualificação da via é estimular e envolver os moradores de Bonito, sobretudo da Rua Sapucaia, na manutenção deste espaço saudável, de ar fresco, tornando-o mais arborizado e, dessa forma, incentivando a preocupação com o meio ambiente”, destaca Paulo Sérgio, secretário de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer de Bonito.

A ação de incentivo à preservação ambiental em Bonito inclui ainda a apresentação de uma esquete teatral, pela CPRH, no próximo sábado, na feira local, contando com a presença de moradores locais e estudantes de escolas municipais. A performance busca marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22).

O drama “Água, e eu com isso? ” aborda os problemas da poluição hídrica e também as mudanças climáticas, apontando para o desfecho à responsabilidade individual da humanidade e sua contribuição com a qualidade do meio ambiente. A peça foi escrita pela jornalista Franci Palhano e encenada pelo coletivo Pé de Arte.

Além das pautas voltadas ao urbanismo e preservação, serão apresentados, futuramente, projetos que dialoguem com a forte atividade turística do município, com o intuito de fortalecer o potencial hoteleiro e empreendedor de Bonito. “ Nos últimos três anos, pudemos observar um crescimento expressivo na atividade turística do município com base em taxas de ocupação e permanência média. E os investimentos em qualificação serão o mote para a cidade mostrar o seu potencial”, pontua Novaes.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo