_Destaque

Speed Networking Sessions dita sucesso na WTM Latin America 2018, somando mais de 12 mil reuniões de negócios

Com temas relevantes, expositores de peso, e tantas outras novidades, sexta edição do evento terminou na tarde de hoje (5/4), na capital paulista

Confiantes no mercado latino-americano, os expositores, profissionais do setor, parceiros e demais players do mercado de turismo e viagens, presentes na sexta edição da WTM Latin America, podem comemorar uma prévia que aponta o aquecimento do segmento para este ano.

Nos três dias de evento, a estimativa é que se tenha conquistado ganhos consideráveis para o mercado. Um dos exemplos e reflexo dessa movimentação positiva foram as sessões de Speed Networking, que pela primeira vez tiveram cinco sessões, completando mais de 12 mil reuniões.

Para quem passou pelos corredores movimentados e cheios de cores do evento, durante os dias 3 e 5 de abril, notaram também a quantidade de negociações e reuniões acontecendo em cada parte dos pavilhões Azul e Branco.

“Eu acho que a feira foi muito boa, em termos de organização e as localidades dos estandes. Para o Grupo Globalia tem sido muito interessante estar aqui. Foi uma experiência que vamos repetir no ano que vem”, reforçou José Ignacio de Oca, Diretor Comercial América, da Globalia. Em minha opinião, um dos diferenciais da WTM Latin America é que conseguimos fechar muitos negócios. Normalmente em eventos só realizamos networking. Estou seguro que muitos desses negócios firmados aqui, terão continuidade.”

“Os pavilhões representaram muito do que está acontecendo com o mercado de viagens e turismo, estamos em pleno vapor. E o número de reuniões conduzidas durante as sessões de Speed Networking, traduzem o objetivo do evento de realização de negócios. Reunimos o mundo em três dias de feira e isso ficou claro para quem circulou nos estandes durante esta edição. Definitivamente, trouxemos o mundo para a América Latina e levamos a América Latina para o mundo”, diz Luciane Leite, diretora da WTM Latin America.

Ao todo foram mais de 40 operadoras presentes no evento e algumas já mostraram interesse em retornar na edição de 2019 – R11, Grou, Travel Ace Intertouring, Hotel DO, TT Operadora e ITA.

Segundo Renato Dassan Verdi, gerente regional de vendas São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, da Travel Ace Assistance, “o evento é uma oportunidade única de nos aproximarmos de clientes e também para fazer networking e conquistar novas contas. “Na WTM Latin America conseguimos encontrar prospects que há muito tempo tentávamos marcar e não conseguíamos espaço disponível na agenda do executivo. Mas durante o evento esse primeiro contato é, o que contribui para alcançarmos melhores resultados”, destaca Verdi.

Já quando falamos de parceiros de conteúdo, a Omnibees tem interesse em prestigiar a próxima edição. “Estamos muito felizes, com a nossa participação no evento, tanto como expositores, quanto como patrocinadores do conteúdo de palestras. Acreditamos que este é o caminho para a transformação do nosso turismo”, diz Paulo Salvador, da Omnibees.

Destinos também registraram sucesso durante os três dias de feira. As cidades de Parati (RJ) e Foz do Iguaçu (PR), e os países Turquia, Equador, Chile e Indonésia também mostraram interesse em retornar no próximo ano. “O mercado brasileiro tem um potencial enorme para o Equador. A capacidade de compra dos brasileiros é muito atrativa e acreditamos que o Equador tem uma diversidade excelente quanto a cultura, gastronomia e cidades históricas. Temos muitas opções para oferecer nas regiões norte, centro e sul – que são comunidades muito distintas. Tudo isso é um conjunto de oportunidades para os brasileiros, não só para o turismo regular, mas também para convenções e congressos. Temos uma capacidade hoteleira muito boa, com ótimas redes internacionais”, reforça José Luis Egas, Ministro do Turismo do Equador. “Qualificamos com êxito nossa participação na feira. Queremos voltar e incentivar o mercado brasileiro para que vá ao país.”

Turismo corporativo

Outro Programa de sucesso desta edição, que ganhou holofotes entre os visitantes e expositores, foi o Turismo Corporativo. Com cerca de oito ativações durante o evento, incluindo bate-papos, seminários e palestras – entidades de peso reforçaram a importância do principal evento B2B de turismo e viagens da América Latina. Entre elas estiveram GBTA (Global Business Travel Association), ALAGEV, TMG e ABRACORP, além da companhia aérea Avianca, responsável por trazer ao evento 50 gestores corporativos de viagens.

“Além do LACTE ‘Latin American Corporate Travel & Events Experience’, a ideia é realizarmos este tipo de encontro quatro vezes por ano. Considerando que a ALAGEV possui comunidades multisetoriais – compostas basicamente pelos gestores, players e fornecedores –, o nosso objetivo, por meio da primeira Reunião Comunidade Global ALAGEV, é compartilhar informação, entregar mais, conectar pessoas e gerar conteúdo”, afirmou o presidente da ALAGEV, Rodrigo Cezar, que comemora ganhos com esta parceria.

Novos expositores

Já quanto aos estreantes, a WTM Latin America desta edição trouxe seis hotéis – o Royal Palm Plaza, Wyndham Hotels, Master Hotel, Maksoud Hotel, Hotel Alfa Moscow e o brasileiro Luzeiros Hotéis. “Para Alpha Moscow foi importante participarmos da WTM, nosso foco agora é a América Latina, primeiramente com grande interesse pela FIFA. Em segundo, queremos aumentar nosso negócio na região, principalmente no Brasil e na Argentina. E claro, aumentar nosso lucro. Esse evento foi excelente nesse sentido. A organização foi ótima”, salientou Danila Krasnov, diretor de vendas Alfa Hotel Moscow (Rússia).

Falando de destinos, três cidades brasileiras que aterrissaram como estreantes nos pavilhões, todas apresentando as belezas naturais com águas cristalinas, foram a linda Ilha Bela, localizada no litoral norte de São Paulo, Porto de Galinhas, na Bahia e Parati (RJ), que traz encantos naturais e arquitetônicos. Segundo Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau o destino, principal praia da cidade de Ipojuca reforça que “estar presente em um evento desse perfil é muito importante, pois possibilita o encontro com operadores e parceiros do mercado nacional e internacional, gerando negócios, além de promover o turismo da região”, diz Brenda. Em parceria com a prefeitura da cidade de Ipojuca (PE) o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, lançou uma experiência intitulada “Um Mergulho em Porto de Galinhas” na WTM Latin America 2018.

Presente em uma das novas áreas, criadas especialmente para esta edição, a Destination Pavilion, a Living Tours comemorou negócios relevantes com players estratégicos do mercado. “Este tipo de evento é importantíssimo para o setor. Já participamos da WTM London e da Arabian Travel Market, em Dubai. Mas esta é a primeira vez que estamos expondo na WTM Latin America. Acredito que é muito importante para manter as relações que temos com nossos parceiros atuais e criar novas relações com potenciais clientes. O evento para nós tem sido um sucesso”, Vítor Bezerra, gerente Living Tours Portugal e Espanha.

Segundo Charlie Cracknell, Diretor Senior da Reed Travel Exhibitions, “Nós conectamos 7 milhões de pessoas, através de um portfólio mundial com 500 eventos em todo o globo. Evento é o nosso negócio e temos um networking robusto. Estamos presentes em mais de 22 segmentos.”

Conteúdo complementou a agenda

A ALAGEV abriu a agenda de conteúdo do dia com a “Reunião Comunidade Global Alagev”, reunindo cerca de 80 profissionais do setor de turismo corporativo. “Este formato de encontro possibilita maior aproximação entre as comunidades e, como consequência, conclusões mais sólidas, propondo melhorias efetivas para o fluxo no setor”, comentou o diretor executivo da ALAGEV, Eduardo Murad.

No Inspire Theatre, a palestra “Cases de Inovação do Mapa do Turismo Inteligente”, ministrada pela coordenadora nacional de Turismo/SEBRAE Nacional, Heleni Riginos trouxe a tecnologia como um dos quatro eixos com os quais o SEBRAE trabalha para implementar destinos inteligentes. Já André Gyurkovits, Client Partner do Facebook, trouxe cases sucesso para aprimorar o conteúdo de campanhas na plataforma.

Uma das primeiras palestras do Travel Tech Theatre abordou, por meio de cinco passos principais, os caminhos para aumentar a rentabilidade na hotelaria, por Rodolfo Delphorno, gerente de negócios da empresa Omnibees. “O hoteleiro tem que ser meio vidente, tem que acompanhar as tendências”, comentou Delphorno.

Já com o tema “Desmistificando o Mundo das Startups”, Carlos Carneiro, CEO da Startadora, fechou o último ciclo de palestras do Travel Tech Theatre.  Para o executivo, startups de turismo que buscam se consolidar e crescer rapidamente precisam ter em mente que é necessário um modelo flexível, negócio escalável, entrega repetível e inovação. “Este método funciona com qualquer ideia e com qualquer negócio”, completou o CEO.

4 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo