DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Novo sistema de bicicletas compartilhadas e ampliação da rede cicloviária dão mais prioridade ao ciclista na Região Metropolitana do Recife

Recife, 13 de julho de 2017 – O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, e a Prefeitura do Recife anunciaram duas medidas para tornar o Recife uma cidade cada vez mais estruturada para os ciclistas. Nos próximos meses, a Secretaria coloca em prática um novo Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas, mais moderno, funcional e tecnológico. Em parceria com a Tembici, nova gestora do programa, e o Banco Itaú Unibanco, patrocinador do Bike PE desde a sua criação em 2013, o novo sistema é inovador e coloca a capital pernambucana como a primeira cidade brasileira a receber esse tipo operacional. Além disso, a Prefeitura do Recife anunciou a ampliação da rede de rotas cicláveis com a programação de instalação de duas novas ciclofaixas permanentes na cidade, em Jardim São Paulo e Santo Amaro.

A nova versão do Bike PE ganha uma roupagem com equipamentos mais sofisticados. “É com grande satisfação que trazemos essa novidade para o povo pernambucano, que há alguns anos colocou a bicicleta como um modal do dia a dia. O novo Bike PE vem para contemplar essa parcela da população que só cresce e busca mais conforto e praticidade ao utilizar as ‘magrelas’. Nossa expectativa é que o número de viagens aumente consideravelmente para alcançar a casa dos 80 mil por mês”, ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

A partir de setembro, os usuários pernambucanos vão encontrar pelas ruas da RMR estações e bicicletas completamente diferentes dos já existentes. As bikes serão mais resistentes e confortáveis, terão bancos mais reguláveis, luzes reflexivas, bagageiros integrados e adaptáveis com extensores elásticos para prender objetos. Serão 80 estações com 1.600 vagas e um total de 800 unidades disponíveis. O sistema, que foi importado do Canadá, é consolidado e tem unidades por grandes centros urbanos mundiais, como Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido).

Outra grande novidade do Bike PE é a utilização de “docks” ou conexões individuais para abrigar as bicicletas. Cada uma terá o seu próprio compartimento de depósito, ou seja, as estações serão moduladas e não mais uma estrutura única. A liberação das bikes será, dessa forma, individualizada. Essa é também uma forma de reduzir possíveis vandalismos e roubos das bicicletas. Da mesma forma, haverá um botão para ser acionado e alertar à gestão caso o usuário perceba danos ao equipamento.
Outro ponto que muda a partir deste momento é o modo de utilização. Os usuários terão a oportunidade de utilizar o cartão de crédito e/ou débito diretamente na estação para utilizar as bicicletas. Os planos também aumentaram para passes de três dias e anual, além dos já existentes passe mensal e diário. Em cerca de 30 estações do Bike PE haverão totens para cadastro físico.

SOBRE A TEMBICI – A Tembici é uma empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, tendo como principal área de atuação o planejamento, implantação e operação logística de sistemas automatizados de bicicletas compartilhadas e de estacionamentos de bikes. Presente em 17 cidades brasileiras, como Sorocaba, Uberlândia e Juiz de Fora, a Tembici contabiliza 33 projetos e mais de 1,7 milhão de usuários, desde sua fundação em 2010.

BANCO ITAÚ E MOBILIDADE URBANA – O Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, está comprometido com o desenvolvimento das comunidades em que atua para gerar valor compartilhado. Por isso, atua em parceria com a sociedade e o poder público para promover mudanças que contribuam efetivamente para a qualidade de vida das pessoas. Por ser um banco essencialmente urbano, se preocupa com os temas que afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria contemplar também o tema cidades sustentáveis. O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte.

NOVAS ROTAS CICLÁVEIS DO RECIFE – Para promover uma maior rota ciclável na cidade, a Prefeitura do Recife vai instituir duas novas ciclofaixas a partir de agosto. Elas ficarão localizadas nos bairros de Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e de Santo Amaro, no Centro. Ambas serão permanentes, vão ser implantadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e estão previstas para agosto e setembro, respectivamente. Elas vão compor a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo implantada pela Prefeitura do Recife em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da RMR (PDC/RMR). Com isso, a cidade vai ganhar mais 4,5 quilômetros de rotas exclusivas para ciclistas, alcançando a marca de 51,5 quilômetros de rotas existentes, sendo 22,5 (43%) implantados nos últimos quatro anos.

A primeira rota a ser implantada, a Ciclofaixa Jardim São Paulo, vai conectar a Rota Tiradentes até a Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome, em um total de 1,7 quilômetros de extensão. A rota será bidirecional e terá início na Rua Comendador Franco Ferreira, seguindo pela Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini.

A nova rota vai se conectar com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro, implantadas nos bairros do Engenho do Meio e Cordeiro, respectivamente. As três ciclofaixas serão ligadas ainda com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede cicloviária de cerca de 20 quilômetros, conectando a Zona Oeste à Zona Sul do Recife e beneficiando diretamente dez bairros: Engenho do Meio, Cordeiro, Jardim São Paulo, Iputinga, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

Já a Ciclofaixa Santo Amaro será implantada na Avenida Mário Melo e na Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade. A rota Santo Amaro vai ser unidirecional, com uma faixa implantada no mesmo sentido de cada uma das pistas da Avenida Mário Melo e da Rua dos Palmares, ao lado do canteiro central. Cada sentido terá 1,4 quilômetros de extensão, totalizando 2,8 quilômetros de exclusividade para os ciclistas. A rota terá início no cruzamento com a Rua da Aurora, fazendo conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, e término na Rua dos Palmares, nas imediações do cruzamento com a Avenida João de Barros, próximo ao Hospital Oswaldo Cruz.

Com a implantação da Ciclofaixa Santo Amaro, a área central do Recife vai ganhar uma rede ciclável de cerca de 8 quilômetros de extensão, ligando o Bairro do Recife às proximidades da Avenida João de Barros, com a opção de percurso até o início do município de Olinda, nas imediações da Fábrica Tacaruna.

RESUMO DAS NOVAS CICLOFAIXAS

Ciclofaixa Jardim São Paulo

Extensão: 1,7 km
Tipo: Bidirecional
Percurso: Rua Comendador Franco Ferreira, Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini, nas imediações da Praça Jardim São Paulo.
Conexão: A nova rota vai se conectar com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro, implantadas nos bairros do Engenho do Meio e Cordeiro, respectivamente. As três ciclofaixas serão ligadas ainda com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede cicloviária de cerca de 20 quilômetros de rede ciclável.

Ciclofaixa Santo Amaro

Extensão: 2,8 km
Tipo: Unidirecional (1,4 km em cada sentido)
Percurso: Ida- Avenida Mário Melo (no cruzamento com a Rua da Aurora), Rua dos Palmares (nas imediações do Hospital Oswaldo Cruz)- Volta pelo mesmo percurso, no sentido contrário.
Conexão: A rota irá se conectar com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, formando uma rede ciclável de cerca de 8 quilômetros de extensão na área central do Recife.

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