DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Enoturismo será tema de seminário em Bento Gonçalves (RS)

Segunda edição do evento, promovido pelo Ministério do Turismo durante a 27ª ExpoBento, tem como intuito incentivar a atividade turística nas vinícolas brasileiras

 

Responsável por 90% da produção vinícola brasileira, o Rio Grande do Sul é um celeiro de iniciativas modelo que associam a indústria do vinho ao turismo no Brasil. Para incentivar a multiplicação dessas experiências, o Ministério do Turismo realiza nos próximos dias 13 e 14 de junho, em Bento Gonçalves (RS), o seminário “Enoturismo: Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento”.

O objetivo do evento é estimular o incremento dos negócios vitivinícolas por meio do turismo e apostar no enoturismo como foco de experiências para os turistas nacionais e internacionais. Com isso, o ministério deseja criar um ambiente propício entre empresários, agentes do governo e especialistas do ramo para discutir os desafios, oportunidades e o alto potencial de desenvolvimento do segmento no país.

Está prevista para o dia 13 uma visita técnica para os participantes do seminário. O dia de campo será na Vinícola Don Giovanni, que vai mostrar o modelo de negócio desenvolvido com a exploração do turismo na empresa. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), atualmente somente 25% das vinícolas gaúchas oferecem alguma atividade ou produto ligada ao turismo. Entretanto, 42% têm planos de desenvolver algum atrativo para o turista até 2019. Em média, 15% da receita das vinícolas do Rio Grande do Sul é proveniente do enoturismo, um resultado próximo da média mundial, que gira em torno dos 20%.

A proposta trabalhada pelo Ministério do Turismo é que as vinícolas explorem o turismo através de outras atividades, além da produção de vinhos e espumantes, com roteiros de charme, hotéis boutique e gastronomia gourmet. A parte técnica do seminário, marcada para o dia 14, acontecerá no salão de eventos da 27ª ExpoBento. Na ocasião, serão apresentados casos de sucesso com a diversificação dos negócios como hospedagem e alimentação de alto padrão. O Diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, também apresentará as linhas de crédito para os investidores do segmento.

“Estamos confiantes de que a realização de eventos como este contribuirão de maneira significativa para a estruturação do enoturismo no país com o intuito de gerar ainda mais emprego e renda nessas localidades”, afirmou o Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na página do Ministério do Turismo na internet através do link: www.investimento.turismo.gov.br. Mais informações pelos telefones (61) 2023-7680/7663.

1 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo