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sábado, dezembro 7, 2024
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Estratégias conjuntas e reformulação dos comitês pautam Embratur, Secoms e EBTS do Mercosul

ncontro para alinhar ações de promoção do Brasil no exterior foi realizado em São Paulo durante a 44ª ABAV Expo

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, se reuniu, nesta quinta-feira (29), com os assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e com representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) do Mercosul. O encontro, que teve como foco estratégias para potencializar a promoção do Brasil nesses mercados, foi realizado durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece até amanhã, em São Paulo.

“Nós precisamos formular uma boa arquitetura para garantir melhor funcionamento da representação do Brasil no exterior pelos EBTs, estreitando ainda mais sua relação com os SECOMs e com os operadores e agentes de viagens de cada País envolvido. Assim, alcançaremos resultados ainda mais positivos junto ao público final”, afirmou Vinicius.

Representantes dos SECOMs e EBTs foram unanimes ao destacar que a comunicação periódica realizada pela Embratur, a presença efetiva de representantes do Instituto e a rodada de visitas do presidente do Instituto com os embaixadores a seus países é fundamental para reforçar as atuações dos mesmos e a promoção do Brasil no exterior.

A reunião gerou ampla discussão sobre uma possível reformulação dos Comitês Descubra e Visite Brasil. “Temos sempre que nos atualizar de boas práticas e dos entraves encontrados por cada parceiro e, caso necessário, devemos reformular a atuação dos Comitês para fortalecer ainda mais o trabalho de cada País”, ressaltou o presidente da Embratur. Os Comitês têm como missão promover e divulgar o destino Brasil, ação que favorece a vinda de turistas para o destino Brasil. Os comitês contam, atualmente, com mais de 150 membros na América Latina.

A presença inédita dos assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial, que participaram pela 1ª vez de uma feira internacional, foi proporcionada pela parceria entre a Embratur e o Ministério das Relações Exteriores. Segundo Lummertz, trazer as assessorias técnicas dos SECOMs é essencial para contribuir para o melhor desempenho das atividades hoje desenvolvidas por eles em prol da promoção turística internacional.

Em conjunto com a Embratur, os SECOMs coordenam as atividades dos Comitês Descubra e Visite Brasil, compostos por operadores, companhias áreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens de cada uma dessas nações. “Essas ações agregam às estratégias de inteligência do Instituto para o crescimento do turismo brasileiro”, destacou o presidente Lummertz.

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