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Embratur compartilha inteligência comercial para o Rio de Janeiro com operadores do setor

Instituto apresentou oportunidades de investimento aos principais empresários de receptivo internacional

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) continua sua missão de fortalecer o turismo e consolidar o relacionamento com os operadores do setor. Nesta quarta-feira (31), o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Bruno Reis, compartilhou com 30 grandes empresários de receptivo internacional a inteligência comercial do Instituto para intensificar o turismo no Rio de Janeiro e no Brasil.

No Seminário de Inteligência Competitiva – Oportunidades para o Rio de Janeiro, que contou com a participação dos representantes do Rio Convention e Visitors Bureau, da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur) e do aeroporto RioGaleão, Reis apresentou tendências do turismo global, panorama do turismo receptivo no Brasil, assim como tendências e oportunidades para o Estado, considerando os segmentos mais procurados pelos turistas estrangeiros.

“O Seminário representou uma oportunidade de disseminar informações dos mercados em que a Embratur atua com o objetivo de subsidiar a estratégia de ação dos principais empresários de receptivo internacional para maximizarmos negócios e aumentarmos do fluxo de turistas ao Brasil. Aproveitamos a excelente posição e visibilidade do Brasil por conta dos megaeventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e, agora, a expectativa para a realização da Paralimpíada”, destacou o coordenador-geral.

As informações estratégicas da Embratur, produzidas pela Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística (DIPRO), constatam que os segmentos de Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo são as preferências dos visitantes estrangeiros no Estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com dados levantados pelo Instituto, 53% das operadoras de turismo que comercializam o Brasil na Argentina, apresentam o Rio como um dos seus principais destinos; o número aumenta para 98% nos Estados Unidos e para 97% na divulgação do País no Chile. Os países mencionados foram, respectivamente, os maiores emissores de turistas ao Brasil em 2015 para o referido Estado, de acordo com Anuário Estatístico do Turismo.

“Na prática, se identificamos que a tendência do mercado francês, por exemplo, é comprar luxo, os empresários precisam ter esses produtos nos catálogos e devem investir nos segmentos de preferência daquele mercado. É muito importante alinhar o discurso com esses operadores que acompanham os calendários de feiras e ações de promoção da Embratur no exterior”, esclareceu Reis.

O diretor comercial do RCVB, Michael Nagy, ressaltou a importância do diálogo entre o Instituto e os operadores em prol do desenvolvimento do turismo brasileiro:  “Devemos aproximar as iniciativas pública e privada para ampliar negócios para o Rio e para o Brasil”. Ao final do Seminário, os operadores de receptivo internacional conheceram o Boletim de Inteligência Competitiva e o Diagnóstico dos Produtos Turísticos, produzidos pela área de inteligência da Embratur.

 

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