A Associação Brasileira de Resorts (ABR) realizou, hoje de manhã (11), uma Assembleia Geral Extraordinária com seus associados, no hotel Staybridge Suites, em São Paulo (SP). O objetivo da reunião foi apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre deste ano, além de debater projetos futuros da entidade. Estiveram presentes representantes de 20 resorts associados.
Entre os destaques da reunião, esteve em pauta o posicionamento da entidade sobre o aumento do comissionamento das OTA’s, como a Decolar.com. A ABR é contrária ao reajuste de valores e propõe um equilíbrio dos custos, dada a instabilidade econômica e política do País nos últimos dois anos. Os resorts possuem as tarifas de hospedagem mais altas do mercado e, na atual situação, se vêem impedidos de repassar os custos desse aumento proposto para os hóspedes.
O acompanhamento de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado e que dizem respeito aos setores de turismo e de hotelaria, também foi revisto. A diretoria destacou a importância de ter representatividade ativa junto às autoridades políticas para acompanhar de perto a formulação e a votação de cada projeto. Vale destacar, entre eles, a legalização de cassinos, os projetos de lei de gorjetas, de diária 24 horas, de cobrança do Ecad, de trabalho intermitente e de salva-vidas em piscinas.
O grande êxito dos workshops realizados, até o momento, em sete cidades, foi bastante elogiado. Com cerca de cem agentes e operadores de viagens participantes em cada evento, a associação aumentou, ainda, a quantidade de ações comerciais realizadas em parceria com outras entidades do trade. A diretoria também salientou o importante trabalho de captação de novos resorts para o quadro de associados, com a entrada do Costa Brasilis (BA) e Santa Clara (SP) neste primeiro semestre. Outros dois resorts estão em fase de avaliação de auditores para ingressarem à entidade ainda neste ano.
Com resultado muito positivo, a assembleia foi concluída com uma passagem pelos comitês temáticos de trabalho, como o de Qualidade, que já teve o seu primeiro encontro em junho, e o de Recursos Humanos, que se reunirá pela primeira vez em agosto. Referente a este último, a novidade foi a apresentação da Kenoby, uma plataforma inédita para gestão, recrutamento e seleção de colaboradores para os resorts, que será submetida à aprovação dos gestores de RH dos associados na reunião do comitê.
Sobre a ABR: Com o objetivo de fortalecer o segmento de resorts no País, a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi criada há quase 15 anos e, hoje, conta 51 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort, presentes em 14 Estados brasileiros. A entidade atua no desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade turístico, a fim de identificar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento.
Site: resortsbrasil.com.br