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Brasil e Argentina aceleram estratégias para atrair turistas chineses

Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, articula ações conjuntas para impulsionar o turismo na América do Sul

O Brasil e a Argentina vão formalizar ação conjunta de promoção para atrair turistas de países distantes, em especial da China, que é considerado o mercado emissor mais importante do momento. Dando sequência às negociações iniciadas em janeiro deste ano em Madri (Espanha), durante a Fitur, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, definiu com o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, que o protocolo de intenções deverá estar pronto em setembro, para que Mauricio Macri, presidente da Argentina, e Michel Temer, presidente em exercício do Brasil, possam levá-lo para debater com autoridades e trade turístico do País asiático.

No encontro em que o tema foi debatido, nesta segunda-feira (11), em Bueno Aires, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), da comissão de Turismo da Câmara dos Deputados do Brasil, se colocou à disposição para mobilizar seus pares no sentido de respaldar politicamente, encaminhando no parlamento, essa agenda positiva para o turismo, bem como fazer uma interlocução com os colegas deputados da Argentina.

Lummertz comemorou o avanço das negociações: “São mais de 100 milhões de chineses viajando pelo mundo anualmente. Apenas 70 mil vão ao Brasil e 35 mil para a Argentina. Estamos longe, a logística é complicada. Por que não unir forças? Hoje foi dado um passo fundamental nesse sentido. Vamos usar a data da reunião do G-20, em Pequim, como um marco para a história da promoção turística para os dois países”.

O ministro argentino arriscou ainda que se houver uma ação efetiva nos próximos meses, aproveitando a visibilidade que os Jogos Rio 2016 vão proporcionar, não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul, será possível dobrar o número de visitantes em curto prazo. Soares destacou que além de ações específicas de promoção, como participação em estandes compartilhados em feiras e montagem de escritório conjunto na China, é preciso avançar em outras estratégias de parceria.

“A questão dos vistos é um exemplo. Se tivermos a compreensão das áreas diplomáticas dos dois países de que com menos barreiras de imigração teremos melhores negócios, com certeza atrairemos mais turistas, em especial os que vêm de tão longe. É evidente que um turista chinês que voa 24 horas até chegar aqui, desanima ao constatar que para visitar as Cataratas do Iguaçu vai precisar de um visto argentino e um brasileiro para fazer o passeio completo. A burocracia ainda prevalece, apesar da beleza do destino turístico”, resumiu Gustavo Santos.

Mercado argentino

A Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas para o Brasil. Em 2015, dos 6,3 milhões de visitantes internacionais, 2 milhões eram argentinos, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Deste total, 80% escolheram o segmento Lazer, com Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo. Atualmente, 267 voos semanais ligam os dois países. Entre janeiro e abril de 2015, a entrada de divisas desse mercado para o Brasil foi US$ 2,081 bilhões.

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