Publicação orienta sobre a adoção de atitudes responsáveis na área, que reduzam impactos ambientais, sociais e promovam inclusão no setor
Empresários do interior fluminense que vão comercializar produtos e serviços turísticos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tiveram, nesta quarta-feira (29), a oportunidade de conhecer o Guia de Turismo e Sustentabilidade, lançado este mês pelo Ministério do Turismo. A publicação incentiva o desenvolvimento de práticas responsáveis na área, de forma a contribuir para a redução de impactos ambientais e promover inclusão no segmento, com orientações sobre acessibilidade e a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor.
O guia foi apresentado pela coordenadora-geral de Turismo Responsável da Pasta, Isabel Barnasque, durante o encontro de negócios promovido pelo Sebrae-RJ em Copacabana. “Quem pode adotar essas dicas e contribuir para a disseminação delas são os empresários, que se relacionam diretamente com o turista. Precisamos do envolvimento deles, até para conscientizar o seu público de que isso é um legado dos Jogos”, ressaltou Isabel.
A coordenadora também expôs o Passaporte Verde, uma campanha do MTur, em parceria com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e o Ministério do Meio Ambiente, que recomenda a adoção de práticas responsáveis por viajantes. A iniciativa incentiva o engajamento de empresários do setor e oferece dicas de roteiros que estimulam boas práticas.