GOVERNO

Brasil busca expertise de modelo de gestão de turismo na França

Inteligência competitiva e articulação entre o setor público e privado são o caminho para aumentar a integração do Brasil ao mundo.

Vinícius Lummertz e Henrique Eduardo Alves com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl (direita)

Brasil e a França precisam estreitar relações e trocar mais experiências para aumentar o fluxo turístico entre os dois paises. Esse foi o foco da conversa entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (04) em Paris e contou com a participação do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, e do embaixador do Brasil na França, Paulo Oliveira Costa.

Na oportunidade, Lummertz indicou o modelo do France Tour (Instituto de Turismo da França), que propicia uma maior capacidade de interação entre os setores público e privado, como ideal para o Brasil. O ministro francês, por sua vez, se colocou à disposição para fornecer informações e auxílio técnico para ajudar o Brasil. “Não podemos ter medo de aplicar no modelo brasileiro novas tendências que estão dando certo em outros lugares”, comentou o presidente do Instituto.

As áreas de hotelaria e gastronomia, em especial, podem ser muito beneficiadas com mudanças no modelo de gestão da Embratur, impulsionando a procura de turistas franceses pelo Brasil. Apesar de a França ser o 5º País no ranking de emissores de turistas ao Brasil, o déficit em relação aos brasileiros que vão à França é muito grande. Em 2014, 282 mil franceses estiveram no Brasil, enquanto 1,2 milhão de brasileiros visitaram o País europeu.

Lummertz reforça que é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia. “Temos buscado referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. A Embratur está pronta para encarar esse desafio”, finalizou.

A missão internacional da comitiva brasileira segue em Berlim, onde o Brasil terá forte participação na 50ª ITB, reconhecida como fórum para o marketing e a comunicação no turismo, que acontece de 09 a 13 de março. No total, 12 estados e municípios brasileiros serão expositores na feira, em parceria com a Embratur. A agenda da Alemanha inclui reunião com o CEO da IPK World Travel Monitor, Paco Buerbaum, e mesa redonda sobre o “Turismo no século21: modelo de negócios no mundo digital”.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo