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Pricilla Pedroza agora é Interglobe Operadora, VOENEWS conversa com a profissional e Márcio Bessa Diretor da Empresa

Tivemos a oportunidade de conversar com a mais nova contratada da Interglobe Tous, Pricilla Pedroza que tem passagens importantes pela Itiquira Turismo, Voetur e também pela MMT Gapnet onde atuou nos últimos 8 anos e com Márcio Bessa que é o Diretor da Interglobe e responsável por esta contratação que segundo o mesmo agrega bastante valor a empresa, principalmente pelo fato da nova contratada ter bom relacionamento com o mercado e está acostumada a trabalhar com os principais produtos comercializados pela Interglobe Tours.

A conversa aconteceu ontem (19 de Outubro de 2015) no tradicional Hotel Nacional, e tivemos a oportunidade de num bate papo totalmente informal conhecer um pouco mais da Pricilla Pedroza e das intenções dos profissionais nesta união de forças neste momento em que o país passa por um momento delicado, mas segundo os mesmos está e a hora de investir e trabalhar para que o futuro seja ainda mais promissor e possam juntos aumentar a fatia da Interglobe Turs no mercado de turismo de Brasília principalmente na comercialização de produtos internacionais.

Pricilla estava acompanhada da Bruna sua filhinha muito linda e bem simpática e comunicativa.

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VOENEWS – Pricilla poderia nos falar da sua história no turismo ?
PRICILLA – Eu trabalhei no Grupo Itiquira por doze anos, primeiramente na Raptim Brasil e após um período de um ano e meio que tive a oportunidade de trabalhar na Voetur Operadora com o Joseline Muline eu retornei a Itiquira.

Além de ter trabalhado em Brasília também tive a oportunidade de atuar em São Paulo, que é o maior mercado do país, fui para ficar meses pela Itiquira e acabei ficando dois anos.

VOENEWS – Na MMT Gapnet que foi seu último trabalho, você ficou quantos anos na empresa ? foi você quem abriu a filial em Brasília ?
PRICILLA – Não foi eu que abriu a base de Brasília, mas cheguei bem no início, a MMT Gapnet abriu as postas em em Janeiro de 2007 e eu comecei a fazer parte do quadro de funcionários da empresa no mês de Agosto do mesmo ano.

Foi contratada mais uma vez pelo Joseline Muline a quem devo muito, foi um grande professor, e iniciamos filial Brasília praticamente do zero, na empresa era o Joseline, a Janaína Milei e o Ulysses e posteriormente entrou a Pricilla Cardoso.

Devido a problemas de saúde da Janaína Milei (Síndrome do Pânico) em que a mesma se afastou, conversei com o Joseline com quem já havia trabalhado na Voetur e fui convidada pelo mesmo para integrar a equipe, onde permaneci nos últimos 08 anos.

VOENEWS – E a opção por trabalhar agora na Interglobe Tours se deu pelo motivo das empresas terem o mesmo foco de atuação no mercado que é o Internacional ?

MÁRCIO BESSA – Na verdade a principal concorrente da Interglobe no mercado e a que sempre estivemos preocupado foi a MMT Gapnet, de forma que temos uma disputa sadia por clientes, principalmente pelo fato de termos produtos similares e consequentemente termos que focar no mesmo público que são as agências de turismo especializadas na comercialização dos produtos internacionais para os destinos que operamos.

Devido á esses fatores nossa disputa sempre fui muito acirrada no mercado, e tenho que reconhecer que nessa disputa com a Pricilla eu mais perdia do que ganhava (sorrisos) e este claro é um dos grandes motivos que me fez convidá-la a fazer parte da nossa equipe, como se diz no tradicional jargão “Se não pode vencê-la, junte-se á ela”.
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VOENEWS – Nessas disputas que você menciona e ainda ressalta que a a Pricilla na MMT Gapnet levava vantagem sobre a Interglobe Tours, você poderia mensurar o motivo de “perder” negócios para a sua concorrente, se isso acontecia devido aos preços, formas de pagamento ou algum outro motivo que justifique esse fato, ou acha que a Pricila era peça fundamental e agora você aumenta a sua competitividade ?

MÁRCIO BESSA – Na verdade as tarifas, preços, negociações e condições se não são iguais são muitíssimas parecidas, e sem dúvida a Pricilla era que fazia a diferença nesta disputa, ela tem um diferencial e um potencial muito grande, a sua forma de lidar com os clientes é de uma maneira que o mercado não faz mais, os clientes da Pricilla são tratados como amigos, ela frequenta suas casas, ela sai frequentemente para almoçar com eles, frequentam as mesmas festas, ou seja eles tem uma proximidade e cumplicidade muito grande e isto só tende a fortalecer a parceria, o relacionamento e claro a confiança recíproca que consequentemente aumenta a possibilidade de negócios entre as partes.

VOENEWS – Temos percebido algumas mudanças no mercado, e algumas vezes profissionais estão deixando suas empresas justamente por não conseguir fidelizar os clientes e ter esta proximidade como você analisa isto ?
PRICILLA – Isto é um fato, as operadoras tem praticamente os mesmos acordos, condições e parceiros comerciais, logo o preço fica bem próximo, o que está colaborando na tomada de decisões dos agentes de com quem comprar passa pela capacidade do profissional de captar o cliente e mantê-lo, dando toda a atenção que ele espera a quem ele confiou seus passageiros.

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VOENEWS – Quando falamos desta informalidade no tratamento e atendimento do cliente, muda também a forma como o processo é conduzido, pois se o cliente tiver esta liberdade de “amigo” ele pode te ligar qualquer dia da semana e a qualquer hora no seu celular, está pronta para isso ?

PRICILLA – Isto para mim nunca foi nenhum problema, eu já estou totalmente acostumada com este fato, ontem mesmo estava na casa de um cliente e durante um papo totalmente informal surgiu uma demanda, interrompemos ali temporariamente a nossa conversa e fui tratar do cliente dele, faço isto com total naturalidade pois já faz parte do meu dia-a-dia, milha filha inclusive já tem esse entendimento de que eventualmente eu preciso interromper um momento de lazer para dar atenção aos clientes.

VOENEWS – Hoje através das redes sociais é possível acompanhar a vida das pessoas e percebi que nos últimos oito anos em que atuou pela MMT Gapnet você aumentou bastante a sua bagagem de conhecimento de destinos turísticos, poderia mencionar alguns ?

PRICILLA – É verdade, por exemplo não conhecia parte do México e fiz Puebla, Cancun e diversas outras cidades tanto centrais como no interior, fui a Punta Cana e posteriormente fui ao Canadá, local que nunca tinha tido a oportunidade, fiz viagens de Sky.

Durante o tempo que trabalhei na Itiquira tive a oportunidade de ir muito a Europa e Oriente Médio com peregrinações e agora pude aumentar o número de destino que conheço pessoalmente, principalmente porque a MMT Gapnet tem um foco muito grande na América do Norte, então eu tive a oportunidade de me aprofundar nos Parques, pois os Mega Fams por exemplo aconteciam destro da Disney, então nesses oito anos tive a oportunidade de conhecer profundamente dos destinos America do Norte e América Central.

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VOENEWS – Uma vez que você já tinha o conhecimento, digamos teórico da operação e comercialização desses destinos e agora tendo vivenciado “in loco” vários países podemos afirmar que o suporte, conhecimento e possibilidade de agregar valores aos seus clientes aumentaram muito ?

PRICILLA – Sem dúvida, pois falar dos destinos que tive a oportunidade de estar presente é sem dúvida bem melhor, até porque aumenta a confiança e a quantidade de detalhes e fatos relevantes que podem ser transmitidos aos clientes para que os mesmos possam utilizar para a tomada de decisão no que se refere á qual produto estará de acordo com suas expectativas, é um aprendizado indispensável para que possamos prestar um serviço de excelência e transmitir segurança aos nossos parceiros.

VOENEWS – Falando de atendimento, as parcerias no destinos também são fundamentais para que os clientes sejam bem atendido e tenha o suporte necessários, principalmente em casos de eventualidades, poderia falar sobre o serviço da Interglobe ?
MÁRCIO BESSA – Sobre este assunto gostaria de ressaltar que inclusive abrimos mão de trabalharmos com algumas empresas de renome internacional nos Estados Unidos para que tenhámos um atendimento mais personalizado, e mesmo que isto nos custe um pouco mais caro, temos a tranquilidade de sabermos que podermos ligar a qualquer hora que seremos atendidos.

Isto é muito importante, principalmente quando falamos que com o horário de verão de lá e o daqui do Brasil os horários se distanciam ainda mais e temos a segurança de em casos de problemas eventuais seremos atendidos a qualquer hora onde a Operadora toma todas as providências necessárias de imediato para solucionar o que for necessário, entrar em contato com hotel, transfers, e o que mais for necessário.

No meu ponto de vista isto faz muita diferença, do que vale trabalhar com mega empresas e na hora que você precisa você escuta um “manda um e-mail para o suporte” o cliente está no hotel de madrugada ele não vai querer saber de esperar este tipo de procedimento.

VOENEWS – Márcio nos estamos com o país vivendo um momento delicado, a crise financeira é noticiada a todo momento e o dólar está nas alturas, e a Interglobe faz uma contratação de peso, pois todos sabemos que a Pricilla tem experiência, bagagem e o seu preço, não é uma ação muito pretensiosa neste momento ?

MÁRCIO BESSA – No meu ponto de vista o momento de investir é justamente no momento de crise, ou seja, no momento da bonança os investimentos e criações não são tão necessários, é neste momento que optamos por criar diferenciais e correr atrás, sabemos que o sol é para todos e estamos em busca da nossa fatia principalmente do clientes que deseja viajar para os Estados Unidos e Europa.

Com a chegada da Priscila nos vemos ainda mais fortes em busca do nosso objetivo que é defendermos a nossa participação no mercado, e com a certeza de quando chegar a estabilidade do dólar a tendência é que as coisas normalizem, pois sabemos que neste momento o cliente vai se programar, basta que saibamos em quanto o dólar deve ficar para facilitar a tomada de decisões dos clientes e efetivarmos as vendas.

A nossa experiência nos mostra que o cliente não vai abrir mão de viajar, ele pode até ficar num hotel de categoria inferior, deixar de ir na primeira classe, e possivelmente podem até fazer o caminho inverso do que foi feito antes.

O passageiro de econômica foi pra executiva e o da executiva pra primeira, possivelmente desçam um degrau, mais vão continuar viajando, e podem verificar que para todos os lugares que se viaje no Brasil encontramos voos lotados.

Então na pior das hipóteses esse cliente vai realizar viagens mais curtas, talvez vai viajar para mais perto como América do Sul, mas temos plena convicção de que vão continuar viajando, e apostamos nisto.DSC_0306 (Copy)

VOENEWS – Sabemos que a Interglobe comercializa produtos para o mundo inteiro, mas gostaria que nos informasse quais são os principais produtos vendidos pela empresa .

MÁRCIO BESSA – O nosso produto número 1 é Estados Unidos, e é a nossa guerra com a MMT Gapnet, sendo que Orlando, Nova Iorque e Las Vegas são os que se destacam, e temos vários outros produtos pra agregar como MSC Cruzeiros, a Rede de Hotéis RIU, Hard Rock e Special Tours que são produtos que a Pricila já está bastante familiarizada de forma que a mesma já chega integrada e pronta para desenvolver um bom trabalho.

VOENEWS – Recentemente a Nascimento Turismo encerrou suas atividades no Brasil e ela tinha base em Brasília, gostaria de saber se conseguiram absolver as vendas que antes eram destinadas a ela ?

MÁRCIO BESSA – Devido ao momento que aconteceu foi algo praticamente imperceptível, pois no mesmo momento que a empresa fechou as portas tivemos o agravamento da crise, a alta do dólar o que não permitiu que tenhamos uma ideia real do que migrou para nós, pois ao mesmo tempo que diminuiu o número de operadoras também diminuiu o número de passageiros devido a crise o que dificultou mensurarmos este fato, mas o mais importante é que não sentimos tanto o impacto da crise.

VOENEWS – E o dólar neste patamar ainda assusta ? pois quando vemos uma empresa com mais de 50 anos não suportando uma crise financeira e encerrando atividades ficamos preocupados com o mercado, como analise este momento?

MÁRCIO BESSA – Nosso desejo é nos mantermos dentro das nossas características, atender um bom número de clientes e vendermos produtos com qualidade e segurança, mas não planejamos um crescimento desordenado, abertura de filiais…. sabemos que abrir filial não é difícil, mas a nossa intenção e trabalharmos no mercado de Brasília, enxutos de forma que possamos nos manter bem e esperar passar esse vendaval, pois sabemos que no nosso país em 3 meses um crise chega e vai embora, então trabalhamos para dentro das nossas características suportarmos este momento e claro esperar os melhores que estão por vir.

Estamos com muitas cotações, tem muita gente querendo fechar vendas logo justamente para não ter mais surpresas e quando o dólar estabilizar mesmo que a R$ 4,00 as pessoas irão se programar para viajar com o câmbio neste valor e irão retomar as compras e estaremos prontos para efetivá-las.

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VOENEWS – Sabemos que o momento é difícil, mas acreditam que este seja o pior momento para o turismo do nosso país, os já tivemos momento piores do que este ?

PRICILLA – Acredito que este seja o mais difícil, mesmo tendo passado a 4 anos atrás por um momento delicado de aceleração do dólar onde inclusive tivemos que dar férias coletiva aos funcionários, mas foi algo pontual e não ficou tanto tempo com vendas em queda e com tantas incertezas como agora, pois ainda não sabemos até onde pode ir e quando vai melhorar.

VOENEWS – Voltando a falar da contratação da Prislcila, foi tranquila foi difícil, como foi essa negociação que levou a Pricilla para a Interglobe Turismo ?
MÁRCIO BESSA – Na verdade nós já estávamos “namorando” a quase um ano, já existia uma conversa sobre esta possibilidade e foi bem tranquilo, inclusive foi aqui neste mesmo local que estamos batendo esse papo que finalizamos este processo.

O fato de conhecer a Pricilla a mais de vinte anos e saber da sua disposição para o trabalho e do seu potencial tornou super tranquilo conduzir o processo principalmente porque teve interesse de ambas as partes.

VOENEWS – Pricilla, Quais são suas expectativas neste novo desafio profissional que você vai encarar na sua vida ?
PRISCILLA – São muito boas, até porque conheço os produtos da Interglobe sei que as negociações e condições de trabalho nos dão competitividade de forma que poderemos desenvolver um bom trabalho, estou bastante otimista e confiante de que este acordo será bom para ambas as partes.

VOENEWS – A Interglobe não vão muito barulho mas sabemos que atua fortemente no mercado de Brasília, principalmente no Internacional, esse “comer pelas beradas” é uma características da empresa ?

MÁRCIO BESSA: Sou mineiro né, e acho que esta é a melhor maneira de trabalhar, eu acordo cedo por causa dos meus concorrentes, e não adianta ficar falando muito, nesses 26 anos de experiência aprendi que é melhor ficar no seu canto quieto e caminhar no seu ritmo, vejo algumas operadoras fechando e nós se não se tivéssemos feito caixa estaríamos numa situação difícil justamente pela variação do dólar.

No atual cenário estamos procurando pagar nossos grupos o quanto antes de forma que ficamos blindados pela variação e também efetuar contratos de câmbio junto aos fornecedores para negociações futuras, que é mais uma medida de precaução quanto fatos que podem acontecer na economia mundial e precisamos estar preparados.

VOENEWS – Qual a estrutura de atendimento atual da Interglobe Tours ?
MÁRCIO BESSA – Hoje estamos com 06 atendentes, sendo que eu fico na retaguarda, inclusive emitindo, faço de tudo pois acredito que para poder cobrar dos funcionário é preciso ter o conhecimento das atividades desempenhadas pelos subordinados, por isto estou sempre me atualizando nos treinamentos e capacitações.

Temos também 03 profissionais no financeiro e mais 03 Executivos de vendas, área que também gosto muito de atuar, estou sempre visitando e buscando negócios para a empresa, e sou daqueles executivos que não volta pra empresa sem ao menos um negócio fechado.

VOENEWS – Sabemos que principalmente no seguimento internacional existe uma grande dependência dos profissionais das operadoras para dar suporte aos agentes de viagens, como vê a importância de se ter uma equipe qualificada e qual o nível de dependência das agência neste suporte ?

MÁRCIO BESSA – È um suporte insubstituível, posso comparar com um cliente que se aventura a comprar uma pacote para os Estados Unidos na Internet e quando adquirido na Interglobe, nós damos todas as informações de serviços, taxas, condições e diferenciais, não existe entre linhas conosco e nem surpresas, nós transmitimos todas as informações relevantes aos agentes de viagens para que ele atenda seu cliente da melhor maneira e consiga superar as suas expectativas.

Principalmente devido a rotatividade de funcionários nas agências,e a chegada de novos profissionais nós precisamos estar preparados para prestar este atendimento pois uma venda mal feita pode gerar uma série de transtornos aos clientes e principalmente despesas desnecessárias devido á falta de informações.

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VOENEWS – Pricilla como pretende desenvolver seu trabalho na Interglobe, mais interno, visitando clientes ou mesclar as duas atividades ?

PRICILA – Os dois tipos, vou ter a base claro, mas quero está junto com os clientes, não adianta estar sentada atrás de uma mesa, é preciso fazer parte do dia-a-dia do agente de viagem, e este sempre foi o meu diferencial e pretendo continuar trabalhando dessa forma.

VOENEWS – E quanto ao fato de você deixar de trabalhar numa Filial e trabalhar na Matriz da empresa, acredita que isto vai dar mais agilidade e flexibilidade facilitando nas tomadas de decisões ?

PRISCILA – Sem dúvida, á partir do momento que diminui a dependência de uma estrutura mais burocrática o processo consequentemente fica mais ágil, e a facilita principalmente as tomadas de decisões quem fica bem mais fácil por envolver um número menor de pessoas, assim acredito que facilitará o atendimento aos agentes de viagens.

Principalmente quando se trata de algo que saia do trivial e precisamos fazer concessões momentâneas em busca de negócios futuros isto é muito importante, desta forma tenho certeza que principalmente pelo fato de ter recebido carta branca do Márcio Bessa terei o meu trabalho um pouco mais facilitado e espero corresponder num curto espaço de tempo..

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