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Grupo compra pacote de viagem pela internet e diz ter sido enganado no CE

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Um grupo de 40 pessoas, do Ceará, diz ter sido lesado por uma agência de turismo do Rio de Janeiro. Eles compraram, pela internet, pacotes para a cidade de Orlando, nos Estados Unidos, pelo qual pagaram cerca de R$ 1.500, relativos à passagem aérea e hospedagem por um período de 10 dias em Orlando. A data prevista para o embarque era o último sábado (4), mas dois dias antes o proprietário da agência enviou e-mail informado que a viagem havia sido adiada para a sexta-feira (10), por problemas com a aeronave. “A gente economizou para realizar o sonho de ir para a Disney”, lamenta a advogada Ivna Magalhães.

Desde então as pessoas tentam buscar mais informações sobre a viagem, sem sucesso. Os telefones da empresa não atendem e os e-mails não são respondidos. “A gente tentava falar com o responsável pelo telefone e quando conseguíamos, ele respondia com evasivas. Depois de um tempo éramos atendidos por secretária eletrônica”, conta o advogado Alfredo Normando. Desconfiados de que poderia haver algo errado, resolveram procurar o hotel onde deveriam ficar hospedados, em Orlando (EUA), e foram informados de que não havia nenhuma reserva feita para o grupo.

Na manhã desta terça-feira (7), em um novo e-mail, o proprietário da agência informou ao grupo que a viagem estava cancelada. O motivo apresentado foi problemas financeiros da empresa. De acordo com o responsável pela agência, o avião era fretado e como não conseguiram vender todos os lugares, decidiram encerrar as atividades da agência, com a promessa de que os valores pagos serão devolvidos em um prazo de 150 dias.

Denúncia

A comunicação pelos telefones da empresa que constam na página da empresa na internet, tanto de Fortaleza quando do Rio de Janeiro, não se completa. O grupo prestou queixa contra a empresa na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), que vai investigar o caso para saber se houve o crime de estelionato. “Existe o indício de crime. Mas ainda vamos investigar as razões que levaram a empresa a não cumprir o que foi contratato”, explica o delegado Jaime de Paula Pessoa.

A presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, no Ceará (Abav-Ce), Verônica Patrício, faz um alerta para os cuidados que se deve ter ao comprar pacotes de viagem pela internet. “Alguns cuidados precisam ser tomados. Você teve alguma indicação de um amigo? Pesquisou o CNPJ da empresa? Verificou nos sites de reclamações [se constava alguma queixa contra a agência]?”, diz.

Fonte: Bom Dia Ceará

Link da notícia: http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/bom-dia-ceara/v/agencia-de-turismo-causa-aborrecimento-para-um-grupo-de-cearenses/3064509/

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