São Paulo – Os milhões de passageiros que passam anualmente pelo Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, deverão perder menos tempo para despachar bagagens. Segundo a concessionária GRU Airport, duas novidades estão previstas nese sentido, uma delas para este ano.
Para maio de 2014, com a inauguração do terminal 3, os passageiros vão ter a opção de despachar a própria bagagem, eliminando a necessidade de passar pelo balcão da companhia aérea.
No novo terminal, os viajantes que desejarem poderão ir aos totens de autoatendimento para pesagem e despache as malas. No caso de excesso de peso, a multa será paga no mesmo instante, por cartão de crédito.
Uma vez terminado o processo, as bagagens seguem pelo sistema do próprio aeroporto e são enviadas para o voo do passageiro, tudo de maneira automatizada.
Etiquetagem
Outra novidade entrará em operação em agosto deste ano. A instalação de novos totens de autoatendimento permitirão aos passageiros etiquetar as próprias bagagens para reduzir o tempo nos balcões das companhias aéreas.
Segundo a GRU Airport, hoje os passageiros gastam entre dois minutos e meio e três minutos somente no balcão de atendimento. Com o uso do posto de automático, esse tempo será reduzido à metade. A fila, que hoje tende a demorar meia hora, também deve ter um tempo reduzido, embora a GRU Airport não tenha feito esse cálculo.
O sistema já é utilizado em aeroportos nos Estados Unidos e Europa. Em Guarulhos, são 25 totens disponíveis hoje
O balcão ainda existirá para quem não quiser utilizar o serviço, mas as pessoas que etiquetarem a bagagem sozinha terão apenas de seguir a áreas específicas para entregar as malas.
O projeto deve ser colocado em prática em agosto em Cumbica. Serão cem postos eletrônicos compartilhados por todas as empresas aéreas. Os custos serão arcados pelo aeroporto e pelas companhias.
Fonte: Exame