_Destaque

Gravidez tardia aumenta riscos de doenças genéticas

Gestantes acima de 35 anos de idade tem maior tendência de desenvolver doenças que afetem a saúde do bebê

Os planos para o primeiro filho estão sendo cada vez mais adiados pelos casais. A tendência pode parecer benéfica pelo parâmetro financeiro e profissional, mas pode acarretar danos à gestante e para o bebê em desenvolvimento. Avaliando os riscos que essa escolha pode causar, o Conselho Federal de Medicina estuda a possibilidade de limitar a idade dos casais que poderão ser submetidos aos tratamentos para engravidar.

Para os especialistas, a idade aconselhável para a gestação é entre os 20 e 33 anos de idade. Já  a gravidez tardia ocorre em mulheres com idade acima dos 35 anos. De acordo com a neonatologista do Hospital Santa Luzia, Dra. Ana Marily Soriano, após os 35 anos os riscos apresentados à gestação são maiores. “Mães com gestação tardia tendem a ter pressão alta e diabetes gestacional, o que torna a gravidez de risco”, afirma Soriano.

A pressão alta na gestante, conhecida como Doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG), está entre os maiores problemas, pois diminui o fluxo sanguíneo do bebê. “A hipertensão influencia o desenvolvimento da criança, fazendo com que ela cresça pequena e com baixo peso”, relata a especialista. Outro fator de risco, a diabetes gestacional pode causar a hipoglicemia precoce no recém-nascido, que possibilita o aparecimento de outras doenças, como a dificuldade respiratória causada pelo desenvolvimento imaturo do pulmão. “Além dos riscos das doenças e o crescimento restrito do bebê, a DHEG pode levar ao parto prematuro”, conta a neonatologista.

Outra preocupação é o surgimento de síndromes genéticas, que podem ser desenvolvidas por causa da gravidez tardia. A Síndrome de Down é a mais frequente nesses casos. A média de incidência dessa síndrome é de 1 para cada 90 mil crianças nascidas vivas, na população em geral. Em gravidez de mulheres com mais de 35 anos, essa incidência diminui de 1 para cada 9 mil crianças nascidas.

Apesar dos riscos, o desejo de ser mãe não deve ser esquecido, mesmo com a idade avançada. Contudo, a gravidez tardia deve ser planejada e orientada por um especialista. “A mulher acima dos 35 anos grávida deve fazer um pré-natal precoce e seguir todas as orientações médicas”, alerta Soriano. A gestação planejada diminui os riscos das doenças e também adianta o tratamento, caso haja necessidade. “O planejamento deve começar, no mínimo, três meses antes de engravidar, para que a mulher possa tomar os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, como sulfato ferroso e ácido fólico”, conclui a especialista.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo