_Destaque

CONHEÇA A TURBULENTA VIAGEM DA BRASIL TRAVEL

Brasil Travel - Pedro Guimarães

 

 

brasil travel pedro guiamarães

Brasil Travel – Pedro Guimarães

Era pra ser uma viagem sem sobressaltos e grandes surpresas. Criada no final de 2011, a Brasil Travel consistia de uma holding que reunia 35 grupos de turismo brasileiros, com presença em 21 estados e mais de 12 mil agentes de viagens independentes. Juntas essas empresas haviam sido responsáveis por um volume de venda de 3 Bilhões nos nove primeiros meses de 2011 e emitido três milhões de passagens aéreas. Era um desempenho e tanto, superior inclusive da CVC, fundada pelo empresário curitibano Guilherme Paulos na década de 70 e controlada atualmente pelo fundo private equityCarlyle. Tal resultado a colocava na 23ª posição no mundo, segundo o ranking da Euromonitor International.

Com todos esses atributos, a abertura de capital (IPO, da sigla em inglês) era um caminho natural. E foi. Em fevereiro desde ano, a Brasil Travel fez uma oferta que podia chegar a R$ 1,4 Bilhão, considerando-se a faixa de preço máximo da operação. Mas os investidores não se interessaram pelos papéis da nova companhia e a emissão de ações foi cancelada. “Ninguém tinha parâmetro”, afirma Pedro Guimarães, presidente do conselho da Brasil Travel e idealizador do negócio, alegando que houve dificuldades do mercado em chegar a um preço justo para as ações da empresa pelo fato de não haver outra empresa de turismo naquele momento na Bolsa de Valores – o IPO da CVC previsto para o primeiro semestre de 2012 também não foi adiante.

Com a desistência do IPO, a Brasil Travel começa uma segunda viagem em sua recente trajetória – desta vez, cheia de turbulências pelo caminho. Dos 35 grupos de turismo iniciais, restam agora apenas 20. Em nove meses, a companhia tece dois CEOs diferentes. Edmal Bull, sócio diretor da Copastur e de mais duas outras empresas que se uniram a Brasil Travel, que havia assumido a operação em maio deste ano, no lugar de Paulo Castello Branco, que já deixou o cargo e a sociedade. “Os interesses comerciais já não eram mais os mesmos”, diz Bull.

A revista ISTO É DINHEIRO procurou diversas empresas que deixaram a holding. A maioria prefere não comentar o projeto e as razões pelas quais desistiram de fazer parte da Brazil Travel . Algumas delas no entanto, deixam clara a insatisfação pelo rumo tomado após o cancelamento da abertura do capital. Uma delas é a Costa Brava Turismo de Campinas, interior de São Paulo, com foco em viagens corporativas. “Antes trocaríamos metade das ações, abriríamos capital e receberíamos parte do dinheiro captado”, afirma Mauro Schwartzmann, fundador da agência. “No segundo momento, passaríamos 100% para a holding, não haveria dinheiro para os acionistas e apenas a promessa do IPO”. De acordo com Schwartzmann, os interesses de sua empresa acabaram travados pela holding, e por uma decisão familiar resolveu deixar a holding. Esta é a mesma situação da VTC Viagens, de Santa Catarina. “Ali ninguém era mais dono”, diz Maurício Voss, presidente da agência. Todas as empresas que saíram nessa segunda fase tiveram de pagar multa contratual, mas não revelam o valor do prejuízo que tiveram.

O modelo de negócio da Brazil Travel é conhecido pelo jargão do setor “roll-up”. O objetivo é transformar donos de pequenos negócios em sócios minoritários de uma grande empresa. Geralmente, nessas negociações, não há dinheiro envolvido. Um grupo financeiro ou um fundo de private equity decide criar uma holding, prospecta o mercado e convida empresas a participar do novo negócio em troca de uma participação. O argumento usado para convencer os potenciais parceiros é baseado numa expressão popular: “Antes rabo de baleia do que cabeça de sardinha”. Essa estratégia já deu certo em grandes negócios no País, como a Brasil Brokers, união de 26 imobiliárias, e a Brasil Insurance, reunião de 43 corretoras de seguros. Ciradas pelo fundo de investimento Gulf, elas abriram o capital em 2007 e 2010, respectivamente. Em alguns casos, quando o IPO não acontece, essas holdings deixam de existir sem nenhum prejuízo para os sócios minoritários.

Esse não é pelo ao menos o plano de Guimarães, ex sócio do BTG Pactual, que idealizou o projeto da Brazil Travel. De acordo com ele a preocupação do momento é fazer a fusão das empresas que ainda fazem parte da holding.

Com isto a companhia poderia ser vendida para um grupo de investimento ou mesmo retomar o projeto de abrir o capital. “Foi isso que o mercado sinalizou”,a firma Guimarães. “Eles querem a consolidação antes de ir para a Bolsa” O foco atual é reduzir custos e criar uma rede de abrangência nacional . O número menor de subsidiárias também não é considerado um problema, na visão do presidente do conselho da Brasil Travel. “Os investidores acharam o número de 35 empresas muito alto”, diz Guimarães. No ano passado o mercado turístico brasileiro movimentou R$ 238,5 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo, o que corresponde a 3,7% do PIB.

Fonte: Isto é Dinheiro

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo